Após 16 temporadas, o ala-armador Tracy McGrady anunciou nesta segunda-feira a sua aposentadoria na NBA. O astro, que esteve no elenco do San Antonio Spurs, finalista na última temporada, deverá seguir jogando fora dos Estados Unidos. No ano passado, ele atuou no basquete chinês e tem boas chances de atuar mais uma temporada no país asiático.
McGrady teve passagens pelo Toronto Raptors, Orlando Magic, Houston Rockets, New York Knicks, Detroit Pistons, e Atlanta Hawks durante a carreira. Na última temporada, surpreendentemente, acertou com o San Antonio Spurs para os playoffs de 2012-13. Ele chegou ao time quando a diretoria dispensou o ala Stephen Jackson, em abril.
“Foram 16 anos fazendo aquilo que amo”, afirmou o veterano, durante a edição desta segunda-feira do programa First Take, da ESPN. “Foi uma grande jornada, mas chegou a hora de acabar”.
McGrady foi pouco utilizado pelo técnico Gregg Popovich em sua passagem pelo San Antonio Spurs. No entanto, quando viu o também ala-armador Manu Ginobili atuando mal durante as finais, ele achou que tinha condições de ter entrado em quadra e melhorar a equipe. “Eu senti que poderia contribuir, com certeza”, cravou.
Veterano de 16 temporadas na NBA, McGrady acumula sete convocações para o Jogo das Estrelas e sete seleções para um dos times ideais da liga. Em 938 partidas disputadas no basquete profissional norte-americano, o astro obteve médias de 19.6 pontos, 5.6 rebotes, 4.4 assistências e 1.2 roubo de bola.