A seleção francesa é franca favorita para a conquista da vaga para as Olimpíadas do Rio de Janeiro na chave do torneio classificatório que vai ser disputada em Manilla, nas Filipinas. No entanto, mesmo que a classificação aconteça, a equipe pode perder sua principal referência para os Jogos Olímpicos: Tony Parker.
O astro do San Antonio Spurs anunciou em sua conta no twitter que sua esposa, a jornalista Axelle Francine, está grávida do segundo filho do casal. Em entrevista posterior à rádio francesa RMC, ele divulgou mais detalhes da gravidez e também confirmou a possibilidade de não fazer parte da seleção neste ano.
“Será complicado. O nascimento do meu filho está programado para o fim de julho. Ainda não tomei uma decisão e também não falei com a Federação Francesa. Terei que negociar com eles e, lógico, com a minha esposa. Vai ser difícil jogar porque o calendário está muito apertado”, admitiu Parker.
O torneio classificatório de Manilla acontecerá entre os dias 05 e 10 de julho, com a França encarando Cuba e Nova Zelândia na primeira chave de disputa pela vaga no Rio-2016. Canadá, Turquia e Senegal estão no outro grupo sediado nas Filipinas. Já a competição olímpica de basquete masculino começará em 06 de agosto e vai se estender até o dia 21 do mesmo mês.
Além de Parker, a França pode contar com outros dez atletas da NBA nas disputas deste ano: Boris Diaw (Spurs), Alexis Ajinca (New Orleans Pelicans), Nicolas Batum (Charlotte Hornets), Evan Fournier (Orlando Magic), Rudy Gobert (Utah Jazz), Ian Mahinmi (Indiana Pacers), Damien Inglis (Milwaukee Bucks), Joffrey Lauvergne (Denver Nuggets), Joakim Noah (Chicago Bulls) e Kevin Seraphin (New York Knicks).