O Denver Nuggets, primeiro colocado da Conferência Oeste, encara o Minnesota Timberwolves, a partir deste domingo, na série de primeira rodada dos playoffs da NBA. A equipe do eventual três vezes MVP, Nikola Jokic, tenta conseguir o primeiro título da história. Enquanto isso, seu adversário tenta superar a temporada inconsistente e o seu final polêmico.
Confrontos na temporada
Denver Nuggets 2 x 2 Minnesota Timberwolves
02/01: Minnesota Timberwolves 124 x 111 Denver Nuggets
18/02: Denver Nuggets 122 x 118 Minnesota Timberwolves
05/02: Minnesota Timberwolves 128 x 98 Denver Nuggets
07/02: Denver Nuggets 146 x 112 Minnesota Timberwolves
Datas da série
16/04: Denver Nuggets x Minnesota Timberwolves – 23h30 (Amazon Prime Video / SporTV 2 / TNT / Gaules)
19/04: Denver Nuggets x Minnesota Timberwolves – 23h (League Pass)
21/04: Denver Nuggets x Minnesota Timberwolves – 22h30 (ESPN 2)
23/04: Denver Nuggets x Minnesota Timberwolves – 22h30 (Amazon Prime Video / SporTV 2 / TNT / Gaules)
25/04: Denver Nuggets x Minnesota Timberwolves*
27/04: Denver Nuggets x Minnesota Timberwolves*
39/04: Denver Nuggets x Minnesota Timberwolves*
* Se necessário
Destaques
Denver Nuggets
- Nikola Jokic: 24.5 pontos, 11.8 rebotes, 9.8 assistências.
- Jamal Murray: 20 pontos, 6.2 assistências, um roubo de bola.
- Michael Porter Jr: 17.4 pontos, 5.5 rebotes, uma assistência.
Minnesota Timberwolves
- Anthony Edwards: 24.6 pontos, 4.4 assistências, 1.6 roubos de bola.
- Karl Anthony-Towns: 20.8 pontos, 8.1 rebotes, 4.8 assistências.
- Rudy Gobert: 13.4 pontos, 11.6 rebotes, 1.4 bloqueios.
Na temporada
Pela segunda vez na história, Denver Nuggets e Minnesota Timberwolves se enfrentarão nos playoffs. Em 2003/04 foi a única vez que eles se encontraram na pós-temporada. Desse modo, a equipe de Kevin Garnett venceu em cinco jogos. Em seguida, foi até às finais da Conferência Oeste, na qual perdeu para o Los Angeles Lakers de Shaquille O’Neal, Kobe Bryant, Karl Malone e Gary Payton.
No momento, as duas franquias bem diferentes. O Nuggets, após dois anos com lesões afetando seu desempenho, pretende fazer valer a luta pelo topo do Oeste. A equipe começou a temporada com uma derrota para um Utah Jazz em reconstrução e teve o primeiro mês de campanha perto dos 50% de aproveitamento nos confrontos.
No entanto, em dezembro a equipe pegou ritmo. Nas 27 partidas seguintes, perdeu somente sete delas. Desse modo, terminou com 53 vitórias e 29 derrotas.
Jamal Murray e Michael Porter Jr estão saudáveis. Ao mesmo tempo, Aaron Gordon se mostrou uma ótima combinação ao lado de Jokic. Além disso, Kentavious Caldwell-Pope e Bruce Brown são dois bons reforços que chegaram nesta temporada. Já o pivô do time dispensa apresentações. Desse modo, o Nuggets é um dos concorrentes pelo título.
Leia mais!
- Calendário da primeira rodada dos playoffs 2023 da NBA
- Quais são os times favoritos nos playoffs da NBA? Faça suas apostas
- Playoffs da NBA: Los Angeles Lakers x Memphis Grizzlies
Por outro lado, o Timberwolves não teve a temporada esperada. A equipe pagou demais por Rudy Gobert e a combinação não acabou sendo das melhores. O soco dele em Kyle Anderson, na última semana, foi apenas mais um capítulo ruim. Além disso, D’Angelo Russell e Jarred Vanderbilt foram trocados para o Los Angeles Lakers. Então, a equipe de Minnesota recebeu Mike Conley, Nickeil Alexander-Walker e picks futuras, o que não deixou o time tão competitivo assim.
Portanto, terminou na oitava colocação da Conferência Oeste. No play-in perdeu na prorrogação para o Lakers, mas aproveitou a segunda chance contra o Oklahoma City Thunder.
Tim Connelly chegou na presidência do Timberwolves neste ano, após quatro anos terminando a reconstrução do Nuggets. No entanto, é nítido que ele precisará de mais algum tempo para melhorar a situação atual de Minnesota.
A série
Os quintetos titulares farão uma boa disputa entre si. Conley e Gobert sofreram uma virada histórica na primeira rodada dos playoffs na bolha, quando ainda eram do Utah Jazz. Então, já conhecem os adversários. Além disso, Towns e Jokic sempre é um confronto interessante. No entanto, e a unidade reserva? A de Denver é, de longe, superior. Primeiramente que com Naz Reid lesionado, Chris Finch terá que ser ligeiro para deixar os dois pivôs titulares sempre marcando o adversário sérvio. Senão, Nathan Knight terá que assumir essa responsabilidade e isso não seria bonito.
Depois, tirando Jaylen Nowell e Taurean Prince, há algum outro reserva que conseguiria se igualar ao nível dos de Denver? Jordan McLaughlin contra Reggie Jackson? Wendell Moore Jr contra Brown? A resposta é não.
Denver Nuggets (53-29)
O Nuggets tem um ataque muito completo. Entre todas as coisas que Jokic consegue fazer, seu passe se destaca. Desse modo, ter dois arremessadores de elite como Caldwell-Pope e Porter Jr no perímetro é essencial. Além disso, Murray, Gordon e Brown sabem utilizar esse atributo do pivô. Então, a equipe tem o quinto maior offensive rating com 116.8. Além disso, a porcentagem em assistências é a segunda maior da NBA com 66.3%.
No entanto, a defesa não é das melhores. O defensive rating deles está no meio do ranking com 113.5. Além disso, Denver está empatado com o Lakers na segunda colocação entre os times que os adversários possuem o maior aproveitamento do perímetro. A equipe permite 34.4% dessas bolas.
Minnesota Timberwolves (42-40)
Por outro lado, existem motivos para o Timberwolves ter uma campanha mediana. Seu offensive ranting é de 113.3, o 23º maior da NBA. No entanto, o time tem uma presença no garrafão com seus dois pivôs. Eles produzem uma média de 46.9 pontos por confronto na área, a oitava maior da liga. Isso é bom quando se lembra que o Nuggets é um time que permite os adversários pegarem rebotes ofensivos e é o 14º que mais deixa seus adversários fazerem pontos com segundas chances, tendo uma média de 13.4.
Ao mesmo tempo, o defensive rating de Minnesota é bom. Com 113.1, tem o décimo maior da liga. Além disso, bloqueia 5.4 arremessos por jogo, a quinta maior média da campanha.
A ausência de Jaden McDaniels, entretanto, pode ser mais um grande problema. Ele fraturou a mão ao se irritar com a briga de Anderson e Gobert, dando um soco na parede. Não existe previsão para o seu retorno às quadras.
No entanto, uma boa defesa e um ataque mediano não será suficiente para parar o primeiro colocado de uma Conferencia Oeste recheada de concorrentes pelo título. Desse modo, o Denver Nuggets deve vencer o Minnesota Timberwolves sem encontrar muita dificuldade.
Previsão: Nuggets em cinco jogos.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp