A recente troca de James Harden foi definida, compreensivelmente, como o capítulo final da novela interminável envolvendo o futuro de Ben Simmons. Mas, por trás dos panos, o “Barba” também criou sua própria trama ambicionando jogar no Philadelphia 76ers. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, Harden teria enganado o Brooklyn Nets sobre as suas intenções enquanto “conspirava” nos bastidores para ir para o Sixers.
O jornalista apurou que o armador garantia estar comprometido para seguir em longo prazo em Nova Iorque, mas agia de maneira diferente. Enquanto dava sinais de que assinaria uma extensão com o time na offseason, ele consultou agentes para checar estratégias visando uma saída. Ele ainda alimentava rumores na Pensilvânia, aliás, passando informações de que gostaria de atuar na equipe do astro Joel Embiid.
O Nets, porém, via indícios de que a relação com Harden estava muito “estremecida” desde a offseason. O craque decepcionou representantes do time nova-iorquino por reapresentar-se bastante acima do peso, por exemplo. Além disso, ele recusou uma oferta de extensão da equipe por estar supostamente “fascinado” pela ideia de ser agente livre. Tudo sinalizava, então, para uma ruptura inevitável em julho.
A decisão de finalizar a negociação por parte do Nets, nesse sentido, surgiu como uma constatação do cenário geral. O gerente-geral Sean Marks mudou, afinal, a forma de encarar o armador nos últimos meses diante de todos os acontecimentos. De acordo com Wojnarowski, ele passou de um astro confiável para alguém que quase “usava” a organização aos olhos dos executivos.
“Não deve explicações”
Um dos pontos mais repercutidos da megatroca foi, certamente, a reação imediata de Kevin Durant. O ala evitou fortemente selecionar o ex-colega de elenco no draft dos times do Jogo das Estrelas e, como resultado, acusou seu remorso. Ele não cobra, no entanto, explicações. O ex-MVP da liga negou-se a comentar se Harden “conspirava” mesmo entre Nets e Sixers, pois não tem interesse em remoer a controvérsia.
“James não deve explicações para ninguém, pois é um homem crescido que toma suas próprias decisões. Por isso, eu não busquei nenhuma e nem pretendo fazê-lo. Só estou agradecido por tirarmos essa distração do caminho e, por fim, acredito que ele tenha a mesma visão. Estou feliz, então, que passemos por isso e possamos seguir em frente”, afirmou o craque, tentando deixar a situação para trás.
O trio de astros do Nets, com isso, acaba dissolvido após mal ser visto em quadra. Durant, Harden e Kyrie Irving disputaram, afinal, somente 16 jogos juntos em quase duas temporadas. Enquanto isso, o outrora candidato ao título caiu para a oitava posição do Leste depois de perder 11 partidas consecutivas.
Leia mais
Trade deadline: acompanhe o último dia de trocas na NBA
“Acho que melhoramos”, avalia Blake Griffin, após troca do Nets
Artigo – Nets: dois homens e meio
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: