Se você ainda não viu jogar ou não admite, é bom se acostumar. Tyrese Haliburton está surgindo como um novo astro na NBA. A vitória sobre o Milwaukee Bucks, na semifinal da Copa da NBA, coroa um começo de temporada mágico em 2023/24. Ele parece apenas muito diferente dos vários ótimos armadores que a liga possui atualmente.
De esnobado com uma escolha baixa no Draft até ser trocado por sua primeira franquia e o caminho para se tornar um dos melhores da posição em toda a NBA. Ele oferece uma perspectiva diferente para o Indiana Pacers desde que pisou pela primeira vez na franquia.
Vamos, então, citar uma lista de tópicos, exemplos, recordes, marcas obtidas e entender por que o jovem tem sido tão impactante neste ano.
Ritmo de jogo
A comparação de momento para Tyrese Haliburton e o Indiana Pacers de 2023/24 é o Phoenix Suns de meados dos ano 2000. O time comandado por Mike D’Antoni, e que tinha Steve Nash como grande astro, era reconhecido por jogar rápido, utilizando a famosa tática “seven seconds or less”. Sistema que, para muitos, influencia o jogo super ofensivo que assistimos atualmente.
E não há como negar: ninguém toma decisões tão boas e criativas jogando tão rápido como Hliburton. Um lance do jogo da última sexta-feira (7) mostra muito bem isso.
TYRESE HALIBURTON LOBS IT TO OBI TOPPIN 😱 pic.twitter.com/hLlN7WUtsK
— Ahn Fire Digital (@AhnFireDigital) December 8, 2023
Publicidade
Milwaukee está no ataque, mas erra o arremesso. Isaiah Jackson pega o rebote e Haliburton já se posiciona para receber a bola em seguida. Ele acelera e, em quatro segundos, cria um passe do meio da quadra que se transforma em uma ponte aérea perfeita para Obi Toppin.
Parece fácil para um armador de elite. Mas a transformação é estatística. Indiana era o pior time em enterradas em 2021/22 antes de Haliburton chegar. A equipe acabou aquela temporada com o 19º maior ritmo ofensivo. A capacidade de alimentar pivôs, de qual fosse o ângulo, colocou o Pacers do outro lado da tabela no quesito cravadas. Aliás, a equipe teve o 4º maior ritmo ofensivo em 2022/23 e é a lider líder em 2023/24. Nada é por acaso na NBA.
Eficiência para pontuar
O camisa 0 não é apenas um grande construtor. Ele também sabe pontuar. Sua média de pontos era de 20.7 na campanha passada. Nesse ano, são 26.9 por jogo. Ou seja, um salto atual de 6.2 pontos. Muitos ao redor da liga citam a diferença como responsável por grandes cargas de pontuação. Algo que os primeiros saltos de cinco para dez, de dez para 15 e assim vai. São muito fáceis.
O “porém” é que saltar de 21 para quase 27 pontos é apenas um símbolo do motivo para Tyrese Haliburton estar se estabelecendo como um astro na NBA. Afinal, ele faz isso de maneira muito eficiente.
Na última campanha, seu aproveitamento de arremessos esteve em 49%. Isso tudo com cerca de 15 tentativas por jogo. Volume alto para quem tem mais de dez assistências por jogo e aproveitamento muito alto para quem é armador. Mas lembre-se de novo: nada é por acaso. Em 2023/24, ele tem 52.1% em 17.8 tentativas por noite. Estamos falando não apenas de mais pontuação. Mas também de mais volume e mais eficiência.
Isso também se aplica para o chute mais importante da liga, as bolas de três. Em 2022/23, seu aproveitamento estava na casa de ótimos 40% em 7.2 tentativas. Entretanto, o salto aqui é ainda maior. Ele tem 44.1% nas bolas de fora em 2023/24, enquanto tem 8.9 chutes por partida. Ele está voando.
Leia mais sobre o Pacers!
- Tyrese Haliburton revela “culpado” por grande temporada no Pacers
- Jogador do Pacers cita vingança após vitória sobre o Celtics
- Stephen A Smith avisou Knicks sobre Tyrese Haliburton no Draft
Criatividade e cuidado para construir
Aqui está a principal diferença do craque para os outros: erros de ataque, ou turnovers, como você queira chamar. Isso é algo totalmente compreensível quando se tem um grande volume de bola nas mãos. Nomes históricos com Russell Westbrook e James Harden, ou até mesmo LeBron James, sempre sofreram com isso.
A realidade não mudou para os jovens. Em 2023/24, Luka Doncic, Cade Cunningham, Trae Young, LaMelo Ball e Darius Garland estão no top 7 de mais erros por jogo. Nenhum deles ostenta a média de 12.1 assistências por partida que o craque de Indiana atinge. E tudo isso vem de uma combinação incrível entre criatividade, cuidado com a bola, visão de jogo, boa tomada de decisão e eficiência.
Essa última, aliás, é a palavra para definir o jovem de 23 anos. Afinal, Haliburton não está nem entre os 50 atletas que mais tem erros de ataque.
Exemplo
Confira esse passe absurdo que ele faz na vitória sobre o Bucks. Isso é perfeito para exemplificar o porque Tyrese Haliburton é um astro da NBA.
What a pass by Tyrese Haliburton 👀 pic.twitter.com/q14C5bRKPC
— Ahn Fire Digital (@AhnFireDigital) December 7, 2023
O primeiro de tudo a se reparar é a gravidade que ele já possui. Ele tenta uma infiltração antes de tudo. O Bucks tem quatro titulares, exceto Khris Middleton, que deu lugar a Cameron Payne. Ele está sendo marcado individualmente por Malik Beasley, que é um confronto que ele tende a vencer.
Quando ele pisa no garrafão, todos os defensores mudam suas rotas. Brook Lopez está marcando Myles Turner no perímetro, mas logo se vira para tentar conter a infiltração. O mesmo acontece com Giannis Antetokounmpo, que está pronto para contestar no aro se a defesa colapsar. Payne vai fechar a linha de passe para Aaron Nesmith que está livre no perímetro. Ou seja, não se pode oferecer janelas de passe, ou caminho para a cesta. Ele pode punir em ambas.
Então, ele sai do garrafão e atrai Beasley com ele. A marcação retoma o seu foco. Então, ele pede um bloqueio de Myles Turner. Essa jogada particularmente destruiu Milwaukee durante todo o jogo. Por fim, ele ataca Brook Lopez, enquanto Beasley tenta se recuperar. Giannis percebe o colapso e sai de Obi Toppin para ajudar na cobertura. A leitura de Haliburton após esse fato, mesmo encoberto pelo pivô, é perfeita. Na hora certa.
O craque primeiro escapa do toco, fugindo dos braços longos do rival. Então, faz um passe alto, já prevendo que o grego pode interceptar. Ele sai fantástico, fora do alcance do camisa 34 pelo mínimo possível. Toppin está livre, sem contestação. Resultado: bola de três. Este é o tipo de colapso que Tyrese Haliburton pode causar em uma defesa da NBA é coisa de astro.
Marcas e recordes
Parece até repetitivo, mas todos os jogos têm uma super estatística diferente envolvendo o armador.
Você sabia, por exemplo, que ele possui três jogos de pelo menos 25 pontos, 15 assistências e nenhum erro de ataque em 2023/24? Não? Pode ficar ainda mais incrível. Ninguém conseguiu fazer isso mais de uma vez. E não, não estamos falando apenas desse ano. Ninguém nunca conseguiu mais de um jogo como esse na história da NBA. Tem um quê de bizarro, mas é para enaltecer ainda mais o que estamos assistindo.
Aliás, jogos de 15 assistências e nenhum erro de ataque são raros. Ele se tornou um dos três jogadores que mais conseguiram realizar o feito em uma única campanha. Os mesmos três jogos, igualando Steve Nash e John Lucas. Porém, estamos no começo de dezembro. Aonde esse número pode parar?
Nos últimos sete jogos, ele distribuiu 89 assistências e teve apenas 15 erros de ataque. Na campanha, Haliburton é o atleta com mais assistências por jogo e também está abaixo de mais de 50 jogadores em relação ao número de turnovers.
Uma última? Ele anotou 25 pontos e 15 assistências em cinco dos últimos dez jogos. A última vez que vimos algo semelhante em um mesmo período de partidas foi em 1987. Sim, com Magic Johnson em seu auge.
Tá, juro que essa vai ser a última. Em novembro, ele produziu 28.6 pontos e 11.7 assistências, enquanto teve 53.2% nos arremessos de quadra e 46.7% nas bolas de três. O terceiro jogador da história a obter 25 pontos, 10 assistências, 50% nos chutes gerais e 40% do perímetro em um mês. Os outros dois? Michael Jordan e LeBron James.
Indiana colhe os frutos
Antes do duelo de quinta-feira (7), uma informação de Adrian Wojnarowski, da ESPN, deixou todos curiosos. No programa NBA Countdown, ele garantiu que o Pacers está em posição de tentar trocar por uma estrela. E que muito disso tem a ver com o camisa 0.
“Seu desempenho e seus contatos têm sido muito benéficos para Indiana além das quadras. Estamos falando de chamar a atenção de outros grandes nomes da liga. O que o jogo de Haliburton está fazendo é um grande recado. Por que você não iria querer jogar com ele no Pacers?”, questionou.
“Ele pode te dar arremessos. Ele vai tomar boas decisões em quadra. E, acima de tudo, ele vai facilitar a sua vida em qualquer situação. Este, afinal, é o tipo de jogador que ele é. Ah, e ele está ganhando jogos sozinho. Então, imagine se tivesse ajuda”, afirmou o jornalista.
O estilo de jogo altruísta pode transformar um histórico mercado ruim para agentes livres em um lugar atrativo? Se isso não qualifica Tyrese Haliburton como um astro da NBA, eu não sei o que vai.
Conclusão
Ele é especial. As métricas avançadas de assistências e erros de ataque igualam números dos melhores construtores de todos os tempos: Magic Johnson, Chris Paul, John Stockton. É claro que dizer que ele está nesse patamar atualmente é uma heresia. Mas o potencial parece estar lá.
E tem um algo a mais. Isso porque, nenhum destes super organizadores de jogo pontuou de forma tão alta e tão eficiente. Encontrar um exemplo histórico que faça sentido é uma tarefa árdua. E, honestamente, encontrar alguém semelhante na NBA atual, por exemplo, não me parece muito fácil. Você ama Trae Young? Ele tem o volume, os números, mas não a mesma eficiência.
Ainda estamos falando de um jogador jovem, que está começando a se provar nos grandes palcos. Mas as métricas absurdas e especiais nos indicam que não deve parar por aqui. E sendo sincero, é bom aproveitar e se deleitar assistindo ao seu jogo. Afinal, uma coisa é certa: ninguém parece tão impressionante agora como Tyrese Haliburton.
Esse texto pode envelhecer mal, mas a menção é justa. Estamos vendo o surgimento de um grande astro na NBA. E enquanto os velhos heróis como LeBron, Kevin Durant e Stephen Curry ainda entregam muito, certamente temos um futuro assegurado em uma liga que não para de receber e adquirir novos talentos. Inclua o o astro do Pacers como um deles.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA