Victor Wembanyama já vai fazer a diferença para o Spurs na temporada da NBA?

Time texano ainda está longe de brigar por playoffs, mas futuro é promissor

Victor Wembanyama temporada NBA Fonte: Michael Gonzales / AFP

A temporada 2023/24 da NBA começa no próximo dia 24 e, hoje, vamos falar sobre a previsão do San Antonio Spurs e o que Victor Wembanyama representa a partir de agora. Primeira escolha no Draft de 2023, o francês é o futuro da franquia. Mas será que ele pode ser o presente? Embora seja muito jovem, ele consegue trazer impacto imediato.

Claro, ele não joga sozinho. Também, Victor Wembanyama está longe de estar pronto para fazer o Spurs ir aos playoffs na nova temporada, o que é absolutamente assustador para o resto da NBA. Mas em breve, se tudo der certo, o time texano voltará ao topo da liga.

De novo, ele não joga sozinho. Ao seu lado, estão os ótimos Keldon Johnson e Devin Vassell. Tem ainda um jovem Jeremy Sochan, que pode surpreender em sua nova posição. Mas o resto do time ainda está abaixo do que o Spurs precisa. Existem boas peças, como Zach Collins e outros aqui e ali, mas bem longe do que a equipe de San Antonio precisa para fazer frente aos principais concorrentes.

Publicidade

Elenco

F 26 Barlow, Dominick (TW) 2.06 m 98 kg
F/C 28 Bassey, Charles 2.06 m 104 kg
C 27 Bediako, Charles 2.11 m 100 kg
G/F 22 Branham, Malaki 1.93 m 82 kg
G/F 30 Champagnie, Julian 2.01 m 98 kg
G/F 25 Cissoko, Sidy 1.98 m 99 kg
F/C 23 Collins, Zach 2.11 m 113 kg
G 4 Graham, Devonte’ 1.85 m 88 kg
G/F 3 Johnson, Keldon 1.96 m 100 kg
G 33 Jones, Tre 1.85 m 84 kg
F/C 54 Mamukelashvili, Sandro 2.08 m 109 kg
F 17 McDermott, Doug 1.98 m 102 kg
F 16 Osman, Cedi 2.01 m 104 kg
G 11 Rice, Sir’Jabari (TW) 1.93 m 82 kg
F 10 Sochan, Jeremy 2.03 m 104 kg
G/F 24 Vassell, Devin 1.96 m 91 kg
F/C 1 Wembanyama, Victor 2.24 m 95 kg
G 14 Wesley, Blake 1.93 m 84 kg

Movimentações na offseason

Chegaram: Victor Wembanyama, Sir’Jabari Rice, Cedi Osman, Charles Bediako, Sidy Cissoko
Saíram: Keita Bates-Diop, Gorgui Dieng, Romeo Langford

Técnico

A temporada 2023/24 da NBA será a vigésima oitava sob o comando de Gregg Popovich. Em 22 das últimas 27 campanhas, o Hall da Fama liderou o San Antonio Spurs aos playoffs. O problema é: o time não chega lá nas últimas quatro. Popovich espera que Victor Wembanyama faça a diferença que Tim Duncan fez pela franquia.

Publicidade

A questão é que, quando Duncan chegou ao Spurs, o time contava com David Robinson, Avery Johnson, bons defensores e, principalmente, Pop. Wembanyama chega em uma outra realidade. Apesar de a equipe ter alguns bons jogadores no elenco, a diferença é enorme. E ao longo dos anos, San Antonio adicionou Manu Ginobili e Tony Parker. Portanto, são momentos bem diferentes.

Eventualmente, Popovich vai voltar a brigar por mais um título, mas o tempo não o ajuda, especialmente próximo de completar 75 anos.

O perímetro

Na teoria, Popovich utilizaria Tre Jones e Devin Vassell como titulares, enquanto Keldon Johnson seria o ala. No entanto, o treinador pensa um pouco diferente e deve ter Jeremy Sochan na armação. Mas o Spurs ainda possui boas opções no perímetro que devem ajudar. O problema é que o time acertou apenas 34.5% do perímetro na última temporada (26° lugar). Apesar de a equipe jogar em transição (o tempo todo), San Antonio teve muitas dificuldades no arremesso, seja ele de três pontos ou não.

Publicidade

Então, para tentar um equilíbrio maior, é possível que o Spurs busque as peças certas no próximo mercado. Mas com caras como Devonte’ Graham, o presente parece bem distante de uma evolução no quesito.

Recentemente, a diretoria dispensou os veteranos Reggie Bullock e Cameron Payne. Poderia haver uma melhora, mas a equipe quer apostar em jogadores jovens.

Publicidade

Agora, defensivamente, o perímetro da equipe foi uma “peneira”. O Spurs teve o pior aproveitamento contestando arremessos de três pontos (39.1% dos adversários) e gerais (50.7%). Portanto, é algo que a nova mentalidade defensiva do time pretende começar a mudar a partir de agora. Se vai dar certo ou não, vamos começar a observar dentro de alguns dias.

Leia mais!

O garrafão

Zach Collins deve formar a dupla titular de garrafão do Spurs com Victor Wembanyama na temporada 2023/24 da NBA. Collins acabou de estender seu contrato, então a equipe conta com ele por um longo período. O time texano ainda terá Sandro Mamukelashvili e Charles Bassey lutando por minutos. Mas em formações baixas, espere até por Doug McDermott atuando como ala-pivô.

Publicidade

Enquanto Wembanyama tem um potencial defensivo para fazer a diferença imediatamente, Collins é um jogador mais pronto e mais forte para atuar dentro e fora do garrafão ofensivo. Não quer dizer melhor, entretanto. Pelo que dá para perceber, eles se completam.

É possível que Jeremy Sochan, ala-pivô na última temporada, faça uma função diferente do que já vimos até aqui. De acordo com os jogos de pré-temporada, Sochan será armador. Então, trata-se mais do que uma experiência do sempre incrível Gregg Popovich.

Publicidade

Análise geral

Não que o Spurs não seja capaz de vencer muitos jogos da próxima temporada da NBA, mesmo com Victor Wembanyama. A questão é que o resto do grupo realmente não é forte o suficiente. Vai ganhar jogos sem ser favorito, como fez contra o Golden State Warriors na fase de amistosos, mas vai depender muito de uma noite muito inspirada dos outros atletas. Ou seja, não adianta ficar dizendo que San Antonio pode fazer milagres com o francês. Não vai acontecer. Não é assim que funciona.

Evidentemente, quando a direção acreditar que é o momento de investir pesado em contratações, o papo é outro. Por enquanto, não existe projeção alguma além de um número limitado de vitórias. E sabendo como Gregg Popovich é, se precisar poupar Wembanyama, ele vai.

Publicidade

Previsão Jumper Brasil: 14° colocado da Conferência Oeste

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários