A temporada regular em 2022/23 mostrou que a arbitragem estava muito mais rígida, mas parece que ninguém notou isso. Vários atletas tomaram faltas técnicas por reclamações simples, que jamais seriam punidos antes. No entanto, o prejuízo está sendo visto só agora. Nos playoffs, jogadores já foram suspensos, enquanto a NBA quer deixar um exemplo.
Apenas na atual edição dos mata-matas, Draymond Green e Dejounte Murray tomaram suspensões de um jogo. Foram, enquanto estamos apenas na primeira rodada. Além disso, outros ficaram sob o risco, como Joel Embiid, James Harden, Dillon Brooks e Domantas Sabonis.
E o que eles andam fazendo para acontecer?
Na verdade, todo ano, a Associação de Jogadores da NBA (NBPA) avisa como será a arbitragem na fase regular e nos playoffs e as suspensões são previstas. Seja por pontuação (já explico) ou por histórico, eles ficam sabendo o que fazer ou não. Desde um “soquinho” no ar ou um tapa na própria mão, até a reclamações mais veementes, vários atletas tomaram falta técnica por bobagem.
Jayson Tatum was called for a technical foul on this play. pic.twitter.com/vqFDG74hfj
— SportsCenter (@SportsCenter) November 15, 2022
Não, a NBA não está interferindo no jogo. Ela está disciplinando. A liga quer que os jogadores e técnicos respeitem o que está escrito nas regras. Nada menos que 160 atletas tiveram até três faltas técnicas. Outros 91 levaram quatro ou mais. Os líderes, alguém quer adivinhar? Green e Brooks, com 18 cada.
Leia mais
- NBA anuncia suspensão de Draymond Green por um jogo
- NBA avalia suspensão de Joel Embiid por chute em Nic Claxton
- Ja Morant volta, brilha, mas Lakers vence Grizzlies com golpe baixo de Dillon Brooks
Claro que alguns astros possuem o poder do pano. Ou seja, eles raramente sofrem com isso, até por conta de uma regra não escrita. Afinal, a NBA é uma liga de jogadores. Sem as estrelas, não tem torcedor no ginásio. No fim das contas, não tem grana. Alguns deles, como Luka Doncic e Trae Young, conhecidos por muitas reclamações, às vezes desrespeitosas, acabam levando. Mas quanto mais protagonismo dos dois, mais marcados eles ficam pela liga.
Desde o ano de estreia dos dois, eles “cresceram de tamanho” pelo que fazem em quadra, se tornaram grandes astros. Mas o apito não acompanhou o comportamento deles. Embora Doncic seja um candidato ao MVP a cada temporada, ele está sempre entre os que mais levam. Os dois tiveram 17 cada em 2022/23. Por outro lado, Joel Embiid teve seis, Giannis Antetokounmpo e Stephen Curry, cinco, enquanto Nikola Jokic ficou com quatro.
LeBron James? Uma.
Com 18, um atleta pega um jogo de gancho.
Ou seja, quanto maior o tamanho destes jogadores na NBA, menores são as chances de serem suspensos, seja na fase regular ou nos playoffs. Os árbitros acabam tendo mais paciência com eles do que com jovens astros. Até Chris Paul, que reclama absolutamente de todas as marcações, ficou com apenas seis.
Não se colocar em posição de ser suspenso
O ponto principal para os jogadores é que eles não se coloquem em posição de levarem técnica ou suspensão. E alguns deles, mesmo com mais experiência, acabam caindo nas “armadilhas” do adversário. O oponente sabe que determinados atletas são mais “esquentadinhos”, então a provocação só aumenta.
Draymond Green pisou em Domantas Sabonis e levou uma partida de suspensão. Fosse na temporada regular, ele seria suspenso por vários jogos. Mas como foi nos playoffs, voltamos ao ponto em que a liga é dos astros e que preservar o espetáculo é o principal.
Mas o que Green fez ao pisar nele? O atleta se colocou na posição de ser suspenso. Foi um pisão, por mais que Sabonis tenha segurado suas pernas. Ambos erraram, mas o jogador do Warriors fez um papelão.
Depois, Joel Embiid chutou Nic Claxton. Aquilo era expulsão, flagrante dois. Mas era um astro, um candidato ao MVP. Ficou com a flagrante 1. Claxton, por outro lado, ao passar por cima do jogador do Philadelphia 76ers, levou uma técnica. Mais tarde, ele comemorou na cara de Embiid. Tomou a segunda e foi expulso. Em contrapartida, o atleta do Sixers foi investigado posteriormente.
Brooks deu um golpe na virilha de LeBron. Falta flagrante dois. Expulsão de cara. Após investigação, a liga entendeu que aquela punição seria suficiente.
Notou algo?
Todos eles se colocaram em posição para tal. Alguns, talvez, um pouco mais que os outros.
As regras existem, por mais que a gente não concorde com todas elas.
Jogadores sabem que podem ser suspensos pela NBA nos playoffs
Com um sistema de pontuação, um atleta corre riscos de levar até dois jogos de suspensão.
- Por uma expulsão (falta flagrante 2), um jogador fica com dois pontos
- Caso ele tenha uma falta flagrante 1, ele vai para três pontos
- No entanto, se for uma nova do tipo 2, ele é suspenso por um jogo ao acumular quatro pontos
- A partir do momento em que um jogador tenha três ou quatro pontos, com uma falta flagrante posterior (1), ele é suspenso por uma partida
- Entretanto, se o atleta tiver a mesma pontuação (três ou quatro) e cometer uma nova falta flagrante (2), a suspensão é de dois jogos
- Por fim, um jogador com cinco pontos ou mais cometer qualquer falta flagrante (1 ou 2), ele é suspenso por dois embates
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp