Tracy McGrady e Chris Webber estão entre finalistas do Hall da Fama

Tim Hardaway, Sidney Moncrief e Rudy Tomjanovich também integram lista de 14 finalistas

Fonte: Tim Hardaway, Sidney Moncrief e Rudy Tomjanovich também integram lista de 14 finalistas

Os craques Tracy McGrady e Chris Webber estão a um passo de serem eternizados no templo máximo do basquete. A dupla encabeça a lista de 14 finalistas da classe deste ano do Hall da Fama, anunciada neste sábado pelo Naismith Memorial como parte das festividades do Jogo das Estrelas. A relação é composta por cinco ex-jogadores(as), sete técnicos, um ex-árbitro e uma lendária equipe universitária.

“Nós somos agradecidos aos nossos 14 finalistas da classe de 2017 pelo impacto que causaram no jogo que tanto amamos. Chegar até aqui é um incrível feito e estamos orgulhosos de homenagear aqueles que ajudaram a moldar o esporte através dos anos”, declarou o presidente do Hall da Fama e dirigente-mor do Naismith Memorial, Jerry Colangelo.

Publicidade

Além de McGrady e Webber, outros dois ex-jogadores da NBA estão entre os nomes elegíveis deste ano: o armador Tim Hardaway e o ala Sidney Moncrief. Do quarteto, apenas Hardaway já havia sido finalista anteriormente. A ex-pivô Rebecca Lobo, da WNBA, fecha a lista de ex-atletas profissionais individualmente dentro do grupo de finalistas.

Publicidade

Agora, separados por gênero, os 14 candidatos vão ser submetidos a votação pelos 24 membros dos comitês de honra masculino e feminino do Hall da Fama. É preciso ter 75% de aprovação (ou seja, 18 votos) para que o finalista seja aceito e, assim, introduzido no templo máximo da modalidade. Não há número mínimo ou máximo definido de candidatos aprovados por ano.

O anúncio da classe de eleitos de 2017 do Hall da Fama vai acontecer na manhã de 03 de abril, segunda-feira em que o Torneio da NCAA deste ano será decidido. Além dos escolhidos pelo comitê de honra, o Naismith Memorial ainda anuncia as quatro lendas eleitas diretamente pelos comitês especiais do Hall da Fama: internacional, dos contribuidores do esporte, veteranos e pioneiros afro-americanos.

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=1oBnxQUgVKc

Confira a lista completa de finalistas ao Hall da Fama em 2017:

Tracy McGrady (ex-jogador): Sete vezes convocado para o Jogo das Estrelas e eleito para um dos quintetos ideais da liga, além de ter sido cestinha de duas temporadas. Médias de 19.6 pontos, 5.6 rebotes e 4.4 assistências em 938 jogos disputados na NBA.

Publicidade

Bo Ryan (ex-treinador): Pela Universidade de Wisconsin, ele ganhou três títulos da Big Ten e foi eleito quatro vezes melhor técnico da conferência. Tricampeão da terceira divisão do basquete universitário por Wisconsin-Platteville. Dono de 747 vitórias em quase 1.000 partidas na carreira.

Tim Hardaway (ex-jogador): Cinco vezes selecionado para o Jogo das Estrelas e membro de um dos quintetos ideais da liga em cinco oportunidades. Campeão olímpico em 2000 e camisa aposentada pelo Miami Heat (#10). Médias de 17.7 pontos e 8.2 assistências em 867 jogos na NBA.

Publicidade

Robert Hughes (ex-técnico): Lendário treinador que atuou no basquete colegial do Texas por 47 anos. Cinco vezes campeão estadual e dono de 35 campeonatos distritais. Treinador com maior número de vitórias da história do circuito colegial masculino norte-americano (1.333).

Chris Webber (ex-jogador): Cinco vezes escolhido para o Jogo das Estrelas e um dos quintetos ideais da liga. Eleito calouro do ano da NBA em 1994 e lideraria a liga em rebotes cinco anos mais tarde. Camisa aposentada pelo Sacramento Kings. Médias de 20.7 pontos, 9.8 rebotes e 4.2 assistências em 831 jogos.

Publicidade

Hugh Evans (ex-árbitro): Trabalhou por 28 anos consecutivos na NBA, envolvido em quase 2.000 jogos de temporada regular, 170 partidas de playoffs, 35 duelos de finais e quatro Jogos das Estrelas. Também foi supervisor assistente de árbitros da liga, ajudando na formação de profissionais.

Sidney Moncrief (ex-jogador): Cinco seleções para o Jogo das Estrelas, para um dos quintetos ideais da liga e um dos times de defesa da liga. Vencedor dos dois primeiros prêmios de melhor defensor da NBA. Camisa aposentada pelo Milwaukee Bucks. Médias de 15.6 pontos, 4.7 rebotes e 3.6 assistências em 767 partidas.

Publicidade

Bill Self (treinador): Atual técnico da Universidade de Kansas, onde possui uma sequência de 13 participações seguidas no Torneio da NCAA e conquistou o título nacional em 2008. Carreira com 613 vitórias e um dos seis técnicos da história a comandar três instituições diferentes ao Elite Eight da NCAA.

Publicidade

Rudy Tomjanovich (técnico): Trabalhou 34 temporadas seguidas no Houston Rockets, como atleta, auxiliar e técnico. Comandou a franquia ao bicampeonato da NBA em 1994 e 95. Mais de 500 vitórias na carreira. Campeão olímpico no comando do USA Team em Sidney-2000.

Rollie Massimino (treinador): Lendário técnico com quase 50 anos de carreira e mais de 800 vitórias em várias divisões do basquete universitário. Levou Villanova a 11 Torneios da NCAA e ao seu primeiro título nacional, em 1985. Já membro do Hall da Fama Universitário norte-americano.

Publicidade

Rebecca Lobo (ex-jogadora): Líder da equipe campeã universitária invicta de Connecticut (1995), sendo eleita MVP do Final Four. Campeã olímpica em 1996 e dona de carreira de seis temporadas na WNBA. Atualmente, analista de basquete feminino da ESPN norte-americana.

Muffet McGraw (técnica): Treinador da Universidade de Notre Dame há 30 anos, com sete participações no Final Four da NCAA e um título nacional. Eleita três vezes melhor técnica da temporada e uma das quatro profissionais com 800 triunfos na primeira divisão do basquete universitário feminino.

Publicidade

Kim Mulkey (treinadora): Técnica da Universidade de Baylor desde 2000, com oito títulos conferencionais e dois títulos nacionais pela instituição. Possui 473 vitórias em 565 jogos como treinadora universitária. Única mulher a ter vencido o Torneio da NCAA como jogadora, assistente técnica e técnica principal.

Wayland Baptist University (time): Equipe feminina que venceu 131 jogos seguidos entre 1953 e 58, conquistando dez títulos nacionais universitários em um período de 20 anos. Teve cinco atletas eleitas para o Hall da Fama e foi comandada pelo lendário técnico Harley Redin.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários