Bill Russell recebe mensagem de Obama no Hall da Fama

Lenda da NBA foi homenageado pelo trabalho como treinador em cerimônia que teve participação especial do ex-presidente

russell obama hall fama Fonte: Maddie Meyer / AFP

Lenda absoluta da NBA. Um dos melhores jogadores de basquete de todos os tempos. O ícone Bill Russell foi introduzido pela segunda vez no Hall da Fama no final de semana passado, agora por suas contribuições como treinador, e teve uma participação mais do que especial em sua apresentação: Barack Obama. O ex-presidente dos EUA gravou um discurso para o Naismith Memorial em reverência ao ídolo do Boston Celtics. 

Continua após a publicidade

 

“A maioria das pessoas que jogam basquete nunca chegam à NBA. A maioria dos atletas da NBA nunca chegam ao Hall da Fama. E a maioria dos integrantes do Hall da Fama só são homenageados uma vez. Mas Bill nunca foi a maioria das pessoas. Ele já é dono de uma placa em Springfield por tudo o que realizou dentro de quadra. E, hoje, estaremos introduzindo o treinador, o mentor e pioneiro”, iniciou o estadista norte-americano. 

Continua após a publicidade

A carreira de Russell como técnico começou totalmente ao acaso, sem avisos prévios, como lembrou Obama no início de sua explanação. “Quando Red Auerbach pediu-lhe para assumir o Celtics, aquela não era uma situação comum. Bill ainda era o astro do time. No fim das contas, porém, aceitou dar uma chance ao novo cargo. Na pior das hipóteses, brincou, estaria jogando para um treinador que amava”, contou.  

 

Continua após a publicidade

Impacto dentro e fora de quadra

O ex-pivô conquistou seus dois últimos títulos pelo Celtics também ocupando a cadeira de treinador. Acima das conquistas, em uma época de luta pelos direitos civis, ele fez história por ser o primeiro técnico negro da história da NBA. Obama acredita que, na função, a sua capacidade de liderança foi colocada a prova e confirmada em quadra. Algo que, historicamente, também comprovou fora das quatro linhas. 

“Bill, talvez mais do que qualquer um, sabe o que é preciso para vencer e liderar. Isso vale dentro e fora de quadra. Foi o que disse ao dar-lhe a medalha de honra dos EUA. Esse homem marchou ao lado de Martin Luther King e ficou ao lado de Muhammad Ali. Sofreu insultos e vandalismo, mas nunca deixou de defender o que era certo. Nunca deixou de fazer sua voz ser ouvida”, exaltou o representante do partido democrata. 

Continua após a publicidade

 

Legado maior do que o basquete

As contribuições de Russell fora das quatro linhas, longe da orçada do Hall da Fama de Springfield, foram reconhecidas por Obama com a cessão da medalha presidencial da liberdade – a maior honraria civil dos EUA. Essa é a “medalha de honra” a que o ex-presidente refere-se na declaração anterior. O basquete, no fim das contas, foi só um capítulo na história muito maior do lendário pivô protagoniza na sociedade.   

Continua após a publicidade

“Não poderia estar mais honrado em homenagear Bill pela forma como jogou, treinou, liderou e vive a sua vida. Porque, por maior que esse homem seja, o seu exemplo e o legado que deixa são muito, muito maiores. Parabéns, sr. Russell, e bem-vindo mais uma vez ao Hall da Fama”, concluiu Obama, um fã declarado do icônico ex-jogador, que esteve no mais alto cargo dos EUA entre 2009 e 2017.    

  

Continua após a publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:   

Instagram 
YouTube 
Twitter 
Canal no Telegram 
Apostas – Promocode JUMPER 

Continua após a publicidade

Últimas Notícias

Comentários