Para 15 franquias da NBA, a próxima temporada começa na noite de hoje. É que, por volta de 21h30 (horário de Brasília), a ordem das primeiras escolhas do recrutamento deste ano será definida na Loteria do Draft. Muitos torcedores estarão mais empolgados com o sorteio desta noite do que estiveram com a maioria das partidas de seus times no primeiro semestre de 2019.
A partir deste ano, entra em vigor a reforma na loteria, aprovada há duas temporadas com o objetivo de evitar que times percam intencionalmente por melhores escolhas. Pelo novo sistema, as três equipes com as piores campanhas da temporada – New York Knicks, Cleveland Cavaliers e Phoenix Suns – terão chances iguais de ganharem a primeira seleção geral.
Além de igualar as probabilidades no topo do recrutamento, o novo sistema diminui sensivelmente a diferença percentual de todos os times na loteria em relação ao formato anterior.
Chances de abocanhar a primeira escolha no Draft 2019
New York Knicks 14%
Cleveland Cavaliers 14%
Phoenix Suns 14%
Chicago Bulls 12.5%
Atlanta Hawks 10.5%
Washington Wizards 9%
Memphis Grizzlies 6%
New Orleans Pelicans 6%
Dallas Mavericks 6%
Minnesota Timberwolves 3%
Los Angeles Lakers 2%
Charlotte Hornets 1%
Miami Heat 1%
Philadelphia 76ers (via Sacramento Kings) 1%
Como funciona a Loteria do Draft
Quatorze bolas são chacoalhadas em uma máquina (lotérica). Cada bola representa um número, de 1 a 14. Para determinar uma pick são retiradas quatro bolas da máquina, que, portanto, formam uma combinação numérica. Essas 14 bolas permitem 1.001 combinações entre si. A combinação das bolas de número 11, 12, 13 e 14, nesta ordem, é descartada antes de começar o processo. Restam 1.000 combinações.
Cada time tem uma quantidade de combinações. Os times com o maior número de chances de ficar no topo (os três com as piores campanhas) recebem 140 combinações de números. O segundo pior recebe 125 combinações, o terceiro fica com 105, assim até o 14º, que tem míseras cinco combinações. Depois disso, uma máquina que suga bolinhas de ping pong decide o futuro da NBA.
Para determinar quem ficará com a primeira escolha são retiradas quatro bolas, em sequência. Elas formam uma combinação. O time que detém essa combinação é o ganhador da loteria. Esse processo se repete mais três vezes, para determinar as picks 2, 3 e 4. A partir da pick 5 não há mais sorteio. O restante das picks de primeira rodada é disposto em ordem contrária ao desempenho de vitórias-derrotas na temporada.
O sorteio das bolinhas é fechado e conta apenas com a presença de alguns membros da NBA, uma empresa de auditoria, alguns poucos jornalistas e representantes dos times. O resultado do sorteio, então, é enviado para um estúdio, onde o programa que vamos assistir na TV, no smartphone ou no computador (ESPN transmite) estará sendo apresentado.
Representantes de cada franquia no sorteio
New York Knicks: Patrick Ewing (ex-jogador da franquia)
Cleveland Cavaliers: Nick Gilbert (filho de Dan Gilbert, dono da franquia)
Phoenix Suns: DeAndre Ayton (jogador da franquia)
Chicago Bulls: Horace Grant (ex-jogador da franquia)
Atlanta Hawks: Jami Gertz (atriz e esposa de Tony Ressler, dono da franquia)
Washington Wizards: Raul Fernandez (vice-presidente da franquia)
Memphis Grizzlies: Elliot Perry (dono minoritário da franquia)
New Orleans Pelicans: Alvin Gentry (treinador da equipe)
Dallas Mavericks: Cynthia Marshall (diretora-executiva da franquia)
Minnesota Timberwolves: Gersson Rosas (presidente de operações de basquete da franquia)
Los Angeles Lakers: Kyle Kuzma (jogador da franquia)
Charlotte Hornets: James Borrego (treinador da equipe)
Miami Heat: Alonzo Mourning (ex-jogador da franquia)
Philadelphia 76ers: Chris Heck (presidente da franquia)
Boston Celtics: Rich Gotham (presidente da franquia)
Prospectos já analisados pelo Jumper Brasil (27)
Escolhas trocadas
- A escolha do Dallas Mavericks vai para o Atlanta Hawks, caso ela não seja TOP 5 (troca envolvendo Luka Dončić e Trae Young).
- A escolha do Sacramento Kings vai para o Boston Celtics (troca), caso ela não seja a first pick. Se for a primeira escolha, ela vai para o Philadelphia 76ers.