Jimmy Butler abre o jogo sobre situação de Jonathan Kuminga

Ala de 22 anos volta a preocupar Golden State

Jimmy Butler Jonathan Kuminga Fonte: Reprodução / X

O veterano Jimmy Butler abriu o jogo sobre a situação de Jonathan Kuminga no Golden State Warriors. Após iniciar a campanha como titular, o jovem voltou a ser preterido pelo técnico Steve Kerr. Afinal, nos últimos quatro jogos, o ala de 22 anos sequer entrou em quadra.

Continua após a publicidade

Em conversa com Anthony Slater, da ESPN, Jimmy Butler diz que entende o que Jonathan Kuminga está passando por não se sentir desejado. O astro de 35 anos, aliás, relembrou do imbróglio com o ex-time. No fim de 2024, Butler pediu troca ao Miami Heat alegando que sentia desvalorizado. Além disso, sentiu que o time estava indo para uma direção que não o envolvia.

“Imagine estar numa situação em que — e eu entendo perfeitamente — você se pergunta: será que sou bem-vindo aqui ou não? É a pior sensação. Consegue imaginar? Eu tive que lidar com isso no final da minha passagem por Miami. Você pensa: ‘Caramba, já estou aqui há tanto tempo… do que estamos falando, afinal?!’ É uma situação muito ruim. E não importa o que você faça, você sente que não está fazendo certo”.

Continua após a publicidade

“Então, são muitas emoções para ele. E tudo bem. Eu só preciso que Jonathan saiba que estou do lado dele. Que todos nós estamos do lado dele. Respira. Não estamos aqui para te derrubar. Acho que ninguém aqui está contra você. Os fãs ou a mídia, talvez. Mas os companheiros de equipe estão ao lado dele”, disse Butler.

Segundo Slater, Kuminga sente que está sendo novamente usado como bode expiatório no Warriors. No início do mês, o time perdeu cinco dos sete jogos que disputou. Assim, Kerr promoveu mudanças na equipe. Dentre elas, o camisa 1 foi para o banco por conta do seu baixo rendimento e um alto número de turnovers.

Continua após a publicidade

Leia mais!

“Os Warriors entrou em uma sequência ruim (cinco derrotas em sete jogos). O número de turnovers de Kuminga aumentou drasticamente (22 nesse período) e seu desempenho caiu. Buscando soluções para a rotação, Kerr colocou Kuminga no banco. Assim, ele reabriu antigas feridas. De acordo com uma fonte da equipe, Kuminga se sente como o bode expiatório novamente”, relatou o jornalista.

Após Kuminga perder espaço, Golden State venceu três jogos seguidos. No entanto, o time voltou a oscilar e perdeu os últimos dois duelos. Mas para Butler, a sequência não tem relação com a saída do jovem do quinteto titular. Além disso, o veterano rasgou elogios ao companheiro.

Continua após a publicidade

“Adoro o Jonathan. Sou o fã número um dele. Ele tem todas as ferramentas para se destacar. Alguém só precisa mostrar a ele como usá-las. O fato de ele não ser titular não é o motivo de estarmos vencendo. Simplesmente estamos jogando melhor. Os papéis estão mais claros. Estamos acertando os arremessos, jogando na defesa. Não tem nada a ver com ele. Se ele fosse titular, acho que também estaríamos ganhando”.

“Acho que todo mundo chega a um momento crucial na carreira em que sabe que pode dar o próximo passo. Alguns vão dizer: ‘Não, você ainda não está pronto’. Mas você sabe que está. Acho que é aí que ele está. Já estive nessa situação também. Essa ambição de querer mais é difícil para muita gente. É difícil para os companheiros de equipe, torcedores, técnicos. Eu realmente acredito que ele tem potencial para ser uma estrela. Então, não importa o que digam, você não pode deixar que isso afete quem você é ou como você joga”, concluiu o veterano.

Continua após a publicidade

Kuminga de saída do Warriors?

O Warriors não terá Kuminga para os próximos jogos da NBA. De acordo com Slater, o jovem está com tendinite nos dois joelhos. Então, a equipe vai monitorar de perto a situação dele.

Protegido de Jimmy Butler, Jonathan Kuminga teve um bom começo de campanha, com médias de 17,5 pontos, 7,5 rebotes e 3,5 assistências. Então, após uma offseason agitada, em que demorou a chegar a um acordo para estender o contrato, o jovem ganhou a confiança de Kerr.

Continua após a publicidade

Mas o desempenho despencou nos últimos sete confrontos que disputou. Nesse período, sua média de pontos caiu para 10,6. Além disso, houve uma queda nas cestas de três: de 45% para 17,6%. Com isso, Kuminga perdeu espaço para os jovens Will Richard e Moses Moody.

Segundo Marc Stein, do portal Substack, Kuminga é visto como uma das melhores moedas de troca na NBA. Afinal, ele tem um contrato de US$46,8 milhões para as próximas duas campanhas. O detalhe é que o segundo ano é uma opção do time. Ou seja, o ala pode se tornar agente livre em 2026. Assim, a permanência do atleta no Warriors é vista como improvável.

Continua após a publicidade

“Kuminga só poderá ser trocado a partir de 15 de janeiro, mas não é segredo que a postura do Warriors na offseason foi adotada com uma intenção clara: garantir que o jovem renovasse seu contrato com um valor que lhe permitisse ser negociado. Enfim, ele é uma das melhores moedas de troca da liga”, disse Stein.

Siga nossas redes sociais

Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Continua após a publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários