A temporada 2020-21 vai se afunilando com o início das semifinais de conferência, que começam no sábado. Com a eliminação do Los Angeles Lakers para o Phoenix Suns, na noite de quinta-feira, sobrou apenas um campeão, nos últimos 37 anos, que ainda briga pelo título da atual campanha da NBA. Trata-se do Dallas Mavericks, vencedor em 2011, quando superou o Miami Heat.
Todos os outros times que foram campeões desde 1983-84 até a temporada passada, já foram eliminados: Heat e Lakers, finalistas do ano passado, além de Boston Celtics, caíram na primeira rodada dos playoffs. O Golden State Warriors e o San Antonio Spurs perderam no play-in para o Memphis Grizzlies, enquanto Toronto Raptors, Cleveland Cavaliers, Chicago Bulls, Detroit Pistons e Houston Rockets ficaram de fora da fase dos mata-matas.
O Philadelphia 76ers, último time antes deste período a vencer um título, segue na disputa, assim como o Milwaukee Bucks (campeão em 1971) e Atlanta Hawks (1958). Phoenix Suns, Utah Jazz, Los Angeles Clippers, Denver Nuggets e Brooklyn Nets ainda não foram campeões na NBA e continuam na briga.
Segundo as casas de apostas, o Nets é o favorito ao título de 2020-21, seguido por Jazz, Bucks e Suns.
Nesta sexta-feira, Mavs e Clippers fazem a sexta partida da série. O time texano lidera por 3 a 2 e, com uma vitória em casa, elimina a equipe de Los Angeles, até então, uma das favoritas ao campeonato. Com a derrota na última quarta-feira, o Clippers caiu para a sexta posição entre os principais candidatos ao título.
Dos que ainda brigam pelo troféu Larry O’Brien e ainda não foram campeões, o Nets foi o último que passou perto. Em 2003, o time perdeu na final para o San Antonio Spurs, repetindo o resultado do ano anterior, quando foi derrotado pelo Lakers. O Jazz fez duas finais diante do Chicago Bulls no fim dos anos 90. O mesmo ocorreu com o Suns no início daquela década.
Na NBA, Nuggets e Clippers jamais disputaram uma final. O time do Colorado já esteve em uma, mas na ABA, em 1975-76. Em outras duas oportunidades, a equipe parou nas finais de conferência. Já o Clippers, nunca passou das semifinais do Oeste (quatro vezes).