Washington Wizards efetiva Brian Keefe como técnico principal

Treinador começou temporada passada como assistente e agora garante cargo principal

Washington Wizards Brian Keefe Fonte: Reprodução / X

Brian Keefe, que assumiu o Washington Wizards como técnico interino em 2022/23, foi efetivado e será o treinador principal da franquia. A informação é de Adrian Wojnarowski, da ESPN. O anúncio da efetivação aconteceu na noite dessa quarta-feira (29). O veterano não teve grande campanha, mas tornou a equipe um pouco mais competitiva na reta final da temporada.

Keefe entrou no Wizards em 2023. A última temporada marcava seu primeiro ano como assistente técnico de Wes Unseld Jr. Conhecido por seu trabalho em desenvolver jovens jogadores, ter um assistente como ele era uma boa ideia. Afinal, a equipe enfim trocou Bradley Beal e entrou em um processo de reconstrução no meio da temporada.

Unseld já estava no cargo desde 2021/22. Na ocasião, a equipe venceu 35 jogos ao longo do ano, ficando fora dos playoffs. Muitas lesões ao longo do ano, mas com uma esperança no fim, já que Kristaps Porzingis estava se juntando a Bradley Beal e Kyle Kuzma no time.

Publicidade

No entanto, as coisas pouco mudaram em 2022/23. A equipe teve um bom começo de campanha, mas caiu de rendimento ao longo do caminho. Após fechar janeiro com 24 vitórias e 25 derrotas, o time piorou ainda mais nos últimos meses do ano. Afinal, venceu apenas 11 dos últimos 33 jogos, repetindo a campanha de 35 vitórias da temporada anterior.

Pressionado, seu começo em 2023/24 foi ruim, sobretudo em desempenho. Entretanto, era esperado para um time em reconstrução. Mas, com apenas sete vitórias em 43 partidas iniciais, Unseld caiu.

Leia mais sobre o Wizards!

Brian Keefe então, foi contratado pelo Washington Wizards. A campanha em si não foi muito melhor. A equipe venceu apenas oito dos 39 jogos com ele. Por outro lado, o desempenho e encaixe do time melhorou. Jordan Poole enfim jogou um melhor basquete e o elenco mostrou alguns jogos mais competitivos, apesar das derrotas.

Publicidade

A disputa pelo cargo era a menos falada entre os times que estiveram sem treinadores definidos últimos dias. Setoristas que cobrem a franquia apontavam para Keefe sendo efetivado. O que, por fim, se confirmou.

O GM Will Dawkins se pronunciou após o anúncio e se mostrou feliz por permanecer com o agora efetivado treinador.

“Estamos felizes. Brian é uma grande pessoa e um grande profissional. Então, tê-lo como nosso próximo treinador é muito bom. Todos sabem de seu lado como um cara que sabe desenvolver jovens. Mas ele, acima de tudo, é um conector de pessoas, um grande líder. Sua experiência vai nos ajudar ao longo do caminho. Ter um nome como ele nos ajuda a ter o sucesso de longo prazo que queremos alcançar”, enalteceu.

Publicidade

Keefe está chegando ao seu primeiro trabalho como técnico. Mas é bom lembrar que ele foi assistente em muitas equipes. Sua mais notória passagem foi o Oklahoma City Thunder entre 2007 e 2015. Ou seja, trabalhou e desenvolveu nomes como Kevin Durant, Russell Westbrook e James Harden.

Por fim, também passou por New York Knicks (2015-2016), Los Angeles Lakers (2016-2019), Oklahoma City Thunder (segunda passagem em 2019/20) e Brooklyn Nets (2021-2023), até ir para Washington.

Fala e futuro

Keefe também já se pronunciou após o anúncio. Ele se diz animado para continuar seu projeto em Washington.

Publicidade

“Estou feliz por assinar um contrato como esse, e ansioso. Trabalhamos em muitas coisas legais nos últimos jogos de 2023/24, e queria muito continuar com o trabalho. Portanto, vamos prosseguir. Estou tentando criar um bom ambiente para todos, e ser o melhor professor possível para esses caras. Vamos trabalhar com muita gente jovem, e é legal estar no centro de um projeto a longo prazo como esse na NBA”, ressaltou.

O Wizards terá a segunda escolha do Draft de 2024, que acontece daqui há algumas semanas. Além disso, a franquia também tem a 26ª e a 51ª escolhas.

Para se ter uma ideia do tamanho do limbo dos últimos anos, Washington não tem uma escolha Top 5 desde que selecionou Otto Porter na terceira pick de 2013. Desde então, a equipe teve três campanhas até a segunda rodada dos playoffs, e outras duas quedas já na primeira rodada. Porém, em seis desses anos o time não chegou a pós-temporada.

Publicidade

Brian Keefe tentará mudar a história do Washington Wizards nos próximos anos. A equipe não passa da segunda rodada desde a última final de NBA disputada em 1979.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários