Joel Embiid e Nikola Jokic polarizam as discussões para MVP da temporada pela terceira temporada seguida. Mas, dessa vez, há uma diferença evidente. O craque do Philadelphia 76ers aparece como o franco favorito após ter sido superado pelo sérvio nos dois anos anteriores. E o camaronês sentiu os “reveses”. Em entrevista ao The Athletic, afinal, ele fez vários comentários vistos como indiretas ao rival.
“Não me importo com a pressão que colocam em mim por vitórias e títulos. Só me preocupo, a princípio, com a pressão que coloco em mim mesmo. E, aliás, não sou quem deveria ser mais cobrado. Não tenho dois MVPs e nunca estive no time ideal da temporada sem conquistar nada. Então, esses caras deveriam ser os mais pressionados”, disparou o astro, em entrevista publicada nessa segunda-feira (27).
A descrição de Embiid bate perfeitamente com o currículo de Jokic. O europeu, por exemplo, ficou com a vaga de pivô no primeiro time das últimas duas temporadas. Mas, assim como o rival, ainda tenta levar o Nuggets a uma final da liga. O atleta camaronês, logo em seguida, criticou as estatísticas avançadas que “relativizam” defensores tidos como ruins. Outra clara referência ao craque sérvio.
“Esses números, antes de tudo, não fazem sentido. Podem dizer o que quiserem. Existem jogadores nessa liga que a quadra diz que não são bons marcadores. É muito claro. Mas essas estatísticas não têm sentido, pois apontam que não. Não sou eu quem faço as regras, no entanto, certo? Então, conta o critério que as pessoas quiserem”, desabafou a referência do Sixers.
Leia mais
- Nikola Jokic: “Qualquer candidato vai merecer o prêmio de MVP da temporada”
- Comentaristas da ESPN se dividem sobre melhor entre Joel Embiid e Nikola Jokic
- Ex-técnico da NBA critica Joel Embiid e defende Nikola Jokic como MVP da liga
Números
A terceira disputa contra Nikola Jokic e Joel Embiid ganhou contornos novos – e, a princípio, piores. Vários comentaristas acusam que a discussão tornou-se tóxica. Uma mostra disso foram as declarações de Kendrick Perkins de que o pivô sérvio estaria “caçando estatísticas” em jogos por prêmios. Em alguns momentos, o camaronês sugeriu que pode concordar com o discurso do ex-atleta.
“A minha temporada é natural. Eu poderia ter jogado o segundo tempo do último jogo contra Chicago, por exemplo, para aumentar as minhas estatísticas. Poderia voltar para o segundo tempo tranquilamente, mas não me importo com isso. Não sou assim. Eu sinto que atingi um outro nível mental em que tudo o que interessa é vencer. Só penso em ganhar, ganhar, ganhar”, afirmou o jogador de 29 anos.
Essa impressão de “indireta” ficou ainda mais forte quando, em seguida, ele falou em triplos-duplos. Jokic, afinal, é quem lidera a temporada nesse quesito. Aliás, com 28 triplos-duplos, ele tem mais do que o dobro do segundo lugar na lista (Domantas Sabonis). Embiid, por sua vez, tem só um.
“Poderia facilmente voltar à quadra para fazer, digamos, um triplo-duplo. Ou até manter a minha sequência de jogos com 30 pontos, além disso. O meu foco, no entanto, está em outra coisa. Se eu levar o prêmio, então, bom. Mas estou bem com o que acontecer. O título é o que realmente quero e está em minha cabeça hoje”, cravou o seis vezes all-star.
Cara mau
Joel Embiid acredita ser alvo de má vontade, antes de tudo, pelas diferenças de percepção em relação a Nikola Jokic. Ele enxerga-se como um vilão, enquanto o europeu sempre é muito mais bem visto pela opinião pública. Disse que credita, por sinal, o resultado dos dois últimos MVPs em parte a isso. No entanto, com o tempo, o pivô encontrou a diversão em abraçar esse personagem.
“Eu realmente acredito que não gostam de mim nessa liga, mas sem problemas. Vou ser o cara mau, pois gosto de ser um babaca. Adoro ser um ‘azarão’, aquele para quem não torcem. Quero que digam, ao fim da minha carreira, que fui um monstro. Que era impossível parar-me tanto na defesa, quanto no ataque. Não jogo por adoração, mas por respeito”, concluiu o veterano.
Embiid e Jokic poderiam se enfrentar nessa segunda, pois as suas equipes vão estar frente a frente mais tarde. Mas o camaronês já foi confirmado como ausência na partida. Ele vai ser poupado por causa de dores na panturrilha.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA