Um dos astros do Los Angeles Clippers, Kawhi Leonard, explicou o momento ruim da equipe desde a chegada de James Harden. Isso porque foram três derrotas em três jogos com o novo reforço. Assim, diferentes analistas e jogadores detonaram o time do técnico Tyronn Lue. O camisa 2, então, deu seu ponto de vista sobre a situação.
“Sinto que estamos nos conhecendo. Tanto os jogadores quanto a comissão técnica”, comentou Leonard. “Você vê algumas coisas boas no jogo de hoje. Só não estamos conseguindo sustentar. Uma vez que descobrirmos, vamos manter o ritmo. Então, todos nós precisamos manter a cabeça erguida, permanecer confiantes e continuar nos incentivando a manter o foco no objetivo”, seguiu.
Outra justificativa é o estilo de jogo dos quatro astros. Afinal, todos eles estão acostumados a terem o controle do jogo. Algo que, aliás, o astro comparou com o Dallas Mavericks no último ano, com Luka Doncic e Kyrie Irving.
“Obviamente, como eu disse, temos quatro jogadores em quadra acostumados a ter a bola, acostumados a encontrar um ritmo apenas sentindo e tocando a bola durante todo o jogo”, explicou. “Vimos isso com Luka e Kyrie no ano passado. Eles estavam tentando entender.”
“Mas é algo que vamos melhorar apenas jogando. ‘Certo, esse cara precisa melhorar isso ou está indo bem. Vou me envolver em outra parte do jogo, onde posso nos fazer vencer'”, finalizou Leonard.
Mudanças
A franquia já tem trabalhado para evoluir neste quesito. A mudança sobre quem está com a posse de bola, por exemplo, traça novo comportamento para todos os atletas. Com isso, as rotações também devem sofrer alterações. Dessa forma, o técnico do Clippers, Tyronn Lue, explicou jogadas diferentes com Kawhi Leonard, Harden, Paul George e Russell Westbrook.
“No período de treinos, nós pedimos que todos os jogadores ficassem em movimento quando Kawhi e Paul recebessem bloqueios na bola. Mas, com James no pick-and-roll, as instruções são o contrário. Queremos que o time fique o mais espaçado possível e guardem posição. Porque, assim, ele vai poder fazer as leituras e encontrar passes. Então, tudo muda”, explicou Lue.
Outro que comentou sobre o processo de evolução foi Westbrook. Sem levantar muitas expectativas, ele não garantiu o sucesso da parceria. O veterano reconheceu que vai ser uma adaptação e, com isso, todos precisam ter paciência.
“Nós vamos precisar de tempo, pois sempre é um processo. Não tenho respostas para saber como isso vai funcionar. Eu não prevejo o futuro. Então, não sei o que pode acontecer. O que posso garantir é que, como qualquer processo, vamos ter altos e baixos no caminho. Vamos ter boas e más atuações. Mas nada para se preocupar”, argumentou o ex-MVP da liga.
Westbrook sabe que a cobrança por resultados é sempre imediata. No entanto, avisa que essa é a postura de quem não entende como os esportes funcionam.
“Não dá para alguém chegar e entrosar de primeira, então o tempo é importante. Um encaixe imediato é uma perspectiva irreal. A realidade é que isso vai ser um processo. Por isso, não há respostas prontas”, completou.
Críticas
O último revés sofrido pelo Clippers, diante do Mavericks, foi duro para a franquia. Até mesmo o comentarista do time texano, Brian Dameris, chegou a criticar o elenco. Apontamentos esses, na verdade, direcionados principalmente para Harden. Afinal, novamente, o camisa 1 teve um desempenho abaixo do esperado com 14 pontos e cinco rebotes. Então, resultou nas duras críticas do comentarista do Mavericks.
“Ei, James, você é o problema. Se isso não funcionar este ano, neste sistema, com esta equipe, você vai apontar o dedo para todos os outros e vai para casa começar a procurar outra equipe. Não vai sobrar ninguém. Isso porque você não é ‘o Barba’, você não é o sistema. Você é o problema”, disparou o analista.
Leia mais sobre o Clippers!
- Após duas derrotas, Austin Rivers detona Clippers: “Não vai a lugar algum”
- Clippers tem interesse em troca por pivô do Pacers
- “James Harden pode prejudicar Russell Westbrook no Clippers”, avisa analista
O comentarista, aliás, não está sozinho nas críticas a James Harden após mais uma derrota do Clippers. Recentemente, o ex-armador Austin Rivers disparou contra a franquia ainda nos primeiros reveses. Os tropeços colocam em xeque a formação com Harden. Afinal, a expectativa era de um grande time, com quatro grandes astros. No entanto, não é o que está acontecendo até aqui. Assim, Rivers falou momento da franquia e comentou sobre o que deve mudar.
“Em longo prazo, como isso se torna uma equipe?”, questionou o ex-jogador. “Tenho preocupações, especialmente olhando para frente e fazendo uma corrida aos playoffs. Eles vão precisar que alguns jogadores se destaquem e assumam um papel secundário”, seguiu.
De acordo com Austin Rivers, alguns destes quatro astros do Clippers (James Harden, Kawhi Leonard, Russell Westbrook e Paul George) terão que se limitar para evitar derrotas. “Honestamente, apenas não ser quem foram durante toda a carreira”, recomendou.
“É difícil ver como podem ser funcionais no futuro. Eles têm quatro superastros, acostumados a serem a referência em suas equipes. Quem será o espaçador? O cara dedicado? O que pega rebotes, bloqueia e assume papel secundário? Não pode ser apenas um deles. Tem que ser vários”, finalizou.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA