O site da revista Forbes listou três motivos para que o Golden State Warriors continue tolerando Draymond Green e seus problemas na NBA. O ídolo da franquia esteve em uma nova polêmica após brigar com Rudy Gobert e levar cinco jogos de suspensão da liga. Mesmo assim, a ausência ressaltou os motivos pelos quais o astro é tão necessário na equipe que foi campeã quatro vezes nos últimos nove anos.
Green, aliás, não estava envolvido diretamente na briga com o francês no início da discussão. O entrevero em quadra começou protagonizado por Klay Thompson e Jaden McDaniels, em uma das primeiras posses do duelo entre Warriors e Minnesota Timberwolves há 11 dias.
No entanto, o veterano protagonizou uma cena lamentável. Após o pivô francês, desafeto do veterano, encostar em Thompson para separar a briga, Green o enforcou pelas costas. E ficou por muito tempo na posição, gerando uma cena de esportes marciais na NBA.
Rudy Gobert thinks Draymond Green aimed to put him to sleep, but says Draymond isn’t skilled at choking
“He’s grabbing me, he’s grabbing me, he’s grabbing me. (But) the choke wasn’t good enough. Yeah, it wasn’t enough for me to really have to (go to sleep). But he tried. He… pic.twitter.com/qIwJ2f3CkF
Publicidade— NBACentral (@TheDunkCentral) November 15, 2023
Essa foi a quarta suspensão significativa de Green na carreira. É bom lembrar que ele havia sido suspenso nos playoffs de 2023 após pisar em Domantas Sabonis no duelo com o Sacramento Kings. Indo mais longe, ele também perdeu o jogo cinco das finais da NBA de 2016 contra o Cleveland Cavaliers. Além disso, o incidente com Jordan Poole antes do começo da temporada 2022/23 é considerado por muitos como o motivo do fracasso da equipe na última campanha.
Entre provocações de Rudy Gobert e até uma bronca pública de Steve Kerr, Green ficou distante da mídia desde a briga. Sua única aparição, aliás, foi para enaltecer o calouro Ausar Thompson, que tem se destacado na NBA por sua grande defesa e rebotes.
Leia mais sobre o Warriors!
- Ex-GM recomenda Warriors fazer troca por Zach LaVine
- Saiba quais jogadores o Warriors pode enviar em troca em 2023/24
- Stephen Curry relembra briga entre jogadores de Warriors e Pacers: “Apanhei muito”
A energia do astro, por outro lado, sempre foi citada por jogadores, técnicos e executivos como importante para a franquia. Mesmo que em alguns momentos seja prejudicial. A Forbes então, apontou os motivos para Golden State seguir bancando seu polêmico ala-pivô.
É bom lembrar que seu retorno às quadras está chegando. A vitória sobre o San Antonio Spurs nessa sexta-feira (24) foi o último dos cinco jogos que ele tinha que ficar ausente. Green, portanto, está disponível para o jogo da próxima terça-feira (28) entre Warriors e Sacramento Kings.
Defensor de elite
Green é um jogador revolucionário na defesa, e mesmo não sendo um nome tão importante no ataque, é fundamental para o equilíbrio desse sistema. Aliás, Draymond Green foi eleito para os times de defesa ideais da NBA desde 2015., sendo a única exceção em 2020, ano em que o Warriors foi um dos piores times da liga. Mesmo polêmico, ele segue vital como um dos rostos da dinastia que a franquia construiu ao lado de Stephen Curry e Klay Thompson.
Faz falta
O atleta de 33 anos se ausentou de 52 jogos desde a temporada 2021/22. Nesses duelos, o Golden State só venceu 24 jogos e somou 28 derrotas. Com ele em quadra são 80 vitórias em 128 jogos. Nos cinco jogos em que o veterano não atuou após ser suspenso, foram apenas dois triunfos. Ele também é fundamental para a construção do time, permitindo que Curry se movimente fora da bola e tenha mais liberdade. Ou seja, é vital para a estrutura da equipe.
Vem dando certo
A linha tênue entre a intensidade e o descontrole de Green tem sido, em geral, positiva para a franquia. Isso porque são quatro títulos, mais do que a equipe ganhou em todos os tempos antes da chegada do trio. Polêmicas à parte, o Warriors está acostumado a estar em posição de lidar com os impactos das ações do astro. E mesmo que com falhas importantes recentes, a equipe não tem motivos para abrir mão do “pacote” que vem junto com o atleta.
Bob Myers falou sobre
Bob Myers foi o grande construtor da dinastia do Golden State, atuando nos bastidores. Após uma longa passagem como executivo, o ex-presidente de operações de basquete da franquia falou sobre o que faria com o astro caso ainda estivesse na equipe.
“Eu diria que ele cometeu o seu erro anual no jogo dez e que não deveria mais perder o controle até o fim da temporada. Eu sei quem ele é. Então, o que eu faria é mostrar que continuo tentando. Não é sobre aprovar o que ele fez. Mas é sobre estar ao lado dele, mesmo que repreendendo. É preciso apoiar esses jogadores nos momentos difíceis”, explicou.
“É aqui onde entram também o relacionamento com Curry, Klay e Steve Kerr. Eles com certeza vão ajudar. Afinal, estão com ele há tanto tempo. Eles sabem quem é Draymond Green no Warriors e na NBA. Então, a rede de apoio era muito boa e sei que permanece lá para ajudá-lo a se recompor”, concluiu.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA