Luka Doncic e a seleção da Eslovênia sofreram um duro golpe às vésperas do início do Eurobasket. Mais um, aliás. O time tomou um “atropelo” da Sérvia no último amistoso antes do torneio e, com isso, concluiu a preparação com cinco derrotas em seis jogos. Um resultado que tirou a calma do craque. Segundo o site SportsKlub, o ala-armador cobrou o elenco com palavras duras depois do revés por 106 a 72.
Edo Muric confirmou que o elenco teve uma reunião no vestiário após a derrota. “Não gosto de revelar o que ocorre dentro do time, mas, sim, tivemos uma conversa. Acho que muita coisa precisava ser dita, então foi bem esclarecedor. Acho que vai deixar o nosso ambiente mais leve. A derrota, de certa forma, nos deixou mais unidos do que nunca”, contou o ala da seleção.
A reação de Doncic pode ter a ver com a sua atuação também, pois não foi bem contra a Sérvia. Pelo contrário. Ele anotou 17 pontos, mas só converteu quatro de 18 arremessos de quadra. Além disso, só deu quatro assistências para três erros de ataque. A princípio, foi uma atuação para esquecer. A revolta depois do fim do jogo, no entanto, confirma a evolução do astro do Los Angeles Lakers como uma liderança.
“A cada dia, Luka se torna um líder mais vocal. Isso é ótimo porque é o que precisamos. Ele já virou uma liderança técnica, mas essa força não pode se limitar ao jogo. Tem que ser uma referência não só dentro, mas também fora de quadra. Dá para notar que está mais maduro. Tem sido um prazer, certamente, vê-lo nessa trajetória de crescimento”, elogiou Muric, no início da preparação.
Leia mais sobre Luka Doncic
- “Lakers é de Luka Doncic”, crava ex-jogador da NBA
- Campeão da NBA compara Luka Doncic a lenda do Lakers
- Por “vingança”, Luka Doncic quer ser MVP da temporada
Frustração
A reação de Luka Doncic depois da derrota taxativa da seleção da Eslovênia não chega a ser uma surpresa. Afinal, já se especulava que o ala-armador não estava feliz com a situação do time desde os primeiros amistosos de preparação. Tudo não passava, por enquanto, de rumores. Mas o técnico Aleksander Sekulic reconheceu que a postura do astro contra a Sérvia foi um aviso claro.
“Eu também senti a frustração de Luka dessa vez. Ele mostrou uma grande vontade de vencer e se esforçou na defesa, mas, talvez, tenhamos que aceitar a diferença técnica aqui. Nesse momento, a Sérvia é um time bem melhor do que nós. Mas deixamos que parecessem ainda melhores do que já são. Temos que trabalhar mais para ajudar Luka em quadra”, admitiu o treinador.
Nikola Jokic e os sérvios são os favoritos para a conquista do Eurobasket nesse ano. E, por isso, Sekulic entende que a atuação eslovena foi inaceitável. “Não dá para jogar dessa forma contra uma seleção desse nível. Pois, sim, também senti a falta da energia e vontade em quadra. Estávamos ‘destruídos’, em síntese. Nós já fizemos treinos mais intensos do que o que mostramos hoje”, continuou.
Mudança
A seleção da Eslovênia também era vista como uma candidata ao título no Eurobasket por causa da presença de Luka Doncic. Mas, após cinco derrotas em seis amistosos de preparação, as expectativas começam a ser recalibradas. Será que dá para esperar uma grande competição dos campeões de 2017? Sekulic crê que sim, mas exige uma reflexão e mudança de postura.
“Essa é a hora de nos olharmos para o espelho. Afinal, se quisermos ter sucesso, vamos ter que jogar com mais energia, espírito de luta e comunicação do que isso. Espero que os jogadores reajam a esse resultado, pois eles têm egos grandes. Então, precisam ver a oportunidade diante deles. Creio que somos bem melhores como time do que isso”, concluiu o técnico de 48 anos.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA