“Tyson Chandler grita e os outros o escutam”, diz Hornacek

Técnico do Phoenix Suns elogia a importância do veterano em seu elenco

Fonte: Técnico do Phoenix Suns elogia a importância do veterano em seu elenco

Por Rodrigo Santos

Durante a última temporada, o ala PJ Tucker estava praticamente sozinho quando o assunto era liderança no elenco do Phoenix Suns. Com a chegada do pivô Tyson Chandler, isso mudou.

Publicidade

Logo no primeiro dia de treinos do Suns para a próxima temporada, ficou claro que Tucker teria com quem dividir os gritos. E ele não poderia estar mais feliz.

“Hoje foi incrível”, disse Tucker. “Fazia muito tempo que não tínhamos um treino tão bom assim, principalmente pela chegada do Tyson. O treino é barulhento, tem muita falação e todos estão entrando no clima”.

Publicidade

Não precisou de muito tempo para que o espírito de liderança de Chandler contagiasse outros companheiros de equipe.

“Caras que normalmente não falam estão falando”, continuou Tucker. “Eric (Bledsoe) está falando mais, então acho que é contagioso. Esse foi um dos nossos maiores problemas no passado — nossa comunicação. Vindo de um ala é uma coisa, mas quando você tem um grandalhão lá no meio falando, é totalmente diferente”.

Publicidade

O Suns precisava de alguém com experiência, liderança e respeito. Chandler possui todos esses requisitos. Só nos últimos quatro anos, o pivô foi campeão da NBA, ganhou uma medalha de ouro nas Olimpíadas e foi eleito o melhor jogador defensivo da temporada 2011-12.

Entrando em sua 15ª temporada no melhor basquete do mundo, o jogador de 32 anos (33 na próxima sexta-feira), sabe que em determinados momentos terá que ser mais contundente com seus companheiros. E pede o mesmo.

Publicidade

“Não tem muito balanço”, diz Chandler. “Você entra e quer ganhar. Quem quiser ganhar vai entender. Eu gosto que comigo seja do mesmo jeito. ‘Se eu estou errado, não hesite, chegue em mim’. Tudo que eu falo, eu espero que alguém fale para mim”.

O Suns foi atrás de Chandler durante a última offseason por conta de sua defesa e seus rebotes, mas sua liderança, com certeza, não foi subestimada. O jogador deve ser usado como uma arma para orientar jogadores mais jovens com sua paixão, raça, energia e esforço. Alex Len é um deles.

Publicidade

“No lado defensivo, ele é provavelmente um dos melhores pivôs a jogar o jogo”, disse o jovem de 22 anos. “Estou ansioso para ter a oportunidade de aprender com ele. O jeito que ele dá tocos, o jeito que ele se comunica… Acho que eu posso aprender só de olhar, só de estar perto dele”.

A fase de treinamentos do Suns começou na última terça-feira e Chandler foi o último a deixar a quadra, ficando um pouco mais para treinar arremessos e discutir estratégias de jogo com o técnico Jeff Hornacek.

Publicidade

“Quando ele grita, todos param para ouvi-lo”, afirmou o treinador. “Este é o tamanho de seu moral como jogador”.

Últimas Notícias

Comentários