Michael Jordan e LeBron James cercam as principais discussões de melhor jogador da história da NBA. São poucos aqueles que apontam um nome diferente na conversa. Entre estes, está a lenda Julius Erving. Campeão pelo Philadelphia 76ers, “Dr. J” cravou Kareem Abdul-Jabbar como o grande nome na história da liga.
“Em todos os níveis, ensino médio, faculdade e profisisonal, ele se destacou de uma maneira que outro jogador fez”, afirmou Erving, em entrevista ao site ClutchPoints. “Se destacou com MVPs, campeonatos, títulos de pontuação, recordes e estatísticas. Quem se tornou companheiro de Kareem, teve boa chance de ir ao Hall da Fama”, seguiu.
Quem também já reforçou o debate foi Nick Wright, da Fox Sports. Para o jornalista, a carreira de Abdul-Jabbar foi superior às de Michael Jordan e LeBron James.
“Entre os candidatos a maior jogador de todos os tempos, ninguém tem mais títulos que Kareem Abdul-Jabbar. Ele marcou mais pontos, gols, corridas, em qualquer esporte, que todos os candidatos. Na verdade, ele é o maior pontuador de todos os tempos e tem a maior quantidade de MVPs na história. Assim, não é nada controverso colocá-lo nessa discussão”, avaliou Wright.
Grande defensor de LeBron James, Wright coloca Jordan como o terceiro maior nome da história da NBA. Na visão do jornalista, a estrela do Chicago Bulls teve um auge técnico superior ao pivô, mas menos duradouro. Ademais, embora Jordan seja reconhecido mundialmente como o maior de todos os tempos, a carreira de Abdul-Jabbar no basquete foi, em sua visão, mais vencedora.
Leia mais!
- Pela quarta vez na carreira, Rudy Gobert vence o prêmio de defensor da NBA
- George Karl: “Times da NBA precisam vencer agora, pois Victor Wembanyama vai dominar tudo”
- Jalen Brunson iguala marca de Michael Jordan nos playoffs
“O auge de Jordan pode ter sido maior que o de qualquer um, mas não durou tanto tempo. Kareem tem mais temporadas entre os cinco mais votados para MVP do que Michael tem de carreira. Além disso, Jordan foi um bom jogador no basquete colegial. Mas as pessoas acharam tudo bem selecionar Sam Bowie antes dele. Então, me disseram que, no colegial, o cortaram de seu time de basquete. Tenho certeza que era um excelente time, mas isso não ocorreria com Kareem. Enfim, acho que a vida no basquete de Kareem foi superior ao Jordan”, completou.
Em números
O ídolo do Los Angeles Lakers, certamente, é um dos poucos que invade a discussão entre Jordan e LeBron para maior jogador da NBA. Em 20 temporadas, ele foi seis vezes MVP da liga, sendo um recorde. Além disso, foi selecionado 19 vezes para o All-Star Game, foi 15 vezes membro do All-NBA e outras 11 vezes membro da seleção defensiva.
Abdull-Jabbar foi também, durante anos, o maior pontuador da história da NBA, com 38.387. O recorde, aliás, foi superado somente em 2023, justamente por LeBron James.
Embora os números o defendam no debate, o lendário ex-jogador minimiza a discussão. Segundo ele, é inútil discutir o tema, uma vez que a NBA reúne diversos grandes nomes a cada década, enquanto seu jogo também muda.
“A razão de não existir essa coisa de ‘melhor jogador da história’ é que cada um atuou em eras diferentes, sob circunstâncias únicas. Nós jogamos em diferentes posições, com variadas regras, companheiros e treinadores. Todos os jogadores têm que adaptar-se a essas situações e buscar uma forma de destacar-se. Isso não é Highlander. Não precisa haver só um”, cravou o integrante do Hall da Fama.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA