Uma pausa para reflexão

Ricardo Romanelli analisa possíveis interessados em realizar trocas a partir da parada do Jogo das Estrelas

Fonte: Ricardo Romanelli analisa possíveis interessados em realizar trocas a partir da parada do Jogo das Estrelas

Por Ricardo Romanelli

Dentro de alguns dias, Nova Orleans vai receber o “Fim de Semana das Estrelas” desta temporada. A NBA toda para desde o fim da rodada de quinta-feira – que tem apenas duas partidas – e só retornará na próxima terça-feira (18). O período serve para promover concursos e jogos comemorativos, além, é claro, do Jogo das Estrelas, no domingo.

A pausa também serve para que algumas equipes possam fazer reflexões sobre a temporada que fazem até aqui. Com o ritmo alucinante de praticamente um jogo a cada dois dias, uma folga de cinco dias é oportunidade única para que os times possam decidir o rumo que tomarão no futuro próximo.

Publicidade

Esperamos, por exemplo, que o Brooklyn Nets consiga entender qual é a sua verdadeira posição na liga. Depois de um começo desastroso, a equipe teve um excelente rendimento em janeiro – coroado com a nomeação de Jason Kidd como técnico do mês. Com a troca certa, o time pode chegar (ao menos) na segunda rodada dos playoffs. Então, a expectativa é que a franquia reflita sobre a mudança correta para reforçar o grupo na sequência da temporada.

Também torcemos para que o Houston Rockets tenha esse tipo de pensamento. A equipe melhorou muito com a parceria entre Dwight Howard e James Harden, mas claramente ainda não está entre as franquias que podem chegar à decisão da liga. Neste sentido, uma troca é um assunto sobre o qual a diretoria poderia se debruçar neste momento.

Publicidade

Outra equipe que pensa em uma troca é o Los Angeles Lakers: não para reforçar o elenco, mas sim dar uma aliviada no caixa da equipe. Os angelinos não vão a lugar algum nesta temporada e busca ativamente negociar Pau Gasol antes do fechamento da janela de transferências (20 de fevereiro), para economizar em salários e multas. O ala-pivô é um dos mais importantes alvos de interesse no mercado: além de talentoso e experiente, possui um contrato expirante que beira os US$20 milhões.

Uma das surpresas positivas da temporada, o Washington Wizards já passou por esse período de reflexão e segue ativo em busca de reforços que possam agregar experiência de playoffs a uma um elenco relativamente jovem. Andre Miller, que deve deixar o Denver Nuggets, seria um alvo em potencial: um veterano armador para fechar interessante dupla com John Wall – que se consolidou na elite dos armadores nesta temporada.

Publicidade

Após as saídas de Kevin Garnett, Ray Allen e Paul Pierce, Rajon Rondo se tornou o principal jogador e a peça mais importante do futuro do Boston Celtics. Apesar disso, a franquia recebe propostas de troca pelo armador e deve aproveitar o período para considerar a viabilidade de algumas das ofertas – e, quem sabe, até aceitar alguma delas. O mesmo vale para Evan Turner, do Philadelphia 76ers, que há muito tempo frequenta as colunas de boatos da NBA. O caso do ala-armador, no entanto, é diferente de Gasol, Miller e Rondo: ele não é o veterano para elevar o nível de um time nos playoffs, mas um jovem atleta cujo talento parece ser maior do que seu valor de mercado, no momento atual.

A parada da NBA é para o All-Star Game e competições auxiliares, mas o tempo não é de calmaria nos bastidores. O fato da maioria dos dirigentes se encontrar em Nova Orleans para acompanhar as festividades fará avançar algumas negociações em andamento e intensificar os rumores em circulação na liga até o fatídico dia 20. As franquias que pararem para refletir sobre suas temporadas até aqui, com certeza, agitarão o mercado de trocas nos próximos dias.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários