Copa NBA: Lakers e Mavericks fazem jogo de marcas históricas

Partida acontece na noite desta sexta-feira (28), em Los Angeles

Copa NBA Lakers Mavericks Fonte: Reprodução / X

O jogo entre Los Angeles Lakers e Dallas Mavericks pela Copa NBA nesta sexta-feira não vale mais nada em termos de classificação. Isso porque o Lakers já garantiu sua vaga às semifinais do torneio, enquanto o time de Dallas não tem mais chances. Mas o grande destaque aqui é por conta do confronto em si.

Continua após a publicidade

A troca entre Luka Doncic e Anthony Davis segue em pauta, apesar de se passarem mais de nove meses. O negócio abalou as estruturas da equipe texana, enquanto a de Los Angeles agradece todos os dias.

É fato que Doncic elevou o patamar de seu novo time, ao ponto de LeBron James virar coadjuvante. Apesar de James voltar às quadras recentemente, o Lakers mudou de dono (literalmente e não), com o esloveno sendo o centro das atenções no presente e para o futuro do Lakers. Até aqui, são 13 vitórias em 17 jogos na campanha 2025/26, com o segundo lugar no Oeste.

Continua após a publicidade

Por outro lado, Davis vê um Mavs em crise após perder 14 dos 19 jogos até aqui. Para piorar, o ala-pivô só vai fazer a sua décima quinta partida pela equipe desde que chegou em fevereiro. Amigo de Nico Harrison, o astro lamentou a saída do antigo GM, pivô da troca, durante a semana.

Desde a negociação, Mavericks e Lakers se enfrentaram duas vezes, com duas vitórias do time de Los Angeles. No entanto, será a primeira partida de Davis no ginásio onde jogou entre 2019 e 2025. Afinal, ele estava fora por lesão naquele que seria o primeiro encontro na última temporada da NBA.

Continua após a publicidade

Leia mais

Mas o jogo entre Lakers e Mavericks pela Copa NBA marca ainda o primeiro encontro entre LeBron James e Cooper Flagg. Ambos foram primeira escolha no Draft. Enquanto James foi do recrutamento de 2004, Flagg saiu na de 2025.

Cooper Flagg sofreu duras críticas em seus primeiros jogos na NBA, enquanto Jason Kidd, técnico do Mavericks, tentou fazer o jovem jogar de armador. Como resultado, o jogador de 18 anos teve performances abaixo do esperado. Mas vale lembrar que Flagg e James tiveram jogos ruins como novatos.

Continua após a publicidade

Ele teve um jogo abaixo de dez pontos nos primeiros 18 embates, enquanto LeBron fez quatro até o seu 20°. Ou seja, as críticas são exageradas em cima de um jogador que só vai completar 19 anos no mês que vem. O contraste, aliás, é incrível, pois James vai fazer 41 nove dias depois.

O Mavericks não terá Kyrie Irving, antigo colega de LeBron nos tempos de Cleveland Cavaliers. Eles foram campeões juntos em 2016, mas o armador segue fora. Por enquanto, não existe uma data para a sua volta às quadras. Ele pode, inclusive, ficar fora de toda a campanha, por conta de lesão no joelho.

Continua após a publicidade

Com muitas ausências ao longo da temporada da NBA, o Mavericks vem tendo problemas no ataque, especialmente. Enquanto a defesa tem a terceira melhor eficiência da liga, o outro lado tem a pior.

Tank ou busca de vaga

Fora da zona do play-in, o Mavericks precisa tomar decisões sérias após o confronto contra o Lakers pela Copa NBA. Isso porque o time tem um calendário extremamente difícil até o dia 20 de dezembro. Serão jogos cinco dos próximos oito jogos fora de casa e contra várias equipes que estão na ponta de suas conferências.

Continua após a publicidade

Com o 14° lugar no Oeste, o Mavs corre sérios riscos de perder quase todos eles, a não ser que as coisas mudem drasticamente.

Mas ainda existem esperanças. Anthony Davis, após ficar de fora por 14 partidas em 2025/26, volta justamente contra o seu antigo time. Com ele, o time venceu dois em cinco, o que é ruim. Mas sem Davis, são duas vitórias em 14 jogos. Ou seja, 14.3% de aproveitamento.

Continua após a publicidade

Tudo pode depender dos resultados das próximas partidas, incluindo a volta de Kyrie Irving. Se o Mavs chegar até o dia 20 de dezembro com aproveitamento similar, é pouco provável que Irving pise em quadra em 2025/26. Até lá, serão 27 jogos, o que dá para ter uma noção de como vai fazer.

Enquanto isso, rumores de troca começam a surgir no Mavericks, que dizem ter Klay Thompson, Davis e Irving saindo até fevereiro. Neste caso, seria uma reconstrução de elenco, com chances maiores de ter uma boa escolha no próximo Draft da NBA. Vale lembrar que Dallas possui a própria pick e é um dos melhores recrutamentos dos últimos anos.

Continua após a publicidade

LeBron James invicto em 2025/26

Claro que LeBron James não é mais o mesmo, mas ainda é um jogador de elite. A direção do Lakers sabe disso e conta com ele para elevar o padrão da equipe. Nos três jogos que fez até aqui em 2025/26, o camisa 23 ainda não viu seu time perder.

A boa fase do Lakers já vinha acontecendo antes mesmo de sua volta. E para os próximos jogos, a franquia tem confrontos contra times que não estão no topo da tabela, exceto o Toronto Raptors, no dia 4 de dezembro.

Enquanto James estava fora, Austin Reaves assumiu boa parte do protagonismo e faz a sua melhor campanha pelo Lakers na NBA. Mesmo com a presença de LeBron, Reaves vem sendo o segundo cestinha.

Continua após a publicidade

Onde assistir ao jogo Mavericks x Lakers

Onde assistir: Amazon Prime Video
Data: 28/11/2025
Horário: 00h (horário de Brasília)
Local: Crypto.com Arena

Siga nossas redes sociais

Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Continua após a publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários