Ja Morant despontou no Memphis Grizzlies, logo depois do draft de 2019, como o futuro melhor armador da NBA em potencial. Mas, nas últimas três temporadas, a sua carreira teve uma guinada para baixo. O jovem craque passou a acumular problemas físicos e a sua conduta virou um grande ponto de interrogação. Com isso, o desempenho também caiu. Segundo Tim Bontemps, da ESPN, tudo isso derrubou o seu status na liga.
“Nós falamos que Ja é um dos maiores talentos dessa liga, mas, para começar, acho que deveríamos avaliar se ainda está entre os armadores mais talentosos. Ele converte 31% dos seus arremessos de três pontos na carreira, enquanto não defende e tem problemas para se manter saudável. Já não é tão atlético quanto antes. Para ser sincero, não acho que seja mais um armador TOP 10 da NBA”, disparou o jornalista.
A conduta de Ja Morant voltou a ser alvo de debate nos últimos dias por causa de mais uma situação desagradável. Ele foi suspenso por uma partida pelo Grizzlies depois de uma discussão com o técnico da equipe. Tuomas Ilsalo confrontou o astro pela atuação visivelmente “desinteressada” do atleta durante a derrota contra o Los Angeles Lakers. Bontemps crê que o episódio evidencia um custo-benefício já não vale mais a pena.
“Houve um tempo em que, certamente, Ja foi o armador mais eletrizante dessa liga. No entanto, isso já passou. Essa posição tem muita gente talentosa, então eu não creio que ainda tenha um dos maiores potenciais. Ainda é um bom jogador, claro, mas há enorme concorrência entre os armadores. Prefiro ter Darius Garland, por exemplo, do que Ja em meu time hoje”, cravou o veterano repórter.
Leia mais sobre Ja Morant
- Astro do Warriors aposta em saída de Ja Morant do Grizzlies
- Técnico do Grizzlies cobrou Ja Morant diante do elenco
- Times da NBA estão de olho em troca por Ja Morant
Mau negócio
O novo problema de conduta de Ja Morant deixou outros times da NBA em alerta sobre a disponibilidade do armador. A relação entre jogador e franquia, afinal, estremece a cada nova polêmica. Então, será que não é a hora de pensar em uma troca? Rumores indicam que o Grizzlies ainda vê o custo-benefício do astro como positivo. E, mais do que isso, uma negociação agora não seria interessante em vários sentidos.
“É muito fácil dizer que Memphis deveria negociar Ja. Mas o fato é que não vai haver um mercado robusto por ele. Nós conversamos com pessoas nos bastidores e ninguém vê uma fila de interessados se formando. Ou seja, não vão conseguir o valor que um astro deveria retornar na troca. Além disso, a saída de alguém tão popular terá um impacto financeiro terrível na equipe”, apontou Tim MacMahon, também da ESPN.
Morant poderia atrair interesse do mercado como uma boa oportunidade para algumas equipes. Mas também envolve um compromisso, pois ainda tem contrato até 2028 com salário médio acima dos US$40 milhões anuais. “Não vai ser fácil trocar Ja, antes de tudo, pelos problemas físicos e de comportamento. Mas também porque ele não é mais o diferencial que vimos há alguns anos”, reforçou Bontemps.
Paralelos
Morant fez parte de um recrutamento com grande expectativa, em 2019. Foi a segunda escolha geral daquele draft, só atrás do fenômeno Zion Williamson. Com o tempo, no entanto, a classe vem se revelando uma decepção. E, no caso dos dois grandes nomes da turma, há uma curiosa semelhança. MacMahon vê os dois como provas de que nem sempre o talento triunfa sobre qualquer coisa.
“Ja e Zion são dois talentos incríveis que já tiveram flashes de brilhantismo em vários momentos. Mas os dois carregam tantos problemas. Eles têm personalidades difíceis, questões com durabilidade e, acima de tudo, nunca venceram em alto nível. Memphis até ensaiou competir há alguns anos. Zion, no entanto, nem chegou perto disso em Nova Orleans Pelicans”, concluiu o jornalista da ESPN.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

