Os fãs da NBA estavam empolgados para o último confronto da temporada entre os pivôs Joel Embiid e Nikola Jokic. Antes da partida, no entanto, veio a frustração: o Philadelphia 76ers anunciou que o camaronês não jogaria. E o sérvio, assim, teve caminho livre para mais uma ótima atuação e liderar a vitória do Denver Nuggets. Apesar da ausência, o europeu fez elogios ao seu rival pelo troféu de MVP da liga.
“Eu acho que Joel, em síntese, é um grande jogador. Quer dizer, ele está marcando uns 35 pontos por partida. E vai ser lembrado como um jogador dominante na liga. Um dos mais dominantes, aliás, que nós já vimos aqui. Joel é um monstro. É muito talentoso”, exaltou o vencedor do prêmio nas últimas duas temporadas. Ele anotou 25 pontos, 17 rebotes e 12 assistências no triunfo por 116 a 111.
As palavras de Jokic foram emblemáticas por causa da postura do seu “adversário” horas antes. Em uma entrevista no site The Athletic, Embiid disparou várias claras indiretas contra o seu oponente ao MVP pelo terceiro ano seguido. Ele já afirmou várias vezes que sentiu-se injustiçado na votação de 2021 e 2022. O sérvio, no entanto, não respondeu aos comentários e limitou-se a elogiá-lo.
“Joel pode afetar os jogos de diversas maneiras em quadra. Pode pontuar no poste baixo, de frente para a cesta e arremessar de longa distância. Além disso, defende realmente bem. Pode marcar, em certas situações, atletas até das cinco posições. Então, estamos falando de um jogador muito, mas muito bom mesmo”, concluiu o pivô de 28 anos, sem deixar-se levar pela rivalidade.
Leia mais
- Nikola Jokic: “Qualquer candidato vai merecer prêmio de MVP da temporada”
- Kendrick Perkins acusa Jokic de “caçar estatísticas” para levar prêmio de MVP
- Ex-técnico da NBA critica Joel Embiid e defende Nikola Jokic como MVP da liga
Amor e ódio
Nikola Jokic e Joel Embiid são protagonistas de uma discussão que revelou-se cada vez mais tóxica na NBA. Até alguns analistas da televisão dos EUA, por exemplo, adotam uma postura agressiva sobre o debate de MVP da temporada. O treinador do Sixers não esconde estar incomodado com a situação. O veterano Doc Rivers, afinal, nunca viu uma disputa com esse teor.
“A NBA está em um ótimo momento, mas parece que não podemos elogiar mais os jogadores. Temos dois pivôs como Joel e Nikola dominando uma liga de não pivôs. Giannis Antetokounmpo é um dos melhores jogadores do mundo. Jayson Tatum faz uma temporada incrível. Gosto de todos, mas parece que não se pode exaltar um sem odiar os outros”, lamentou o experiente técnico.
Rivers defende que o debate sobre o MVP da temporada não só pode, mas deve ser menos agressiva. Até porque não se defende uma causa atacando outra. “Você não precisa odiar ninguém nessa liga, gente. Temos que voltar aos tempos em que nós analisávamos os jogadores com prazer, pois não precisávamos falar mal de outros para isso”, cravou o treinador.
Inteligência
Mas, no fim das contas, por que não tivemos o último duelo da temporada entre os dois pivôs? A franquia revelou que Embiid foi poupado por causa de uma lesão na panturrilha que já vem sendo administrada há algum tempo. A tendência é que ele ainda seja preservado mais vezes até o fim da temporada regular. Rivers entende que frustrou os fãs, mas o time da Philadelphia precisa agir com inteligência.
“Joel reclamou de desconfortos pela manhã, então não foi uma decisão difícil para nós. Lesões na panturrilha, afinal, não são simples de recuperar. Eu sei que todos querem ver esses dois caras jogando um contra o outro. Mas, ao mesmo tempo, precisamos ser cautelosos e inteligentes. Queremos ter o nosso elenco saudável, acima de tudo, para os playoffs”, defendeu o comandante do Sixers.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA