Treinador acusa Joel Embiid e James Harden de “manipularem regras” da NBA

Dupla do Sixers combinou para 22 lances livres cobrados na vitória contra JB Bickerstaff e o Cavaliers

embiid harden james nba Fonte: Jesse D. Garrabrant / AFP

Joel Embiid e James Harden são dois dos principais astros da NBA nos últimos anos. Mas, além de atuarem pelo Philadelphia 76ers, a dupla tem outro fator em comum. Um dos dois jogadores liderou a liga em média de lances livres por jogo nas últimas oito temporadas. Na opinião do treinador do Cleveland Cavaliers, JB Bickerstaff, ambos jogam com o livro de regras “de baixo do braço”.

“Eu não quero menosprezar nada do que James e Joel fazem em quadra, pois são atletas espetaculares. Mas ambos sabem jogar muito bem com as regras do jogo. Trabalhei quatro anos com James em Houston e, por isso, já sei que é um mestre em manipular as regras. E Joel, com certeza, joga da mesma forma”, afirmou o jovem técnico, após a recente derrota para o Sixers.

Publicidade

A frequência de Embiid e Harden na linha dos lances livres, aliás, é um tema de constante discussão na liga. É comum, por exemplo, que outros atletas façam críticas às arbitragens pelo tratamento a ambos. Mas, apesar do comentário, Bickerstaff ressalta que não os vê como “trapaceiros”. São só dois atletas, em síntese, que maximizam as suas vantagens.

“Eles são ótimos jogadores dentro do que se propõem, antes de tudo. Conhecem esse jogo e, como resultado, atuam como poucos. Então, você precisa ser muito disciplinado para enfrentá-los. E, sinceramente, nem assim resolve. Pois, mesmo assim, eles acham um jeito de criar o contato e cavam a falta. É isso”, explicou Bickerstaff, amenizando o possível tom de crítica.

Publicidade

Leia mais

Defensor

Joel Embiid e James Harden formam a dupla com maior média de lances livres na temporada da NBA: são 18,6 cobrados por partida. O Cavaliers cedeu 22 lances livres no duelo entre os times que, como resultado, renderam 21 pontos ao adversário. O ala-pivô Evan Mobley acredita que o time até fez um bom trabalho na marcação. Essa é uma missão, no entanto, cansativa e imperfeita.

“James e Joel são ótimos jogadores e, em particular, grandes ‘cavadores’ de faltas. A única coisa que podemos fazer, então, é manter a disciplina e atenção enquanto marcadores para não cometermos as faltas. Não podemos oferecer o contato, pois eles vão aproveitar. Tê-los na linha dos lances livres posse após posse não é o caminho para vencer”, detalhou o jovem especialista defensivo.

Publicidade

A noite de Mobley terminou, além disso, com outra marcação muito contestável da arbitragem. Embiid cometeu uma falta de ataque no ala-pivô na reta final do jogo, que seria a sua sexta. Mas os juízes voltaram atrás após revisão. Acho que estava em uma boa posição e, então, Joel atingiu-me. Caí, obviamente. Não existe muito mais que eu possa fazer em um lance assim”, contou.

Lances livres

O reinado de Embiid e Harden nos lances livres, no entanto, está próximo do fim. Afinal, depois de oito temporadas, nenhum dos dois vai ter a maior média da liga nessa temporada. Giannis Antetokounmpo, por enquanto, lidera a estatística com quase 13 lances livres cobrados a cada jogo. O pivô camaronês é o segundo colocado, com 11,9.

Publicidade

Embiid liderou o quesito nas duas últimas temporadas, enquanto Harden esteve no topo da tabela nas seis anteriores. Mas, em nenhuma dessas oportunidades, um deles chegou a ter 12 lances livres cobrados por partida. O último atleta fora os craques do Sixers que encabeçou a média de lances livres na NBA foi Kevin Durant, em 2014.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários