Grupo D – Istambul, Turquia
No principal jogo da rodada dessa sexta-feira, a desfalcada Sérvia bateu a Letônia por 92 a 82. O ala-armador Bogdan Bogdanovic, que vai jogar no Sacramento Kings nesta temporada, foi o grande destaque do confronto, com 30 pontos. Mesmo sem Milos Teodosic e Nikola Jokic, entre outros que não foram convocados para o EuroBasket, a seleção sérvia mostrou que vem forte para o torneio. Pela Letônia, o principal pontuador foi o ala-armador Dairis Bertans, com 23 pontos. A estrela em ascensão Kristaps Porzingis, que joga na posição 5 em sua seleção, anotou 18 pontos e deu quatro tocos.
Ainda pelo Grupo D, a Bélgica estreou com uma vitória tranquila sobre a Grã-Bretanha (103 a 90). Quatro jogadores belgas anotaram 17 ou mais pontos na partida, sendo que o pivô Maxime De Zeeuw foi o maior pontuador deles, com 21. Pelos britânicos, a dupla de garrafão formada por Gabe Olaseni e Daniel Clark contribuiu com 41 pontos e 17 rebotes.
No último jogo do grupo, a anfitriã Turquia foi derrotada pela Rússia, em um jogo decidido apenas nos segundos finais. A pouco mais de três minutos para o fim da partida, os turcos venciam por 68 a 66. Dali em diante, a seleção russa comandada por Alexey Shved e Timofey Mozgov não deu chances ao adversário. Uma bola de três convertida por Shved, a 25 segundos do fim, ‘matou’ o jogo e os russos saíram de quadra com o triunfo por 76 a 73. O ex-jogador do Minnesota Timberwolves foi o maior anotador russo, com 22 pontos. Já o pivô do Brooklyn Nets ficou perto de alcançar um duplo-duplo, com 20 pontos e nove rebotes. Com relação à Turquia, destaque para o ala Cedi Osman, reforço do Cleveland Cavaliers a partir desta temporada, que fez uma excelente partida. O jogador de 22 anos foi o cestinha do duelo, com 28 pontos, e ainda conseguiu a marca expressiva de sete roubos de bola.
Bélgica 103 x 90 Grã-Bretanha
Bélgica
Maxime De Zeeuw: 21 pontos e sete rebotes
Sam Van Rossom: 19 pontos, quatro rebotes e cinco assistências
Jonathan Tabu: 18 pontos, quatro rebotes e quatro assistências
Pascal Gillet: 17 pontos e cinco rebotes
Grã-Bretanha
Gabe Olaseni: 21 pontos e 11 rebotes
Daniel Clark: 20 pontos, seis rebotes e cinco assistências
Sérvia 92 x 82 Letônia
Sérvia
Bogdan Bogdanovic: 30 pontos quatro assistências
Milan Macvan: 14 pontos e dez rebotes
Boban Marjanovic: 13 pontos e seis rebotes
Letônia
Dairis Bertans: 23 pontos, quatro rebotes e seis assistências
Kristaps Porzingis: 18 pontos, quatro rebotes e quatro tocos
Darius Bertans: 13 pontos e seis rebotes
Turquia 73 x 76 Rússia
Turquia
Cedi Osman: 28 pontos, sete rebotes, quatro assistências e sete roubadas de bola
Semih Erden: 11 pontos e cinco rebotes
Rússia
Alexey Shved: 22 pontos, quatro assistências e quatro bolas de três pontos convertidas
Timofey Mozgov: 20 pontos, nove rebotes e dois tocos
Grupo C – Cluj-Napoca, Romênia
Na partida inaugural do Grupo C, a Croácia suou para bater a Hungria por 67 a 58. A partida foi equilibrada nos três primeiros períodos. Os húngaros chegaram ao quarto final na liderança do placar: 53 a 52. Só que os croatas impuseram uma defesa forte que, simplesmente, anulou as ações ofensivas do adversário. A Hungria anotou míseros cinco pontos nos 12 minutos finais e a Croácia, liderada pela dupla da NBA, Bojan Bogdanovic e Dario Saric, saiu de quadra com o triunfo.
No segundo jogo do dia, os atuais campeões do EuroBasket estrearam atropelando Montenegro por 99 a 60. Com o basquete coletivo de sempre, a Espanha já definiu os rumos da partida no primeiro tempo, quando fez 51 a 29. O detalhe é que todos os 12 jogadores do elenco espanhol pontuaram, sendo que o cestinha foi o pivô do New York Knicks, Willy Hernangómez, com 18 pontos. Dada a facilidade em quadra, nenhum jogador da Espanha atuou por mais de 20 minutos. Pela seleção de Montenegro, o pivô do Orlando Magic, Nikola Vucevic, foi o máximo anotador, com 16 pontos.
No último jogo do dia, os donos da casa foram batidos pela República Tcheca. Sem a menor dificuldade, a seleção comandada pelo armador do Washington Wizards, Tomas Satoransky, superou a Romênia por 83 a 68. Satoransky alcançou o duplo-duplo na partida: 20 pontos e 13 rebotes. Considerada a seleção mais fraca do torneio, a Romênia teve como destaque o ala-pivô Vlade Moldoveanu, cestinha do duelo, com 24 pontos.
Hungria 58 x 67 Croácia
Hungria
Zoltan Perl: 12 pontos e cinco rebotes
David Vojvoda: 11 pontos e seis rebotes
Croácia
Bojan Bogdanovic: 23 pontos e sete rebotes
Dario Saric: 15 pontos e dois tocos
Espanha 99 x 60 Montenegro
Espanha
Willy Hernangómez: 18 pontos e nove rebotes
Juancho Hernangómez: 13 pontos, cinco rebotes e três tocos
Montenegro
Nikola Vucecic: 16 pontos e cinco rebotes
Nikola Pavlicevic: 13 pontos
Romênia 68 x 83 República Tcheca
Romênia
Vlade Moldoveanu: 24 pontos e oito rebotes
Repúbica Tcheca
Vojtech Hruban: 23 pontos e quatro roubadas de bola
Tomas Satoransky: 20 pontos, 13 rebotes e seis assistências