https://www.youtube.com/watch?v=Fj22Pl22tTE
A paciência de Tom Thibodeau parece estar no fim. O treinador do Chicago Bulls fez críticas contundentes aos seus comandados após a derrota diante do Cleveland Cavaliers na última segunda-feira – o sexto resultado negativo em oito jogos. Para o técnico, a má fase do time é produto direto da falta de empenho dos jogadores em quadra.
“Temos que dar um basta. O modo como estamos atuando não é aceitável. Não estamos bem em nenhum aspecto do jogo, então não damos chances a nós mesmos de ganhar as partidas. A verdade é que nem todos estão se esforçando, concentrados e/ou fazendo seu trabalho em quadra neste momento. Temos que mudar isso”, disparou Thibodeau, sem meias palavras.
Assim como o treinador, o astro Derrick Rose também criticou o desempenho da equipe contra o Cavs. “Todos precisam estar em sintonia e, até que isso aconteça, nós continuaremos sendo derrotados. Eu acho que comunicação é importante e somos um time muito quieto em quadra. Precisamos nos esforçar mais. Parece que não estamos competindo”, desabafou.
Uma das razões para a queda do Bulls é o rendimento defensivo, marca da gestão Thibodeau. Após ser uma das marcações mais eficientes da liga nos últimos anos, a defesa de Chicago caiu muito na atual campanha – e ainda mais neste início de 2015. Para recuperar a sintonia pedida por Rose, o técnico cancelou o treino de terça e fez uma reunião com os atletas.
“Foi uma conversa sobre a situação em que estamos e, então, como podemos ser melhores. Nossa margem de erro é pequena pelas lesões e desfalques que temos. Não podemos jogar sem uma alta intensidade todas as noites”, relatou o treinador, que não vem contando com o pivô Joakim Noah e o ala Mike Dunleavy nos últimos jogos.
Como melhorar, então? “Se você defende bem, pega rebotes e comete poucos desperdícios de bola, está posicionado para vencer não importa contra quem esteja jogando. Foi assim que nós conseguimos superar os desfalques que tivemos. Mas, se você não fizer estas três coisas, não vai conseguir vitórias”, explicou Thibodeau, como quem passa uma receita.
O Bulls tenta começar uma recuperação nesta quinta, quando recebe o San Antonio Spurs no United Center. Ainda líder da divisão Central e em quarto lugar na conferência Leste, o time possui 27 vitórias e 16 derrotas na temporada.