Técnico do Raptors detona arbitragem após derrota para o Lakers

Darko Rajakovic revoltou-se com diferença de 21 lances livres para os angelinos só no último quarto

técnico raptors lakers derrota Fonte: Rocky Widner / AFP

É difícil termos uma rodada da NBA em que a arbitragem não seja alvo de críticas. E não foi diferente nessa terça-feira. O técnico do Toronto Raptors, Darko Rajakovic, saiu da derrota para o Los Angeles Lakers revoltado com os juízes. A equipe angelina, afinal, cobrou 21 lances livres a mais do que os canadenses só no último período de jogo. Por isso, na entrevista coletiva, o treinador disparou contra os árbitros.

“Isso foi ultrajante. O que aconteceu aqui hoje, em síntese, foi ridículo. É uma vergonha para os árbitros e para a nossa liga. Os caras cobraram 23 lances livres em 12 minutos, enquanto tivemos só dois? Como é possível jogar basquete assim? Eles têm astros, sim, mas também temos. Scottie Barnes será um all-star nesse ano, ataca o aro todas as posses e só teve dois lances livres hoje. Como explica?”, questionou o treinador.

Publicidade

O último quarto, realmente, marcou uma mudança estranha na condução do jogo pela arbitragem. As duas equipes somaram 24 lances livres nos três quartos inaugurais de partidas. Em seguida, só no último período, tivemos 25. A diferença absurda teve um impacto importante no resultado porque o Lakers venceu por só um ponto (132-131). Rajakovic sugeriu que os juízes trabalharam para que os angelinos ganhassem.

“Se eles precisavam vencer hoje, então tudo bem. Você só nos avisa e, como resultado, nem vínhamos para cá perder o nosso tempo. Coloquem a vitória na classificação deles. No entanto, o que aconteceu conosco hoje não foi justo. E, aliás, há coisas que nem dá para dizer que são só nessa noite. A forma como as arbitragens tratam Scottie desde o início da temporada, por exemplo, é um lixo”, completou o jovem técnico.

Publicidade

Leia mais sobre o Los Angeles Lakers

Acima do bem e do mal

Rajakovic deverá receber uma multa considerável por causa das críticas enfáticas aos árbitros. É um costume da liga nos últimos anos para inibir os crescentes comentários negativos sobre a atuação dos juízes. No entanto, para o treinador, isso pode criar um problema para a NBA. Ajuda a criar, antes de tudo, uma sensação do apito “acima do bem e do mal”.

“Não há explicação para certas marcações. Esses juízes, em primeiro lugar, entram em quadra e veem o que querem. Não querem ouvir nada dos treinadores e jogadores. Ou seja, não estão lá para nos proteger e zelar pelo jogo. Marcar 23 lances livres para um time em um quarto, para resumir, é minar uma partida de acontecer. Não existe forma de jogar basquete assim”, reclamou o comandante canadense.

Publicidade

O técnico do Raptors sente que a derrota para o Lakers foi só mais um capítulo de algo recorrente na temporada. Afinal, ele acredita que não foi a primeira vez que o time foi prejudicado pelas arbitragens. “Nós temos que ser profissionais e seguir trabalhando. Partir para o próximo jogo e, com isso, deixar o que aconteceu para trás. Mas até quando, por quanto tempo?”, questionou.

Em apoio

As palavras duras de Rajakovic têm o objetivo de chamar a atenção, antes de tudo. Mas, ao mesmo tempo, mostram o seu comprometimento com o time. Ele reclama para que, em síntese, os seus jogadores não precisem fazê-lo. E, se alguém tiver algum problema ou punição, vai ser o treinador. Para o veterano Thaddeus Young, essa é uma das atitudes do jovem técnico que conquistou o elenco de Toronto.

Publicidade

“Essa postura diz muito sobre como Darko sempre sai em nosso apoio. Nós somos uma família, então vamos ficar juntos nos momentos bons e ruins. Ele está ao nosso lado desde o primeiro dia e, por isso, amamos esse cara. Nós temos o nosso treinador no mais alto conceito. E, certamente, vê-lo assumir essa postura depois do que ocorreu hoje só reforça esse sentimento”, elogiou o experiente ala-pivô.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários