Zion Williamson já desfalcou o Pelicans em mais de 60% dos jogos na NBA

Ala-pivô de New Orleans não consegue ficar saudável após quatro anos na liga

Zion Williamson Pelicans NBA Fonte: Patrick T. Fallon / AFP

O Draft de 2019 tinha apenas um dono. Embora Ja Morant fosse um grande nome, todo o mundo sabia quem seria a primeira escolha naquele recrutamento. No entanto, Zion Williamson tem sido um verdadeiro problema para o New Orleans Pelicans, que tenta se virar sem ele na NBA.

Claro que se trata de um jogador muito talentoso, extremamente forte, mas ele só não consegue ficar saudável. Já falamos sobre suas condições físicas, o excesso de peso e estilo de jogo. Tudo junto não casa. O atleta está em sua quarta temporada (terceira, de fato) e não consegue jogar. Há cerca de um ano, escrevi que ele iria se aposentar aos 27 anos.

Publicidade

Não era um chute. Era uma constatação. Ninguém, com um corpo daquele, consegue ter vida longa na NBA. São apenas fatos, infelizmente. A não ser que ele mude completamente o estilo de jogo, o que eu realmente duvido, a tendência é aque as lesões continuem.

De acordo com o médico Tyler Wheeler, especialista em articulações no hospital Family Practice Center Atlanta, os dados são alarmantes. Uma pessoa com cerca de 72 quilos tem um impacto de 109 quilos nos joelhos apenas em pequenos passos dentro de um quarto. Ou seja, no caso de Zion, que pesa, oficialmente, 129 quilos, a situação é assustadora. Em uma partida, após um salto, pode representar até 580 quilos em sua queda!

Publicidade

E nem estou dizendo que ele está fora do peso ideal. Apenas, que suas articulações não conseguem sustentar tanta força. Mas existem paliativos, pois o formato de seu corpo não permite mudança radical. Com os 129 quilos, por exemplo, ele teria aproximadamente apenas 10% de gordura corporal. Portanto, mesmo que ele perca peso, nunca estará leve, de fato.

Leia mais

É claro que o Pelicans ainda aposta suas fichas em Zion Williamson, especialmente se quiser ir aos playoffs da NBA. Ele é muito jovem (22 anos) e tem qualidade para seguir na liga por muito tempo. Mas quando o corpo não ajuda, não tem salvação.

Publicidade

E a gente já viu diversos exemplos nos últimos anos. Alguém aqui se lembra de Eddy Curry, que jogou pelo Chicago Bulls nos anos 2000? Curry pesava 133 quilos, mas distribuídos em 2,13 metros. É óbvio que ele chegou a pesar muito mais que isso. Em 2011/12, o ex-pivô estava acima dos 180 quilos antes de assinar com o Miami Heat. Sabe quantos jogos ele fez depois disso na liga? Um total de 16. Na última vez que ele pisou em uma quadra da NBA, ele tinha 29 anos.

O próprio Shaquille O’Neal teve sérios problemas com peso. Mesmo com 2,16 metros, seu corpo não aguentava os quase 170 quilos que apresentou ainda pelo Los Angeles Lakers. Shaq era forte, assim como Zion, mas apresentou uma queda vertiginosa ainda jovem. Aliás, foi um dos motivos pelo qual Kobe Bryant e ele brigaram.

Publicidade

De acordo com John Salley, que jogou com os dois, Kobe deu uma entrevista dizendo que Shaq “tinha uma afinidade para ganhar peso”. A matéria, com o repórter Jim Gray, nunca foi ao ar. Aquilo gerou tanta briga, que O’Neal ameaçou Bryant fisicamente. Salley explica tudo aqui. O resultado? Shaq chegou ao Miami Heat em sua melhor forma física de todos os tempos e foi campeão por lá.

Larry Johnson

Outro exemplo é Larry Johnson. Com biótipo similar ao de Williamson, Johnson foi um astro na liga. Nos seus primeiros anos, ainda pelo Charlotte Hornets, ele foi duas vezes para o All-Star Game. Com 2,01 metros e 116 quilos na época, os médicos do Hornets o aconselharam a não superar os 110. Mas ainda deram a ele uma opção: mudar seu estilo de jogo.

Publicidade

Johnson era um cara que jogava por muitos minutos em Charlotte (38.8 minutos em cinco temporadas). Mas em 1994/95, ele aceitou a ideia de fazer a transição para um jogo menos explosivo, após uma lesão na coluna durante a temporada anterior. Então, o ex-jogador passou a arremessar de três.

Enquanto ele tentou 114 arremessos de longa distância (24.6% de aproveitamento) nas três primeiras campanhas, em 1994/95 foram 210 tentativas, com 38.6% de acerto. E foi o que ele fez até o fim de sua carreira, até parar de jogar em 2000/01, aos 31 anos. Mesmo cortando seus minutos nos anos seguintes, Johnson ficou cada vez mais longe do garrafão. Ainda assim, não durou muito tempo na NBA.

Publicidade

Talvez, seja o ideal para Zion. Claro que suas melhores chances ainda estão perto da cesta, até por sua força. Mas para ter vida longa, provavelmente, ele terá de mudar seu estilo de jogo.

Zion Williamson desfalcou o Pelicans na NBA (até 23/2)

2019/20: 48 jogos de 72 possíveis
2020/21: 11/72
2021/22: 82/82
2022/23: 31/60

Publicidade

Total: 172/286

Resumindo, ele não jogou em 60.1% das partidas desde que foi draftado.

Hoje, ele está fora por uma contusão na coxa, que o tiraria por três semanas. No entanto, ele agravou a lesão e já perdeu os últimos 23 jogos. Não existe um prazo para a sua volta às quadras, entretanto. De acordo com o jornalista Christian Clark, do site NOLA.com, o atleta vai desfalcar o Pelicans por várias semanas.

Publicidade

Portanto…

Ninguém torce contra ele. Muito pelo contrário. Quando Zion estava jogando e New Orleans ocupava o primeiro lugar do Oeste (entre 7 e 12 de dezembro), escrevi que ele merecia entrar na briga pelo MVP. Não se tratava de ele ser o líder da corrida para o prêmio, mas entrar na disputa.

Publicidade

Com Williamson em quadra, o Pelicans teve 58.6% de aproveitamento (17 vitórias em 29 jogos). Sem ele, o índice de triunfos despenca para 41.9% (13 em 31). Obviamente, ele é uma peça fundamental para o sucesso da equipe. Por enquanto, New Orleans está na zona de classificação via play-in, mas a tendência, de acordo com os números, não é de melhora.

Para ele estender seu contrato, em julho de 2022, a direção incluiu uma cláusula sobre o peso. Como escrevi acima, é difícil ele ficar magro. Seu corpo não permite isso. Mas uma mudança radical em seu estilo de jogo, talvez salve sua carreira. Assim como Larry Johnson fez, a ideia de ele se transformar em um arremessador, seja o ideal.

Publicidade

Mas é realmente uma pena ver um talento como Zion sendo boicotado por ele mesmo.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários