Victor Wembanyama lidera corrida para novato do ano da NBA

Jovem astro do Spurs supera Chet Holmgren no último ranking divulgado pela NBA

Victor Wembanyama NBA novato Fonte: Logan Riely / AFP

Victor Wembanyama assumiu a liderança da corrida para novato do ano, de acordo com o ranking divulgado pela NBA nessa quarta-feira (13). Agora, o jovem astro do San Antonio Spurs está frente de Chet Holmgren, do Oklahoma City Thunder, que ficou no topo nas últimas semanas. Brandon Miller, do Charlotte Hornets, fecha o top 3 de calouros de 2023/24.

Apesar da péssima campanha do Spurs, o francês vem se destacando na temporada. Desse modo, Victor Wembanyama lidera a classe de novatos da NBA em pontos (18,8), rebotes (10,6) e tocos (2,8). O camisa 1, aliás, vem em uma sequência de cinco duplos-duplos.

Publicidade

Na última semana, Wembanyama quebrou um recorde na NBA. No duelo contra o o Chicago Bulls, ele conseguiu um duplo-duplo de respeito: 21 pontos e 20 rebotes, em 31 minutos. No entanto, isso não foi suficiente para impedir o 16º revés consecutivo do Spurs. Nessa partida, o francês foi escalado como pivô pela primeira vez na temporada.

Desse modo, Wembanyama se tornou o jogador mais jovem da história da NBA a fazer pelo menos 20 pontos e 20 rebotes. O calouro, aliás, tem 19 anos e 338 dias. O detentor da antiga marca, Dwight Howard, conseguiu o recorde em 2005, quando tinha 19 anos e 342 dias. Ou seja, o francês fez história por quatro dias.

Publicidade

De acordo com a ESPN, Wembanyama e Howard são os únicos atletas abaixo dos 20 anos a conseguirem o 20-20 em uma partida da NBA. Assim, a primeira escolha do Draft deste ano já começa a deixar a sua marca na liga. No entanto, o time de San Antonio é o lanterna do Oeste, com apenas três vitórias em 23 jogos. O Spurs, aliás, perdeu os últimos 18 jogos.

Leia mais sobre Victor Wembanyama!

Holmgren, por outro lado, vem ajudando o Thunder em uma campanha surpreendente. Hoje, a equipe de Oklahoma City é a vice-líder do Oeste, atrás apenas do Minnesota Timberwolves. Até o momento, o pivô tem médias de 17 pontos, 7,8 rebotes e 2,4 tocos, em 22 jogos. Além disso, ele possui um aproveitamento acima de 52% nos arremessos de quadra.

Publicidade

Já Miller se manteve, pela segunda semana consecutiva, na terceira posição da corrida para novato do ano. Nos últimos jogos, o ala de 21 anos vem se tornando um dos protagonistas do Hornets. Com a lesão de LaMelo Ball, ele ganhou mais espaço e, assim, virou titular. Além disso, Miller fica mais tempo com a bola nas mãos. Suas médias são de 14,6 pontos e 4,2 rebotes. E o aproveitamento dele nas bolas de três é de 40,2%.

Corrida para o prêmio de novato do ano da NBA

1. Victor Wembanyama (San Antonio Spurs): 18,8 pontos, 10,6 rebotes, 2,8 tocos
2. Chet Holmgren (Oklahoma City Thunder): 17 pontos, 7,8 rebotes, 2,4 tocos
3. Brandon Miller (Charlotte Hornets): 14,46 pontos, 4,2 rebotes, 2,2 assistências
4. Jaime Jaquez (Miami Heat): 12,4 pontos, 3,5 rebotes, 2,5 assistências
5. Keyonte George (Utah Jazz): 11,4 pontos, 3,1 rebotes, 5,2 assistências
6. Ausar Thompson (Detroit Pistons): 10,6 pontos, 8,4 rebotes, 2,5 assistências
7. Dereck Lively (Dallas Mavericks): 9 pontos, 8,1 rebotes, 1,6 toco
8. Bilal Coulibaly (Washington Wizards): 8,9 pontos, 4,1 rebotes, 1,8 assistência
9. Brandin Podziemski (Golden State Warriors): 8,1 pontos, 4,8 rebotes, 2,4 assistências
10. Toumani Camara (Portland Trail Blazers): 6,7 pontos, 4,7 rebotes, 1,2 assistência

Publicidade

Novato Victor Wembanyama impressiona astro da NBA

O astro Nikola Jokic, do Denver Nuggets, ficou impressionado quando enfrentou o francês, no fim do mês passado. Para o atual MVP das finais, o novato Victor Wembanyama vai mudar a NBA, e a quebra do recorde de duplo-duplo com um 21-20 é um exemplo disso. Contra Jokic, o jovem talento do Spurs não só anotou 22 pontos e 11 rebotes, mas também roubou seis bolas e bloqueou quatro arremessos. O sérvio deixou a quadra convicto do potencial transformador do novato.

“Victor só tem 19 anos, mas não está assustado com nada aqui. Ele não se cansa e joga duro o tempo inteiro, pois sabe que nada é garantido. Está cometendo erros, mas isso é normal para um jovem. Não acho que a badalação da imprensa ajude, mas parece bem acostumado com tudo isso. Esse garoto vai mudar o jogo. E, aliás, já está no caminho para isso”, disse o duas vezes MVP da liga.

Publicidade

Acima de tudo, a postura do novato chamou a atenção de um dos melhores jogadores do mundo. Jokic viu de perto a disposição do francês em colocar a sua versatilidade defensiva em teste a cada posse. É uma provação que, para o craque sérvio, só vai ajudar o jovem a atingir o seu impressionante potencial.

“O menino está marcando todo mundo dentro de quadra, de pivôs a armadores. E isso porque pode fazê-lo. Acredito que é uma ótima experiência para o seu futuro, pois vai ensiná-lo sobre a marcação em todos os pontos da quadra. Não deve ser tão fácil para Victor, que só jogava como pivô na França. Mas, em termos de formação, isso só vai torná-lo melhor”, avaliou Jokic.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários