“Nikola Jokic é muito melhor que Larry Bird”, crava Dennis Rodman

Polêmico, ex-jogador diz ainda que lenda do Celtics não teria lugar na NBA de hoje

Nikola Jokic Larry Bird Fonte: Jenny Fischer / AFP

O sempre polêmico Dennis Rodman deu uma declaração polêmica ao canal VladTV, no YouTube. Para o ex-jogador, o sérvio Nikola Jokic é muito melhor que o lendário Larry Bird. O ídolo do Boston Celtics conquistou três títulos  e, ao lado de Magic Johnson, foi uma das caras da NBA nos anos 80.

“Cara, aquele cara de Denver é muito melhor que Larry. Ele [Jokic] é lento pra caramba, mas esse cara conhece o jogo. Então, ele é melhor que Larry Bird. Tipo, quando o comparamos com Larry Bird, acho que as pessoas o escolheriam, se fosse para jogar na NBA atual”, disse Rodman.

Publicidade

A afirmação ocorreu como uma resposta a Gilbert Arenas. O ex-armador do Washington Wizards disse recentemente que Bird levaria a melhor sobre LeBron James no um contra um. Rodman, por sua vez, partiu para o deboche. Cravou que Bird não seria capaz de se manter na NBA de hoje.

“O quê? Se Larry Bird jogasse atualmente, acho que ele estaria na Europa. Então, ele estaria em algum lugar por lá. O jogo dele era adequado para Boston naquela época, nos anos 80. Mas, no mundo de hoje, não tem como dar certo na NBA. Não o estou subestimando. Afinal, ele era um grande jogador naquela época, como eu era. Mas estou dizendo que, hoje (com o jogo mais veloz), não teria como”, finalizou o ex-ala-pivô.

Publicidade

Campeão da NBA na última temporada, Nikola Jokic ficou perto de alcançar uma marca de Larry Bird. Afinal, o ídolo do Celtics é o único jogador da história a ser eleito três vezes MVP de forma consecutiva (1984-86). O pivô do Nuggets levou o prêmio em 2021 e 2022, mas perdeu a disputa para Joel Embiid (Philadelphia 76ers) em 2023.

Nas finais deste ano, Jokic teve um desempenho notável. Assim, com médias de 30 pontos, 13,5 rebotes e 9,5 assistências, ele liderou o Nuggets ao primeiro título de sua história.

Leia Mais!

Quando defendeu o Detroit Pistons, Rodman enfrentou Bird algumas vezes na carreira. Na época, aliás, Pistons e Celtics travavam grandes batalhas pelo topo da Conferência Leste. Eram jogos bastante físicos, com direito a socos e empurrões.

Publicidade

A equipe de Detroit levou a melhor em três das quatro séries de playoffs que disputaram, entre 1988 e 1991. O Pistons, aliás, foi campeão da NBA em 1989 e 1990. Os Bad Boys capitaneados por Isiah Thomas eram o time mais odiado da liga.

Bird x Rodman

Além do tricampeonato da NBA (1981, 1984 e 1986), Bird alcançou algumas marcas importantes. Afinal foi eleito 12 vezes All-Star, nove vezes para o time ideal da liga e campeão olímpico pela seleção dos EUA (1992). Em 13 anos na liga, Bird obteve médias de 24,3 pontos, dez rebotes e 6,3 assistências. Desse modo, ele está no Hall da Fama e é considerado um dos maiores nomes do esporte em todos os tempos.

Publicidade

Além disso, Bird é um dos três jogadores da história da liga a conseguir 50-40-90 em múltiplas temporadas. Ou seja, converteu pelo menos 50% nos arremessos de quadra, 40% nas bolas de três e 90% nos lances livres. Os outros são Steve Nash e Kevin Durant.

Em contrapartida, Rodman tem cinco títulos no currículo. Mas, ao contrário de Bird, sempre foi coadjuvante e colecionou confusões dentro e fora de quadra. Rodman era, sobretudo, uma “caixinha de surpresas ambulante”. Além das duas conquistas em Detroit, ele fez parte do tricampeonato do Chicago Bulls (1996-98) de Michael Jordan. No entanto, é considerado um dos melhores defensores da história da NBA.

Publicidade

Além disso, Rodman foi All-Star duas vezes e eleito melhor defensor em 1990 e 1991. Durante sete temporadas seguidas (1992-98), ele foi o principal reboteiro da liga. Assim, suas médias em 14 anos de NBA foram de 7,3 pontos e 13,1 rebotes. Por fim, ele também está no Hall da Fama do basquete.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários