Comentarista alerta Warriors sobre Draymond Green após suspensão: “Fora de controle”

Para analista da ESPN, equipe precisa entender recente punição ao ala-pivô como sinal de atenção

draymond green suspensão warriors Fonte: Noah Graham / AFP

O Golden State Warriors vai atuar sem Draymond Green pelos próximos quatro jogos por causa de mais uma suspensão. Dessa vez, para resumir, o ídolo da franquia deu um mata-leão em Rudy Gobert durante uma briga em quadra. O problema é que esse é só mais um episódio de violência do ala-pivô nos últimos tempos. Para Stephen A. Smith, os casos precisam ser vistos como um sinal de alerta pelo time.

“Eu conheço e adoro Draymond. Mas quando o seu treinador fala que teve uma postura inaceitável, por mais classe que tenha sido com classe, é uma questão séria. Isso quer dizer, afinal, que o episódio já foi debatido na alta cúpula da organização e ficou definido que você é um problema. Ele ganhou um ‘rótulo’ na liga, não consegue desvincular-se dessa imagem e, agora, está fora de controle”, avaliou o analista da ESPN.

As atitudes de Green, além de prejudicarem a sua carreira, possuem um impacto cada vez maior no Warriors. A última temporada do time, por exemplo, ficou comprometida quando deu um soco em Jordan Poole ainda nos treinos de preparação. É consenso que a agressão fez o vestiário da equipe “desmoronar” já antes do início das partidas. Smith alerta que ninguém pode ignorar o comportamento recente do ídolo da franquia.

Publicidade

“Draymond é um campeão e, acima de tudo, alguém que assume os desafios que recebe em quadra. Esse time não seria quatro vezes campeão sem ele, certamente. Você pode ser emocional e até nervoso, mas não pode se deixar ser visto como fora de controle. E o que dizem por aí é que esse cara tem um problema de autocontrole. Ele não pode ignorar isso”, sentenciou o experiente comentarista.

Leia mais sobre o Golden State Warriors

Inaceitável

As palavras de Smith fazem alusão à análise de Steve Kerr sobre o incidente. Depois do anúncio da suspensão, o treinador do Warriors recuou em seus comentários pós-jogo e condenou Draymond Green. Na saída da derrota para o Minnesota Timberwolves, o ex-armador viu o ala-pivô em um esforço para defender Klay Thompson. No entanto, com as imagens, entendeu que foi algo muito mais grave.

Publicidade

“Em primeiro lugar, ele estava errado e sabe disso. Não tenho problemas que tente tirar Rudy de cima de Klay, por exemplo. Mas não foi só isso. Ele agarrou-o pelo pescoço por uns seis, sete segundos sem largar. Foi uma imagem terrível para todos os envolvidos. Esse é um comportamento inaceitável e, por isso, mereceu as cinco partidas de suspensão”, reconheceu o técnico tetracampeão da liga.

É verdade que Green sempre teve talento para entrar em confusões. Mas, agora, Kerr vê uma situação diferente. Os últimos incidentes mostram um jogador que, mais do que as provocações, ataca fisicamente todos que o contrariam. Ele ultrapassou uma linha e não consegue mais enxergá-la. Para o treinador, a princípio, esse é um caso que pode necessitar de ajuda profissional.

Publicidade

“Draymond precisa encontrar uma forma de não passar dos limites. E não estou falando de uma falta técnica ou expulsão, mas de atos de violência física. Não há desculpa para algo assim. Temos que dar-lhe toda a assistência possível para que consiga distinguir a diferença entre ser um incrível competidor e desleal. Você simplesmente não pode passar dessa linha”, concluiu o ex-atleta do Chicago Bulls.

O que você faria?

Por sorte ou azar, essa não é a primeira vez que o Warriors lida com uma suspensão disciplinar de Draymond Green. Aliás, isso já aconteceu em playoffs. Bobby Myers era executivo da franquia até a última temporada e, por isso, precisou administrar essas situações. Ele já deixou o time, mas explicou o que já fez e faria de novo para tentar contornar mais uma conduta reprovável do astro.

Publicidade

“Se ainda fosse um dirigente da franquia, eu teria uma conversa sincera com Draymond. Diria que já cometeu o seu erro no 10o jogo da temporada, então não há mais margem para tolerância. E sei que ele ouviria, pois essa é uma impressão errada que as pessoas têm dele. Em nossa relação, por exemplo, ele sempre ouvia o que eu tinha a dizer e sugerir”, contou o agora analista da ESPN.

Myers já não está dentro da organização para orientar o especialista defensivo. Mas ele aposta que Kerr pode fazer o seu papel. “Eu conheço esse cara. Ele ouve, mas, mesmo assim, comete erros de vez em quando. O que fazia era garantir que não o abandonaria ou desistiria de recuperá-lo. E esse é o valor de Steve no dia-a-dia: é uma pessoa que cria laços com as pessoas”, elogiou.

Publicidade

Leia mais sobre Draymond Green

Em defesa

Mas nem todos encararam o comportamento do Green de uma forma condenável. Não resta dúvidas de que a postura não é ideal. Alguns jogadores e ex-atletas, no entanto, acreditam que poderiam reagir da mesma forma em meio a uma briga. É o caso, por exemplo, de Shaquille O’Neal. Para o lendário pivô, o mata-leão em Gobert é um exagero que possivelmente cometeria.

“Eu tento não ser hipócrita, antes de tudo. Sou um atleta a moda antiga, então sempre vou defender os meus companheiros. Alguém coloca a mão em um cara do meu time e vou bater na pessoa. Simples assim. As pessoas dizem que isso é errado hoje, mas não consigo ser hipócrita. O que o Shaq faria dentro de quadra? Certamente, teria feito a mesma coisa que Draymond”, admitiu o integrante do Hall da Fama.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários