Amen Thompson chegou à NBA como um armador, mas essa condição mudou assim que entrou em quadra. Afinal, ele firmou espaço no Houston Rockets atuando mais como um ala defensivo. Não tem como alterar, no entanto, a posição de formação de um jogador. Todas as suas inspirações no esporte, a princípio, são atletas de armação. E, dos vários astros que viu jogar, foi um menos lembrado que virou o seu maior exemplo.
“Eu adoro assistir aos vídeos dos grandes organizadores de times da liga. Gosto de ver, em particular, como atacam as defesas e lideram o sistema ofensivo. Por isso, sempre fui fã de LeBron James, Russell Westbrook e John Wall. Mas tudo mudou assim que comecei a ver Rajon Rondo. Foi um tipo de revelação para mim, certamente”, contou o jovem, em entrevista ao site AndScape.
Nessa temporada, Amen Thompson está se reconectando com as suas origens como jogador por causa de uma necessidade do Rockets. A franquia perdeu Fred VanVleet e decidiu não contratar um substituto, apostando no garoto como um dos substitutos do armador. Ele segue com o ícone do Boston Celtics como a sua referência nesse momento de “retomada” da carreira na posição.
“Sabia que Rajon Rondo havia sido bom, mas não entendia o quanto. E, quando notei isso, passei a assistir a tudo que podia dele para ver o seu impacto na NBA. As defesas deixavam-no livre para arremessar, pois era o seu ponto fraco. Mas, ainda assim, ele chegava em qualquer ponto da quadra para distribuir a bola. E podia pegar uns 20 rebotes”, exaltou o atleta de 22 anos.
Leia mais sobre o Houston Rockets
- Alperen Sengun alcança marca histórica pelo Rockets
- Tari Eason recusou oferta de contrato “forte” do Rockets
- Kevin Durant: “Eu assinei contrato perfeito com o Rockets”
Resposta
Muita gente na NBA tinha dúvidas se Amen Thompson conseguiria voltar a ser armador com eficiência. Mas uma delas nunca foi o GM do Rockets, Rafael Stone. Por isso, a boa resposta que o jovem dá em quadra não surpreende a direção. O jogador já teve oito jogos de sete ou mais assistências só nessa campanha. Ele somava nove atuações com tais números em suas duas primeiras temporadas inteiras.
“Nós estamos bem felizes com as atuações de Amen, mas isso não nos surpreende. Ele vem jogando como armador, afinal, desde o começo da vida. Sempre jogou com a bola nas mãos no colegial, por exemplo. Por isso, sempre o vimos um armador. Mas essa é a coisa mais legal sobre Amen: ele é um jogador de basquete, acima de tudo”, elogiou o dirigente texano.
Apesar de ser armador, Thompson foi um tipo de improvisação para o Rockets. O tipo de improvisação arriscada, mas que serve como um sinal de confiança no atleta. “É claro que, a princípio, nós gostaríamos que Fred estivesse saudável. Todos queriam, inclusive Amen. Mas é o que Ime Udoka disse: ninguém vai sentir pena de nós mesmos. Então, precisamos encarar o desafio de sempre”, completou.
Substituto
Thompson não esperava atuar tanto tempo como armador, provavelmente, enquanto treinava na offseason. No entanto, não caiu de paraquedas na “nova” função. E vem recebendo muito apoio para corresponder às expectativas em um Rockets que espera ser candidato ao título. Fred VanVleet acompanha o jovem e não poderia estar mais satisfeito com o seu substituto até agora.
“Amen está lidando muito bem com a situação. A gente precisa lembrar que, antes de tudo, há muitas informações para se processar quando se assume uma função nova. Mas dá para ver que ele está cada vez mais confortável em quadra. Há uma evolução clara a cada jogo. É uma grande responsabilidade, mas ele provou que está à altura desse desafio”, exaltou o veterano.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

