Janeiro se encerrou e agora a temporada regular já está em sua metade. No Oeste, o Warriors seguiu tranquilo em primeiro lugar, com Spurs e Rockets sendo os únicos que se aproximam, apesar da grande diferença no recorde. Já a disputa pela oitava vaga segue extremamente acirrada, por mais que todas as equipes na briga possuam recordes negativos. Agora, é hora de apontar quais foram os destaques individuais da conferência e formar um quinteto inicial com os melhores jogadores do mês e também “reservas” que tenham se destacado e mereçam ser citados.
Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder) – Médias no mês – 30.3 pontos, 10.7 rebotes, 9.5 assistências
Já estamos em fevereiro e Russell Westbrook permanece com médias de triplo duplo na temporada. Em janeiro, o armador mais uma vez carregou o Thunder nas costas e manteve a equipe na zona dos playoffs, quase sempre anotando números assustadores. Está na lista desde o início e não dá sinais de que irá sair.
Reserva – Stephen Curry (Golden State Warriors) – 27.8 pontos, 6.9 assistências, 4.5 rebotes
James Harden (Houston Rockets) – Médias no mês – 28.3 pontos, 10.4 assistências, 8.2 rebotes
Não contente em viver um mês sensacional em dezembro, Harden repetiu a dose em janeiro e somou atuações espetaculares, com grandes jogadas individuais e passes certeiros. Destaque para a partida contra o Sixers, onde anotou 51 pontos, 13 rebotes e 13 assistências. Não foi tão bem nos últimos dois jogos do mês, é verdade, mas isso não apagou o que foi feito no resto dele. Assim como Westbrook, está na lista desde o começo.
Reserva – CJ McCollum (Portland Trail Blazers) – 26.4 pontos. 3.9 rebotes, 51% de aproveitamento nos arremessos
Kawhi Leonard (San Antonio Spurs) – Médias no mês – 28.6 pontos, 5.2 rebotes, 3.5 assistências
Janeiro foi o melhor mês de Leonard nesta temporada, que já vem sendo muito especial para o ala que assumiu o posto de franchise player. Além da defesa de altíssimo nível de sempre, o camisa 2 anotou mais de 28 pontos em média por partida e seu aproveitamento de 52% nos arremessos prova sua eficiência.
Reserva – Kevin Durant (Golden State Warriors) – 27.4 pontos, 7.1 rebotes, 4.6 assistências
Nikola Jokic (Denver Nuggets) – Médias no mês – 23.9 pontos, 11.1 rebotes, 4.9 assistências, 60% de aproveitamento nos arremessos
O Denver Nuggets se encontra na oitava posição do Oeste graças ao primeiro mês na temporada sem um recorde negativo. E um dos principais responsáveis, se não o maior, é Nikola Jokic. O jovem teve um ótimo mês e mostrou sua versatilidade no ataque, não só pontuando, como distribuindo assistências. Tem tudo para continuar sua evolução nos próximos meses.
Reserva – Anthony Davis (New Orleans Pelicans) – 24.1 pontos, 14.0 rebotes, 1.8 tocos
DeMarcus Cousins (Sacramento Kings) – Médias no mês – 26.6 pontos, 11.3 rebotes, 5.9 assistências
O mês foi tenebroso para o Kings, que somou cinco vitórias e 11 derrotas, mas Cousins mais uma vez brilhou em quadra e anotou suas médias altíssimas de sempre, dessa vez com praticamente seis assistências por jogo. Apesar do mês ruim, o Kings ainda está na briga pela oitava vaga e o pivô continuará tentando estar nos playoffs pela primeira vez na carreira.
Reserva – Marc Gasol (Memphis Grizzlies) – 23.6 pontos, 6.0 rebotes, 4.3 assistências
MVP do Oeste em janeiro: James Harden