Steven Adams é considerado o jogador mais forte da NBA. E as estatísticas provam que ele sabe utilizar a vantagem em quadra. O pivô do Oklahoma City Thunder é o 13º atleta da NBA mais acionado em situações de post ups nesta temporada, com 5.5 lances por jogo. Neles, ele registra mais de 56% de aproveitamento – a melhor marca entre qualquer jogador que tente mínimo de 3.0 post ups por partida.
“Um dos motivos para ter encontrado sucesso próximo da cesta é que não há mais grandes defensores de poste baixo na NBA. Eu entendo os cálculos de pontos por posse, mas você não tem que só arremessar de três pontos para ser eficiente. Não é assim que funciona. Não é só matemática. É tão mais fácil para mim atacar no garrafão”, afirmou o neozelandês, em entrevista ao site da ESPN.
Para Adams, na era dos pivôs espaçadores, um veterano brasileiro ainda se destaca por ser um dos poucos que causam-lhe real trabalho no post up. “Você tentava dar um tranco antigamente e não conseguia mover quase ninguém. É a velha guarda! É tão difícil pontuar contra caras como o Nenê, por exemplo, que já jogam há anos e entendem essa parte física. Ele tem seus próprios truques, sabe a importância do equilíbrio e usar a força contra seu corpo”, elogiou o jovem do Thunder.