Um ex-jogador da NBA garantiu vaga nas Olimpíadas de Paris, mas em outro esporte. Trata-se de Chase Budinger, que será um dos representantes dos EUA no torneio de vôlei de praia. Ao lado de seu companheiro Miles Evans, o atleta de 36 anos conseguiu a classificação olímpica nessa quarta-feira (5).
O detalhe é que Budinger cresceu jogando basquete e vôlei. Aliás, ele foi destaque em ambos os esportes na La Costa Canyon High School, na Califórnia. Em 2005, foi eleito o melhor jogador de vôlei do ensino médio dos EUA. No ano seguinte, participou do McDonald’s All American, um torneio que reúne os destaques do basquete colegial.
Budinger, de 2,01m de altura, foi a escolha 44 do Draft de 2009. Ou seja, saiu na segunda rodada do recrutamento. Na NBA, ele atuou por quatro equipes, durante sete temporadas, e acumulou médias de 7,9 pontos e três rebotes. Os primeiros três anos foram pelo Houston Rockets. Posteriormente, defendeu o Minnesota Timberwolves (2012-2015). Por fim, Budinger passou por Indiana Pacers e Phoenix Suns.
Sem espaço na NBA, ele se aventurou no basquete europeu. Assim, na temporada 2016/17, ele atuou pelo Baskonia, um dos times mais tradicionais da Espanha. Logo depois, ele anunciou sua aposentadoria do basquete para se dedicar profissionalmente a um novo esporte.
Leia mais sobre as Olimpíadas de Paris-2024!
- Alemanha anuncia pré-convocação para Olimpíadas de Paris-2024
- Oscar Schmidt duvida que Brasil se classifique para as Olimpíadas de Paris
- EUA define time para as Olimpíadas com principais jogadores da NBA
Em 2018, ele estreou nas competições da Associação de Vôlei Profissional dos EUA. O seu parceiro de dupla, na época, foi Sean Rosenthal, que participou de duas olimpíadas (2008 e 2012). No ano seguinte, passou a jogar ao lado de Casey Patterson.
Mas, nos últimos anos, Budinger estabeleceu parceria com Miles Evans. Hoje, eles formam a segunda melhor dupla de vôlei de praia dos EUA. À frente deles estão Miles Partain e Andy Benesh, também classificados para Paris-2024. No ranking mundial, por sua vez, Budinger e Evans ocupam a 13ª posição. Uma medalha olímpica em Paris, portanto, é improvável.
“A maioria dos caras, quando termina um esporte, fica meio confuso ou meio perdido para a próxima jornada. Mas, eu tive a sorte de fazer a transição para um esporte diferente, imediatamente, e jogar no mais alto nível”, afirmou Budinger, no podcast de vôlei Sandcast.
Além disso, Budinger alcançou um feito. Afinal, ele se tornou o primeiro ex-jogador da NBA a garantir vaga no torneio de vôlei de praia nas Olimpíadas. No entanto, outro ex-atleta fez algo semelhante. Keith Erickson representou a seleção de vôlei de quadra dos EUA nos jogos de Tóquio (1964). Oito anos depois, ele conquistou o título da NBA pelo Los Angeles Lakers.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA