Todo mundo sabia, mas apenas precisava da confirmação. De acordo com Shams Charania, do site The Athletic, o francês Victor Wembanyama é o melhor novato da temporada. O jogador do San Antonio Spurs superou Chet Holmgren (Oklahoma City Thunder) e Brandon Miller (Charlotte Hornets) para ficar com o primeiro lugar.
Aliás, Victor Wembanyama não só foi o melhor novato, mas também um dos melhores defensores da NBA logo em seu primeiro ano. Isso porque o jovem produziu 3.6 bloqueios por partida ao longo da temporada. O calouro teve a melhor média de tocos desde Hassan Whiteside, em 2015/16. Enquanto o ex-jogador do Miami Heat teve 3.68, Wembanyama ficou com 3.58.
Mas Wembanyama impressionou em várias áreas em sua primeira campanha. Além de ser o cestinha do Spurs, com 21.4 pontos, ele pegou 10.6 rebotes (líder da equipe) e teve 3.9 assistências (terceira melhor marca de San Antonio). Aliás, ele contabilizou tudo isso em apenas 29.7 minutos por noite.
Em 2023/24, ele teve dois triplos-duplos, mas um deles foi com bloqueios. No dia 12 de fevereiro, diante do Toronto Raptors, o atleta somou 27 pontos, 14 rebotes, dez tocos, além de cinco assistências. Tudo isso em 29 minutos.
Leia mais
- “Victor Wembanyama está perto de ser um jogador TOP 10 da NBA”, avisa analista
- Victor Wembanyama reflete sobre ano de calouro pelo Spurs na NBA
- JumperCast – Victor Wembanyama tem que ser o defensor do ano na NBA?
“Vocês viram os números desse garoto? Foram 23 pontos, 15 rebotes, oito assistências, nove tocos… É difícil marcar Victor, pois simplesmente não há nada que ele não possa fazer em quadra. Está na organização certa e sob o comando do técnico ideal [Gregg Popovich] para crescer e melhorar. Ainda vai aprender muita coisa, mas é um talento extraordinário”, elogiou o técnico Mike Malone, do Denver Nuggets.
Victor Wembanyama terminou com todos os 99 votos para o primeiro lugar (495 pontos), enquanto Chet Holmgren ficou em segundo (295 pontos) e Brandon Miller em terceiro (88 pontos). Por fim, Jaime Jaquez, Brandin Podziemski e Dereck Lively também receberam votação e terminaram de quarto a sexto.
“Eu sei que disse aqui há pouco tempo que ele não deveria ser o Defensor do Ano. E eu menti. Wemby tem que ser o Defensor do Ano porque ele é incrível defensivamente. A forma como ele impacta o jogo no lado defensivo, seja fora da bola ou não, é um problema”, afirmou Draymond Green.
“Quando os caras avançam para a cesta e podem ter uma bandeja, mas simplesmente se viram para o outro lado, é um problema. Eu não sei em que laboratório ele foi criado, mas preciso ir criar um filho neste lugar. Porque ele é inacreditável”, completou.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA