O que o fenômeno Luka Doncic faz com times da NBA

Abrir mão de um talento do nível do armador esloveno vem se provando um erro na liga

NBA Luka Doncic times Fonte: Reprodução / X

Volte no tempo. Estamos em julho de 2018 e é a noite do Draft da NBA, quando os times podem ter a chance de escolher o fenômeno Luka Doncic. Pare e pense. Aos 19 anos, ele acabou de ser MVP da EuroLeague, venceu o EuroBasket de 2017 com a Eslovênia e chegou para o recrutamento. Você vai escolher por talento ou por posição?

Continua após a publicidade

Aí é o grande questionamento de todo Draft. Vários times pensam no melhor encaixe, mas deixam passar nomes de mais talento na NBA. Sempre foi assim e as equipes que não optaram pelo melhor jogador, sempre se arrependem. Não é uma questão simples, no entanto.

Se é um time muito forte, brigando por títulos, o normal é o encaixe. Afinal, aquela franquia não tem tempo para ficar desenvolvendo jovens. E existem exemplos de todos os modos em times da NBA.

Quem lembra de Jermaine O’Neal chegando muito jovem no Portland Trail Blazers, mas só começando a ganhar minutos quando saiu de lá? Isso aconteceu porque o Blazers lutava por títulos e não tinha tempo para ficar cuidando de seu desenvolvimento. Logo que saiu, ele virou titular no Indiana Pacers e foi All-Star nos seis anos seguintes.

Continua após a publicidade

Acontece.

O Detroit Pistons teve a chance de escolher Carmelo Anthony no ano em que foi campeão, mas optou pelo encaixe em Darko Milicic.

E o que aconteceu com os times que deixaram Luka Doncic escapar no Draft de 2018 da NBA? Então, vamos lá.

Continua após a publicidade

Leia mais

Luka Doncic não é qualquer jogador que você deixa passar. Todo mundo viu que ele era diferente em 2018. Então, por que Phoenix Suns, Sacramento Kings e Atlanta Hawks deixaram ele ir?

Bem, o Suns era um time como o Pistons ou Blazers dos exemplos que demos aqui. Queriam encaixe ou não tinham tempo para desenvolver o jogador. Mas mais do que isso, o time do Arizona já contava com Devin Booker para o perímetro e sonhava em ter Chris Paul, o que aconteceu dois anos depois. Daí, a franquia optou por um cara grande, de garrafão, alguém que prometia ser imbatível na área pintada em alguns anos: Deandre Ayton.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o Kings não levou Luka Doncic por vários motivos, exceto o principal: o de basquete. Vlade Divac, que era quem mandava por lá na época, tinha problemas com o pai do jogador. Como resultado, selecionou Marvin Bagley.

Já o Hawks, depois de selecionar Doncic, o trocou para o Dallas Mavericks na mesma noite do Draft da NBA. O fez por Trae Young, o melhor dos três por quem os times deixaram passar Luka. Mas todo o mundo sabe que Young não é do mesmo nível, nunca foi e nunca será.

Continua após a publicidade

O que aconteceu com os times que passaram Luka Doncic

Primeiro, com o Hawks. Por mais que Young tenha levado o time às finais do Leste de 2021, aquilo parece muito mais algo extraordinário do que comum para a equipe e o jogador. Desde então, caiu na primeira rodada por dois anos e não foi aos playoffs por outros dois. Agora, o armador está irritado com a direção por não receber sua extensão e não sabe o que vai fazer na próxima offseason.

Já o Kings, bem…

Depois de ir aos playoffs pela primeira vez em quase duas décadas, já desfez o que estava dando certo e está perto de mais uma reconstrução. Marvin Bagley, por outro lado, é um sólido reserva do Washington Wizards, time de pior campanha da liga.

Continua após a publicidade

Por fim, o Suns. Alguns times da NBA não quiseram Luka Doncic, mas o de Phoenix tinha alguma razão. O problema é que Ayton virou o que virou e, só agora, em 2025, tenta um novo capítulo na carreira. Enquanto isso, a equipe está em uma reconstrução que parece boa.

Nico Harrison

Então, quando o Dallas Mavericks provou a todos os times da NBA que não dá para abrir mão de Luka Doncic, aparece Nico Harrison para mostrar que ainda tem bobo no basquete. E com cada desculpa esfarrapada…

Continua após a publicidade

Primeiro, o cara trocou o jogador que levou o Mavs às finais da NBA dizendo que defesas ganham campeonatos.

Sim, é verdade. Mas, para isso, você troca Luka Doncic? E mais: por Anthony Davis, Max Christie e uma escolha de Draft?

Quantas vezes, nos últimos cinco anos, Luka Doncic provou ser um dos três ou cinco melhores jogadores da NBA? No mesmo período, Davis o fez quantas vezes?

Continua após a publicidade

Nico Harrison devastou o presente e o futuro do Mavs. Claro que Kyrie Irving, Cooper Flagg e Davis podem render algo ao time, mas voltamos ao mesmo problema do Pistons de 2003 ou o Blazers de 1997. Se você tem um grande talento ali para o futuro, fica difícil misturar as coisas.

A defesa hipotética só vai vencer campeonatos hipotéticos. Os outros times que deixaram Doncic passar, ainda estão pensando no que vão fazer.

Luka Doncic, por outro lado, pode ser campeão de verdade com o Los Angeles Lakers.

Continua após a publicidade

Boa sorte no futuro, Harrison.

Siga nossas redes sociais

Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Continua após a publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários