O Memphis Grizzlies ganhou simpatia e torcida de muitos fãs da NBA nos últimos anos com um time “brigador” e muita vontade em quadra. É o que ficou conhecido como o espírito “grit and grind” – em uma tradução livre, coragem e esforço. Mas como nasceu essa história, afinal? Um dos símbolos da equipe, Tony Allen ainda lembra de forma bastante clara.
Oito de fevereiro de 2011. Antes de um jogo contra o Oklahoma City Thunder, o ala Rudy Gay alegou uma dor no dedão do pé para não atuar – e enfrentar, entre outros, o craque Kevin Durant. O defensor, que havia visto o companheiro fazendo enterradas na noite anterior, ficou indignado com a situação e pediu ao treinador para marcar o astro adversário.
“Nós vencemos aquele jogo e estava muito chateado pela postura de Rudy. Fiz 27 pontos. Durant marcou 35, mas eles perderam. E, quando foram me entrevistar, a primeira coisa que disse foi: ‘Aqui é tudo coração. É coragem e esforço’. E foi assim que o lema nasceu em Memphis, porque estava chateado com Rudy”, contou o ala-armador defensivo, em entrevista ao portal Mass Live.
O interessante é que, com o tempo, Allen diz que a situação entre ambos mais do que se resolveu. “O ‘grit and grind’ foi realmente uma cutucada em Rudy mesmo, mas ele é um dos meus bons amigos hoje. Perdoei aquilo, claro. Ele é dos meus. Mas, sim, ele foi o motivo por tudo ter começado”, confirmou.