Uma equipe com seis décadas de história na NBA está muito próxima de uma mudança inesperada: o Washington Wizards. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, o dono da franquia tem um plano fechado para levá-la para a Virginia. Ted Leonsis deve anunciar as suas intenções, a princípio, em uma entrevista coletiva nessa quarta-feira. Espera-se que o governador da Virginia, Glenn Youngkin, esteja presente no evento.
Os legisladores da Virginia deram um passo decisivo para sediarem o time, assim como o Capitals (NHL), em uma votação nessa segunda. Eles aprovaram a construção de um novo ginásio e, com isso, encaminharam a realocação. A assembleia local ainda precisa aprovar a arena, mas seria uma questão de tempo. O empreendimento vai ser erguido em uma área de 740 mil metros quadrados no norte do estado.
De acordo com a rede ABC7, o plano seria iniciar a construção da nova arena em 2025. O equipamento, assim, estaria preparado para ser inaugurado na primeira partida da equipe na temporada 2028-29. Leonsis tem a possibilidade em contrato de finalizar o acordo de utilização da Capital One Arena, em Washington, a partir de 2027. De fato, por enquanto, as datas convergem para um fim de parceria.
A história da franquia em Washington começou em 1973, quando o então Bullets chegou de Baltimore. O time chamou-se Capital Bullets por uma temporada antes de assumir o nome da cidade. Em 1997, trocou-se o nome Bullets (projétil, bala de arma de fogo) por Wizards por causa das altas taxas de criminalidade na região. Além disso, no mesmo ano, a equipe passou a jogar no ginásio que viria a ser a Capital One Arena.
Leia mais sobre o Washington Wizards
- Kyle Kuzma detona defesa do Wizards: “Não marca uma placa de PARE”
- Jogador do Wizards critica promoção da Copa da NBA
- “Eu estou feliz em jogar pelo Wizards agora”, desabafa Jordan Poole
Briga política
O provável anúncio da realocação tende a ser o reflexo mais drástico de uma disputa de bastidores. Leonsis e o Wizards cobravam Washington por um apoio na revitalização da Capital One Arena, mas a equipe da NBA foi seguidamente contrariada. O grupo queria aprovação de uso de dinheiro público para as obras. Enquanto isso, o governo local trabalha na diminuição das contas públicas.
Em entrevista recente, o dono da franquia afirmou que tinha o pior acordo de arena das grandes ligas dos EUA. Não só criticou as cláusulas defasadas do contrato de uso, mas, ao mesmo tempo, as condições do ginásio. Tratava-se do aparelho mais antiquado da NBA, segundo Leonsis. Com isso, desde o ano passado, comentava-se sobre a sua aproximação de grupos políticos da Virginia.
Nas últimas horas, com a divulgação da notícia dos planos de realocação, o prefeito de Washington agiu. Muriel Bowser, por fim, anunciou o apoio público e legislativo para a total modernização do complexo da Capital One Area. O investimento estaria na faixa dos US$500 milhões. A decisão, no entanto, pode ter vindo tarde demais.
“A zona sul de Washington é o nosso motor econômico, pois mantém as receitas para o apoio de vários programas importantes. Leonsis tem sido um dos maiores parceiros do funcionamento local. A renovação desse complexo, então, será um valioso investimento para o contínuo sucesso e prosperidade. Essa proposta representa a nossa última e melhor oferta para manter o Wizards e Capitals onde pertencem”, declarou Bowser.
Realocação
A realocação do Washington Wizards, com a chegada de uma equipe da NBA a Virginia, vai ser uma surpresa para a liga. Afinal, o estado não era um destino visado pela liga. Todas as especulações sobre novas localidades, como todos sabem, giravam em torno de Las Vegas e Seattle. Além disso, as grandes iniciativas fora desse eixo para ter um time da liga vinham de Loiusville e Vancouver.
A última mudança de uma franquia da NBA aconteceu em 2012, quando o Nets foi de Nova Jersey para Brooklyn. Mas isso não representou uma ruptura, pois a equipe seguiu no mesmo estado. Aliás, a distância entre as antiga e nova arenas é de só 22 quilômetros. Para uma alteração de grande porte, nós precisaríamos retornar à realocação do Seattle Supersonics para Oklahoma City, em 2008.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA