Stan Van Gundy: “Dwight Howard teve uma carreira melhor que Anthony Davis”

Para o ex-treinador, Howard deveria ocupar o lugar de Davis na lista de 75 maiores jogadores da NBA

Dwight Howard Anthony Davis Fonte: Andrew D. Bernstein / AFP

A história de Anthony Davis e Dwight Howard está conectada pelo título que venceram juntos, mas também por uma certa polêmica. Afinal, a presença do pivô do Lakers na lista dos 75 melhores jogadores de todos os tempos, feita pela própria NBA, contrasta com a ausência do ídolo do Orlando Magic. O último a falar sobre o assunto foi o ex-treinador da liga, Stan Van Gundy, no podcast Knuckleheads.

“As pessoas não tem noção do quão bom era Howard. Para mim, e sendo bem sincero, os únicos jogadores que estavam na mesma conversa naquela época, por exemplo, eram Kobe Bryant e LeBron James. E repito, não estou brincando. Ele era, acima de tudo, dominante”, conta Van Gundy.

“Davis é um jogador fantástico. Você vê pelo impacto que ele teve no último ano. Mas quando houve essa seleção por parte da NBA, era um absurdo colocá-lo à frente de Howard. Na minha opinião, não dá pra argumentar isso até hoje. É absolutamente ridículo”, disparou o treinador.

Publicidade

Van Gundy viveu o melhor momento de sua carreira justamente com o pivô que hoje joga em Taiwan. Juntos, chegaram às finais da liga em 2009. Além disso, foram às finais de conferência em 2010. Além disso, chegaram até a segunda rodada em 2008. Foram cinco anos de união até que o Howard pediu para ser negociado ao fim de 2011/12.

Uma curiosidade é que o técnico quase dirigiu o pivô do Lakers. Ele chegou ao cargo de comandante do New Orleans Pelicans em 2020/21. Entretanto, a estrela pediu para ser negociada da franquia na temporada anterior. Tanto Dwight Howard, quanto Anthony Davis foram jogar em Los Angeles.

Publicidade

Leia mais!

Conquistas parecidas

Ambos conquistaram seu único título de NBA juntos em 2020/21 pelo Los Angeles Lakers. Davis era uma das maiores estrelas do time, enquanto Howard estava em sua segunda passagem pela equipe, já como reserva. No entanto, seu papel cresceu ao longo dos playoffs, sendo titular do time ao lado do camisa 3 nas últimas duas séries: contra Denver Nuggets e Miami Heat.

Publicidade

Depois do título, o jogador que hoje atua na Ásia mudou de equipe, indo para o Philadelphia 76ers. Os dois voltaram a ser companheiros um ano depois na frustrante campanha do Lakers em 2021/22. Sem conseguir chegar sequer à pós-temporada, os dois protagonizaram um entrevero no banco de reservas em uma partida no começo daquele ano.

Por fim, as conquistas pela seleção dos EUA também são semelhantes. O jogador que não atua pela NBA desde 2022, ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. Além disso, venceu a Copa das Américas FIBA em 2007. Na ocasião, os americanos jogaram o torneio com várias peças importantes, enquanto treinavam para tentar recuperar o Ouro Olímpico perdido em 2004.

Publicidade

Davis esteve na seleção que recebeu a medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres em 2012. Da mesma forma, participou da conquista da Copa do Mundo FIBA em 2014 na Espanha.

Em 1242 jogos pela NBA, Howard teve médias de 15.7 pontos, 11.8 rebotes e 1.8 bloqueios por jogo. Já o atual jogador de Los Angeles, soma médias de 24 pontos, 10.4 rebotes e 2.3 tocos, em 660 partidas.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários