[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=35mUdzSNQXU]
Segundo melhor jogador colegial do país, o ala Jabari Parker anunciou que vai jogar por Duke no basquete universitário. O atleta de 17 anos revelou sua escolha em uma entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, transmitida em cadeia nacional pela ESPN. Florida, BYU, Stanford e Michigan State eram as outras universidades finalistas na disputa pelos serviços do jovem talento.
“O que me levou a essa escolha foi, claro, a história. Duke sempre está nos Torneios da NCAA. É uma opção que não tem erro. Posso também ficar mais próximo de casa, ter fácil acesso aos meus familiares. E, mais importante, o investimento em longo prazo: sinto que, se for para lá, vou conseguir uma boa formação”, afirmou o ala, que tenta levar sua escola (a Simeon Career Academy) ao quarto título estadual consecutivo em Illinois.
Outro fator que pesou na definição de Parker é a possibilidade de estar ao lado do lendário treinador Mike Krzyzewski, que comanda o programa de basquete da instituição há mais de 30 anos. “Estamos falando só do ‘Coach K’, um dos maiores técnicos de todos os tempos. Queria ter a chance de experimentar seu método de trabalho no ano que vem”, explicou o garoto.
Muitos prospectos de elite do basquete colegial dos EUA vão para a faculdade pensando nela apenas como uma “parada obrigatória” para entrar na NBA. O ala, porém, possui uma visão diferente e pretende ficar mais de um ano em Duke. “Eu devo jogar na universidade por duas ou três temporadas. Eu só quero viver a experiência universitária. Para mim, a graduação é a coisa mais importante e quero cursar no ensino superior”, contou.
Apontado como provável segunda escolha do draft de 2014 (atrás apenas do ala canadense Andrew Wiggins), Parker foi eleito o melhor jogador colegial dos EUA na última temporada, mesmo tendo ainda mais um ano a cumprir no secundário. Só dois outros atletas haviam conseguido o feito anteriormente: Greg Oden e LeBron James.
O prêmio foi conquistado após anotar médias de 19.5 pontos, 8.9 rebotes, 4.9 assistências, 3.3 tocos e 1.4 roubos de bola por jogo na temporada 2011-12. Analistas e sites especializados comparam Parker a jogadores como Paul Pierce e Grant Hill. Veja um pouco do talentoso jovem em ação:
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=uwDWBfIWDy0]