Um dos maiores jogadores da história da NBA pode estar próximo de anunciar sua aposentadoria. Segundo Adrian Wojnarowski, do site The Vertical, o ala-pivô Tim Duncan estaria fortemente inclinado a deixar as quadras nas próximas semanas e dar ponto final em uma ilustre carreira de 19 temporadas. Ainda não há um prazo definido para que o veterano do San Antonio Spurs oficialize sua decisão.
O jogador de 40 anos exerceu a cláusula de extensão automática em seu contrato para a próxima temporada, mas isso não era um indicativo sólido da intenção em prolongar a carreira. Wojnarowski apurou que o astro deu fortíssimos indícios a dirigentes do Spurs, companheiros de time e amigos que o anúncio da despedida do basquete profissional está bem próxima.
Duncan teve participação limitada na última temporada não só por conta da idade avançada e a intenção do treinador Gregg Popovich em poupá-lo para os playoffs, mas pelas constantes dores nos dois joelhos. Já pensando na substituição do ídolo, os texanos estariam intensificando os esforços para recrutar com o veterano Pau Gasol – um antigo desejo da direção da franquia.
Maior jogador da história do Spurs, Duncan disputou suas 19 temporadas e quase 1.400 partidas na NBA com a equipe de San Antonio. Entre seus inúmeros feitos, o maior pontuador da franquia conquistou cinco títulos da liga, dois prêmios de MVP da temporada e dez seleções para o quinteto ideal da liga. O futuro integrante do Hall da Fama acumula médias de 19.0 pontos, 10.8 rebotes, 3.0 assistências e 2.2 tocos em 1.392 jogos como profissional.