Entre saídas de veteranos e um rejuvenescimento do elenco, o Brooklyn Nets é um dos times mais ativos da agência livre da NBA em 2023. E não espere que eles tenham acabado. O Nets ainda é um dos times dentro dos rumores da situação de Damian Lillard. Se não mais para obtê-lo, eles ainda podem ser o time a viabilizar a troca entre Miami Heat e Portland Trail Blazers. Então, pode ganhar mais jovens atletas para os próximos anos.
Chegaram
Noah Clowney (Draft), Dariq Whitehead (Draft), Jalen Wilson (Draft), Lonnie Walker IV (Lakers), Dennis Smith Jr (Hornets), Darius Bazley (Suns) e Armoni Brooks (sem time).
Saíram
Seth Curry (Mavericks), Joe Harris (Pistons), Yuta Watanabe (Suns), Patty Mills (Hawks), Dru Smith (Heat), Edmond Sumner (agente livre), David Duke Jr (agente livre) e RaiQuan Gray (agente livre).
Rumores
O Brooklyn Nets foi um dos times que se interessou primeiro em Damian Lillard. No entanto, o interesse público do armador em se juntar ao Miami Heat, não permitiu que a franquia se empolgasse. Acima de tudo, o cenário mais realista do momento é que o Nets pode ser o terceiro time em uma troca do astro para o Heat.
O Portland Trail Blazers, afinal, não está interessado em obter Tyler Herro, principal moeda de troca da franquia da Flórida. É ai que, então, entra o interesse do Brooklyn. Herro poderia ser um nome interessante para o elenco do time de Nova York. Não só para o agora, mas também para o futuro.
Em meio a uma construção de elenco através de lideranças jovens, Herro se encaixaria como mais um desses nomes, juntamente com Mikal Bridges, Nic Claxton e Cameron Johnson.
Leia mais!
- Nets e Cavaliers farão jogo em Paris pela temporada regular da NBA
- Nets quer envolver Ben Simmons em troca, mas times não se interessam
- Brooklyn Nets planeja montar time em torno de Mikal Bridges
Por outro lado, os ativos da franquia não são tão valiosos. Esse terceiro time envolvido precisaria fornecer mais para o Blazers em uma troca tripla. Ben Simmons não é o nome mais popular da NBA no momento. Enquanto isso, os jogadores que mais poderiam interessar, tem vínculos longos com a franquia.
Times como o Utah Jazz, Oklahoma City Thunder e alguns outros, podem ser melhores oportunidades de negócio para os outros lados envolvidos.
Brooklyn ainda tem duas vagas abertas em seu elenco. Afinal, o calouro Jalen Wilson e o ala-armador Armoni Brooks, são jogadores com contratos two-way. O acordo de Darius Bazley também não é garantido, de acordo com o portal Spotrac.
O Técnico
Jacque Vaughn segue como treinador principal do Brooklyn Nets. Após assumir como interino na última temporada, e tentar arrumar a bagunça deixada por Steve Nash, Vaughn renovou seu contrato até 2026/27, de acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN.
Vaughn inclusive chegou a viver grande momento enquanto Kevin Durant ainda estava no time. Mas o pedido de troca de Kyrie Irving, e a levou à saída do companheiro. Vaughn é reconhecido pelo trabalho defensivo, mas precisará fazer o ataque andar melhor em 2023/24.
O detalhe é que, apesar de muitos ter jogado abaixo da média em 2022/23, o Nets perdeu uma grande gama de arremessadores no mercado. Exemplo disso são nomes como Joe Harris, Patty Mills, Yuta Watanabe e Seth Curry.
Armadores*
26. Spencer Dinwiddie (1.96m, 97kg, 30 anos)
1. Mikal Bridges (1.98m, 94kg, 26 anos)
10. Ben Simmons (2.08m, 108kg, 27 anos)
24. Cam Thomas (1.93m, 95kg, 21 anos)
x. Lonnie Walker IV (1.93m, 92kg, 24 anos)
x. Dennis Smith Jr (1.88m, 92kg, 25 anos)
x. Armoni Brooks (1.90m, 88kg, 25 anos)
Alas**
2. Cameron Johnson (2.03m, 95kg, 27 anos)
28. Dorian Finney-Smith (2.01m, 99kg, 30 anos)
00. Royce O’Neale (1.93m, 102kg, 30 anos)
x. Dariq Whitehead (2.01m, 99kg, 18 anos)
x. Noah Clowney (2.08m, 95kg, 19 anos)
x. Darius Bazley (2.03m, 94kg, 23 anos)
x. Jalen Wilson (2.03m, 102kg, 22 anos)
Pivôs
33. Nic Claxton (2.11m, 97kg, 24 anos)
20. Day’Ron Sharpe (2.11m, 120kg, 21 anos)
*armadores e alas-armadores
** alas e alas-pivôs
Análise final
O Brooklyn Nets, portanto, é um time ainda muito difícil de prever para 2023/24. A franquia se classificou para os playoffs em 2022/23. No entanto, muito mais pela campanha antes da saída de Durant do que depois. Mas é inegável que Mikal Bridges é um dos nomes mais empolgantes para assistir na próxima temporada.
O termômetro entre uma equipe de reconstrução (o que não necessariamente interessa já que a maioria de suas escolhas de futuro estão com Houston), ou uma equipe de playoffs, pode ser Ben Simmons. Ele é um armador, mas pode jogar literalmente em todas as posições da quadra com Vaughn, que admitiu não saber a melhor maneira de usá-lo em 2022/23.
É questão de versatilidade. O time precisa de mais um pivô no mercado se ele jogar de armador, e vice-versa. O foco, então, é que o elenco do Brooklyn Nets está mais jovem e as novas lideranças tentarão se provar em um ano completo na NBA.
Acima de tudo, digna de nota, a renovação de Cam Johnson foi um movimento bem ajustado. A concorrência maior de acordo com os rumores, era do Detroit Pistons. Afinal, é o mesmo time que, horas antes do Draft, absorveu o grande e caro contrato do veterano Joe Harris e perdeu maior espaço salarial para adicionar o ala do Nets. O arremessador, aliás, receberá US$108 milhões por quatro anos.
Por fim, reconstruir o elenco sem as melhores escolhas de Draft é difícil na NBA e Brooklyn Nets sabe bem disso. Mas, ao menos, há uma base jovem interessante que pode garantir um futuro um pouco mais competitivos para a franquia.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp