Quem é o favorito a representar o Oeste nas finais da NBA? O equilíbrio na tabela é tão grande que, por enquanto, a questão segue completamente em aberto. O líder Denver Nuggets vive o seu pior momento no ano, enquanto dois “bichos-papões” estão na espreita. E Kendrick Perkins já tem a sua aposta: o Los Angeles Lakers está à frente do Golden State Warriors na disputa pelo título do Oeste.
“Os playoffs são o mais alto nível de competição possível. E, em síntese, a defesa de Golden State tem sido horrível na temporada. Eu sei que o Phoenix Suns é o favorito da maioria, pois possui o melhor time no papel. Mas, quando falamos de equipes que realmente defendem, eu tenho o Lakers. Eles são os meus favoritos nesse momento na conferência”, disparou o polêmico analista da ESPN.
A aposta do ex-pivô, certamente, é ousada. Os angelinos, afinal, não devem nem ter uma vaga direta nos playoffs ao fim desse domingo. A tendência é que o time encerre a temporada na sétima posição e, assim, precise enfrentar o play-in para garantir a classificação. Em seguida, entraria no mata-mata contra um dos dois melhores do Oeste na primeira rodada. Mas Perkins não teme nada disso.
“O Lakers tem a melhor defesa da liga nas últimas semanas. Além disso, o melhor jogador da conferência desde o início de março está lá: Anthony Davis. E, aliás, vocês viram LeBron James? Esse cara acabou de marcar 30 pontos no segundo tempo de um jogo em back-to-back. Então, essa equipe simplesmente não pode ser colocado de lado”, completou o ex-pivô da liga.
Leia mais
- Draymond Green: “Lakers é uma grande ameaça se for aos playoffs”
- “Ninguém tem medo do Warriors”, crava Vince Carter
- Austin Reaves: “Quero ficar no Lakers, mas a NBA é um negócio”
Warriors
O Warriors tem um recorde um pouco superior ao Lakers e, por isso, depende só de si para chegar aos playoffs diretamente. A tendência é que fique na sexta posição. Mais do que isso, trata-se do atual campeão da liga e vencedor de quatro dos oito últimos títulos. Perkins, no entanto, observa uma equipe bastante diferente em quadra daquelas que levaram o troféu Larry O’Brien.
“Todos assistem aos jogos de Golden State e falam do aspecto ofensivo. Elogiam a movimentação de bola, a pontaria nos arremessos e, além disso, as atuações com mais de 30 assistências. Mas, em todas as temporadas que foram campeões, eles contavam com uma das cinco defesas mais eficientes da NBA. E isso não está lá agora”, apontou o comentarista, em tom de alerta.
Os comandados de Steve Kerr tem só a 18ª marcação mais eficiente da liga nesse ano. Tomam, como resultado, quase 114 pontos a cada 100 posses de bola. “Na campanha passada, por exemplo, eles chegaram às finais com a segunda melhor defesa da liga. Compare, então, com hoje. Isso é o que a história nos diz sobre a franquia: só ganham quando a marcação funciona”, concluiu Perkins.
Quase ideal
O Warriors, assim como o Lakers, teve uma trajetória de altos e baixos até agora na busca por mais um título do Oeste. Steve Kerr reconhece isso. A equipe não teve uma jornada linear e, assim, chega à última rodada da temporada regular ainda procurando o seu melhor. Para o técnico, é um estágio quase ideal. Mas a boa notícia é que eles sabem onde encontrar o que ainda falta.
“Nós sempre fomos um time que viveu na beira do precipício, a princípio. Um pouco fora de controle, caótico. No entanto, a gente consegue ‘domar’ o caos com o nosso melhor basquete. Tudo o que precisamos, então, está aqui dentro. Temos a solução dentro de cada um. Mas o foco e atenção aos detalhes precisam estar afiados para ganharmos outra vez”, avaliou o experiente treinador.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA