Atualmente, o Dallas Mavericks é o único time do Texas que pode se classificar para os playoffs da NBA. No entanto, está na 11ª posição da Conferência Oeste restando dois jogos para o término da temporada regular. Além disso, Houston Rockets e San Antonio Spurs, que vivem uma reconstrução, são os últimos colocados. Então, se o Mavs foi eliminado, será a primeira vez na história da liga que o estado não terá representantes na pós-temporada.
Por anos, o Spurs esteve entre os melhores times da liga. Entre 1999 e 2007, ganharam quatro títulos enquanto eram liderados por Tim Duncan. Além disso, a dinastia chegou em duas finais em 2012/13 e 2013/14. Ambas foram contra o Big 3 do Miami Heat, mas só a segunda foi uma vitória.
Por outro lado, o Houston Rockets não teve o mesmo sucesso, no entanto sempre se manteve competitivo. Com Hakeem Olajuwon ganharam dois títulos nos anos 90. O MVP de 1993/94 era um dos melhores defensores da época, e não desejava a desejar no outro lado da quadra também.
Já neste século, James Harden foi o astro da equipe. No entanto, o MVP de 2016/17 e três vezes líder de pontos na temporada nunca levou a franquia a um título.
Leia mais!
- Luka Doncic: “Enquanto o Mavericks tiver chance nos playoffs, eu jogarei”
- Executivo da NBA se arrepende por não fazer tank por Victor Wembanyama
- Gregg Popovich não vai se aposentar se conseguir Victor Wembanyama, diz analista
Nesta temporada, era esperado o fracasso do Rockets e Spurs. Ambos os times estão em reconstrução e miram conseguir o prospecto francês Victor Wembanyama. No entanto, a campanha do Mavericks foi um tanto inesperada. Ao adicionar Kyrie Irving, o melhor jogador que Doncic que já teve ao seu lado, a equipe despencou nas colocações da Conferência Oeste. Nos 20 jogos que participou, venceu apenas oito.
Ainda há chance para eles se classificarem. Atualmente, estão com 38 vitórias e 42 derrotas, ocupando a 11º posição. Então, estão empatados com o décimo colocado, Oklahoma City Thunder. Ambos terão mais dois jogos decisivos pela vaga. Thunder enfrentará o Utah Jazz e Memphis Grizzlies, enquanto o Mavericks jogará contra o Chicago Bulls e Spurs.
Desse modo, se Luka e Irving não ultrapassarem o adversário, será a primeira vez na história da NBA que nenhum time do Texas vai para os playoffs. Além disso, outras novidades foram feitas nesta temporada.
O Denver Nuggets ficou como primeiro colocado da Conferencia Oeste pela primeira vez em sua história. Além disso, o Sacramento Kings voltará a briga pelo título depois de 17 anos sem conseguir se classificar. Também é a primeira vez desde 2003 que a franquia alcança mais de 40 partidas ganhas em uma campanha.
Clima hostil
O Mavericks não conseguiu os resultados esperados desde a chegada de Irving. Isso, então, causou burburinhos entre jogadores e direção. Afinal, Doncic foi a público expor sua insatisfação.
“Nossas expectativas com Irving eram bem diferentes. Eu pensei que nós iríamos brigar pelos primeiros lugares. Mas é óbvio que nós não estamos, então é bem diferente do que imaginei”, disparou.
Irving também não se calou sobre o momento ruim da equipe. Há uma semana, o armador criticou a postura do time em quadra após a derrota para o Philadelphia 76ers na quarta-feira (29).
“Acho que agora, por onde estamos [na classificação] e como os outros times estão, parece que estamos no modo foda-se. Estamos com um recorde negativo e tentando chegar ao play-in. Então, acredito que essa não era a expectativa de ninguém quando a temporada começou ou quando cheguei em Dallas”, disse o camisa 2.
Por fim, o dono da franquia, Mark Cuban, resgatou um tema já antigo. O Mavs perdeu Jalen Brunson na última offseason e o proprietário lamentou a saída do atleta. Para isso, aliás, criticou o pai do jogador que teria o aliciado para o New York Knicks, onde é assistente.
“As coisas ficam feias quando pais se envolvem”, criticou Cuban.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp