Para Chauncey Billipus, técnico do Portland Trail Blazers, Rudy Gobert não merece seus prêmios de defensor da NBA. Em 11 temporadas na NBA, o pivô francês conquistou quatro prêmios, sendo três pelo Utah Jazz e um pelo Minnesota Timberwolves. O treinador, no entanto, não acha que ele está a frente de outros nomes, para merecer o volume de conquistas individuais.
“Rudy Gobert é um grande defensor na NBA”, afirmou o técnico do Blazers. Mas, não me entenda mal, você não ataca apenas grandes jogadores defensivos. Você se afasta deles”, continuou em entrevista ao programa Sheed and Tyler.
Billups tem propriedade para falar do assunto. Entre 2005 e 2006, afinal, ele foi selecionado o segundo time ideal de defesa da NBA. Além disso, foi campeão da NBA em 2004 e MVP das finais. Para ele, Gobert é um grande protetor de aro, com sua média de 2.1 tocos por partida. Ainda assim, o treinador acredita que ele não merece os créditos, uma vez que é explorado pelos jogadores adversários.
“Ele é ótimo no aro, joga duro, consegue bloquear arremessos e tal, mas como o espaço é problemático, e no pick-and-roll você simplesmente ataca. Você pode simplesmente ir para cima dele”, seguiu o técnico do Blazers.
Em 11 temporadas, o francês de 32 anos acumula 12.7 pontos, 11.8 rebotes e 2.1 tocos na carreira. Na pós-temporada, contudo, ele não consegue manter o alto nível, uma vez que só ajudou seu time a chegar às finais do Oeste em uma oportunidade. Ainda assim, seus números caíram consideralvemente, com 12.1 pontos, 9.8 rebotes e um toco.
“Temporada regular, eu entendo porque ele seria o Jogador Defensivo do Ano”, mencionou Billups, “Mas, nos playoffs, é complicado”, completou.
Leia mais sobre Rudy Gobert!
- Melhor defensor da NBA, Rudy Gobert vira reserva na França
- Udonis Haslem reage após voto em Rudy Gobert
- Foto ao lado de Rudy Gobert levanta dúvidas sobre altura de Victor Wembanyama
Futuro melhor defensor
Enquanto Gobert tem quatro, um outro francês passa a ser o grande favorito para dominar o prêmio nos próximos anos. A ESPN, afinal, reuniu um grupo de analistas e jornalistas para indicar os vencedores dos prêmios para a próxima temporada. Na votação, Victor Wembanyama foi apontado como grande favorito para ser Defensor do Ano da NBA. O francês já passou perto em seu primeiro ano na liga, sendo um dos três finalistas da premiação que teve Rudy Gobert, do Minnesota Timberwolves, como vencedor.
Em um ranking de pontuação, Victor Wembanyama recebeu 76 pontos como favorito ao Defensor do Ano na NBA. Nas outras categorias votadas, nenhum atleta recebeu tantas indicações. O top 5, aliás, foi contou com outros três nomes: Rudy Gobert (29 pontos), Bam Adebayo (26 pontos), Anthony Davis (14 pontos) e Mikal Bridges (10 pontos).
Em 2023/24, o jovem astro do San Antonio Spurs liderou a NBA em tocos, com 3.6 por partida. Além disso, ele registrou um triplo-duplo com tocos em um jogo contra o Toronto Raptors, em fevereiro passado, uma vitória por 122 a 99. Na ocasião, marcou 27 pontos, 14 rebotes e dez tocos na partida.
Suas marcas expressivas o levaram ao segundo lugar na eleição do ano passado, superando o terceiro finalista, Bam Adebayo. O pivô também esteve no principal quinteto ideal de defesa da temporada 2023/24, tudo isso alcançado em seu ano de calouro. Então, a expectativa por vitórias na disputa pelos próximos anos é alta.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA