Parece que a tática de faltas intencionais na NBA atingiu um novo pivô na temporada 2015-16: Hassan Whiteside. Após DeAndre Jordan e Dwight Howard sofrerem com as constantes idas à linha de lance livre na campanha passada, o jogador do Miami Heat também vê os adversários usarem da estratégia para prejudicar não só o jogo de sua equipe, mas sua moral dentro das partidas. Porém, Whiteside parece não ligar para o que seria um problema.
“Estou me divertindo”, afirmou o jogador de 26 anos em entrevista para o jornalista Jason Lieser, da Palm Beach Post. “Que eles façam faltas em mim, assim, posso conseguir duplos-duplos e meu time vencer. Não está funcionando para eles, então, continuem fazendo as faltas”.
Considerando apenas os lances livres cobrados por Whiteside até a atual temporada, o pivô atingiu média de apenas 49% em 168 tentativas por Heat e Sacramento Kings. Até a explosão de faltas em Howard e Jordan, os jogadores tinham índice de aproveitamento de 57% e 42% respectivamente.
A tática dos adversários do Heat deve ter se iniciado após o fraco aproveitamento de Whiteside na última pré-temporada, quando o jogador acertou apenas quatro lances livres em 18 tentativas, média de 22%. Após errar todos os nove arremessos livres em uma partida, o pivô prometeu um aproveitamento de pelo menos 70% na temporada regular, fato que ainda não se concretizou.
Com 58 tentativas, Whiteside é o terceiro jogador do Heat com mais lances livres cobradores até aqui, mas também é o terceiro com pior aproveitamento da linha, com 53%. Atrás de Whiteside, estão apenas Josh Richardson e Chris Andersen, que acertaram um lance livre em duas tentativas cada.
Diferentemente dos lance livres, o aproveitamento de quadra de Whiteside continua altíssimo. Após conseguir 62% na temporada passada – marca que seria a décima melhor se Whiteside tivesse se qualificado para a estatística – o aproveitamento do pivô caiu para 60%, número que o deixa na segunda colocação do quesito, atrás apenas de DeAndre Jordan (70%).
Em sua segunda temporada com o Heat, Hassan Whiteside tem médias de 14.5 pontos, 11.1 rebotes e 4.8 tocos por partida.