Os coadjuvantes – Toronto Raptors de Kawhi Leonard

Eduardo Ribeiro mostra e analisa jogadores que participaram de forma importante da inédita conquista canadense de 2019

Fonte: Eduardo Ribeiro mostra e analisa jogadores que participaram de forma importante da inédita conquista canadense de 2019

O Jumper Brasil segue com a série que busca mostrar os coadjuvantes de grandes times que foram campeões. Hoje é a vez do atual campeão, Toronto Raptors, que acabou com o domínio do Golden State Warriors e foi liderado pelo astro Kawhi Leonard.

Toronto Raptors

Títulos: 1
Participação em playoffs: 12
Melhores jogadores da franquia: Kyle Lowry, DeMar DeRozan, Kawhi Leonard, Vince Carter, Chris Bosh, Damon Stoudamire, Antonio Davis.

Publicidade

Depois de ficar entre os primeiros colocados da conferência Leste por vários anos consecutivos e sempre fracassar nos playoffs, o Toronto Raptors finalmente levantou a taça. Guiado pelo astro Kawhi Leonard e um elenco de suporte muito competente, a equipe conseguiu acabar com o “reinado” do Golden State Warriors.

No início da temporada, o Raptors fez um movimento arriscado e abriu mão do ídolo DeMar DeRozan, que foi para o San Antonio Spurs em troca de Kawhi que, em seu último ano de contrato, não deu garantias reais que iria permanecer no time. O plano era ser campeão naquela campanha e, para a alegria da torcida e alívio da diretoria, foi exatamente o que aconteceu.

Publicidade

Na temporada regular, o time foi muito bem e conseguiu 58 vitórias, ficando em segundo lugar no Leste. Além disso, conseguiu poupar Kawhi em muitos momentos, para deixá-lo totalmente pronto para os playoffs. A campanha também foi importante para observar o crescimento do ala-pivô Pascal Siakam e do armador Fred VanVleet, que passaram a ter mais importância para o funcionamento do time.

Nos playoffs, o Raptors enfrentou o Orlando Magic na primeira rodada, onde não teve dificuldades e se classificou em cinco jogos. Na semifinal, o desafio foi grande e o Philadelphia 76ers fez a equipe trabalhar muito mais. Ali, a estrela de Kawhi brilhou e o jogador decidiu a série com uma cesta no estouro do cronômetro, certamente o lance individual mais memorável daquela pós-temporada.

Publicidade

A final do leste foi decidida contra o Milwaukee Bucks, líder do Leste e no ano de MVP de Giannis Antetokounmpo. O time canadense perdeu as duas primeiras partidas da série e fez todos ligarem o sinal de alerta. No entanto, venceu os próximos quatro jogos e se garantiu na final, evitando um jogo 7.

Na grande final, o adversário foi o Golden State Warriors, que havia vencido as últimas duas temporadas, mas atuou sem Kevin Durant na série (o ala atuou por apenas 11 minutos na final). Na série, o Raptors contou mais uma vez com a liderança de Kawhi, mas viu muitos jogadores se destacarem em momentos importantes, principalmente Lowry, Siakam, Gasol e VanVleet.

Publicidade

Principal jogador: Kawhi Leonard – 26.6 pontos, 7.3 rebotes, 3.3 rebotes e 1.8 roubo de bola
Técnico: Nick Nurse

 

Os coadjuvantes

Kyle Lowry

Publicidade

O título veio para coroar a história de Lowry no Raptors. Depois de anos sendo o líder do time ao lado de DeRozan e de ser duramente (e algumas vezes, injustamente) criticado, o armador finalmente alcançou seu objetivo e foi a principal figura da equipe depois de Kawhi. Sim, ele viveu momentos ruins, principalmente nos playoffs, mas não se pode ignorar o impacto positivo que ele produziu e produz na equipe. Lowry sempre será lembrado como um dos maiores jogadores da franquia.

 

Pascal Siakam

Publicidade

O ala-pivô demonstrou grande evolução em seu jogo na temporada 2018-19 (fato que continuou acontecendo na temporada atual). Siakam passou de uma peça importante da rotação para um dos pilares da equipe, com grande impacto nos dois lados da quadra e sendo eleito o jogador que mais evoluiu em 2018-19. Na temporada regular, angariou médias de 16.9 pontos, 6.9 rebotes e 3.1 assistências. Foi o protagonista do jogo 1 da final, onde anotou 32 pontos errando apenas três arremessos.

 

Danny Green

Publicidade

Green chegou ao Raptors ao lado de Kawhi e era mais um do elenco que já possuía um anel de campeão. Muito importante na defesa, o veterano ala-armador também contribui nos arremessos de três pontos. Foi titular em todos os jogos de sua única temporada no Canadá, tanto na temporada regular, quanto nos playoffs. Após o título, assinou com o Los Angeles Lakers.

 

Marc Gasol

Publicidade

Veterano, o pivô já não apresentava o altíssimo nível da época do auge no Memphis Grizzlies, mas foi muito importante para a rotação. Gasol chegou ao Raptors no último dia do período de trocas, já com a temporada em andamento, e apareceu como mais uma opção para o garrafão, que perdeu Jonas Valanciunas na negociação. Foi o primeiro título do espanhol, que registrou médias de 9.1 pontos, 6.6 rebotes e 3.9 assistências no Raptors. Além disso, foi titular em todos os jogos dos playoffs.

 

Fred VanVleet

Publicidade

Uma das surpresas da temporada do título do Raptors foi a ascensão do armador. Na temporada regular, sua importância na rotação já foi maior, mas foi nos playoffs que seu protagonismo aumentou ainda mais. Durante a final, VanVleet foi muito importante e contribuiu nos dois lados da quadra, sendo um dos grandes coadjuvantes da série. Na campanha atual, virou titular e seguiu evoluindo na equipe.

 

Serge Ibaka

Publicidade

Ibaka ficou próximo de conquistar o título durante seu tempo no Oklahoma City Thunder, mas foi alcançar o objetivo apenas em Toronto, onde atua desde 2017. O pivô foi titular na maioria dos jogos da temporada regular de 2018-19, mas perdeu a posição para Marc Gasol nos playoffs. Apesar disso, atuou em todos os 24 confrontos da fase decisiva, com média de mais de 20 minutos por jogo.

 

Norman Powell

Publicidade

O ala-armador atua pelo Raptors desde o seu primeiro ano na NBA e viu sua média de minutos aumentar naquela campanha, onde registrou 8.6 pontos, com 40% de aproveitamento nos arremessos de longa distância. Nos playoffs, os minutos diminuíram, mas o jogador foi importante na final do Leste, quando atuou por mais de 20 minutos e anotou 12.3 pontos, em média.

 

Leia também:

Os coadjuvantes – Showtime Lakers
Os coadjuvantes – Detroit Pistons dos ‘Bad Boys’
Os coadjuvantes – Los Angeles Lakers bicampeão nos anos 2000
Os coadjuvantes – Boston Celtics dos anos 80
Os coadjuvantes – Chicago Bulls do segundo tricampeonato
Os coadjuvantes – Los Angeles Lakers de Shaq e Kobe
Os coadjuvantes – Dallas Mavericks de 2011
Os coadjuvantes – San Antonio Spurs dos anos 2000
Os coadjuvantes – Miami Heat dos anos 2010
Os coadjuvantes – Boston Celtics de 2008
Os coadjuvantes – San Antonio Spurs das “Torres Gêmeas”

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários