Steve Kerr defende troca por Chris Paul: “Warriors precisa de mudanças”

Treinador acredita que o veterano astro traz mais versatilidade de criação e pontuação para a equipe

chris paul warriors kerr Fonte: Jim Porteen / AFP

O Golden State Warriors protagonizou uma temporada conturbada desde antes de entrar em quadra. O time ainda chegou às semifinais de conferência, mas ficou evidente que era a hora de “chacoalhar” o grupo. E a mudança veio em uma troca totalmente inesperada. O Warriors adquiriu o veterano astro Chris Paul e, apesar do estranhamento dos fãs, Steve Kerr garante que foi uma decisão necessária.

“Essa equipe vai ser muito diferente na próxima temporada, antes de tudo. Eu não quero criticar um time que foi campeão no ano passado, pois tivemos um ano bem difícil. Fizemos, certamente, uma grande campanha de recuperação. Amo o elenco com que trabalhei recentemente. No entanto, sentimos que o ponto crucial é que precisávamos de mudanças”, admitiu o treinador da franquia.

Publicidade

A chegada de Paul aconteceu às custas de Jordan Poole. O jovem arremessador, entre outros ativos, foi enviado para o Washington Wizards em troca do armador. Não deixa de ser simbólico, pois ele foi um dos envolvidos na maior polêmica da temporada do Warriors. Draymond Green acertou um soco no jogador durante um treino e, assim, criou uma distração que estendeu-se pelo ano inteiro.

“Falar em alterações, às vezes, indica algo drástico. Mas não é bem assim. Eu acho que a organização entendeu que ‘oxigenar’ o grupo era muito importante depois de tudo. E Chris, nesse sentido, é perfeito. Sinto que mudamos de forma significativa sem abdicar a nossa identidade como time. Aposto, por isso, que vai ser bastante positivo”, afirmou o tetracampeão da NBA à beira da quadra.

Publicidade

Leia mais

Em jogo

Mas Paul não representa uma mudança só no ambiente do elenco. Afinal, dentro de quadra, Kerr aposta que ele pode causar uma pequena revolução no time. A dúvida em torno da negociação gira em torno do estilo de atuação do armador, que é bem diferente do Warriors. Joga em um ritmo mais cadenciado, antes de tudo. Em jogo, no entanto, o técnico garante que o novo reforço só tem a acrescentar.

“A coisa mais reveladora que Stephen disse após a eliminação dos playoffs foi que tínhamos pouca variedade de formas de pontuar. Tudo, afinal, era ele com a bola em um pick-and-roll alto. A série inteira contra o Los Angeles Lakers foi assim, aliás. Não conseguimos criar jogadas o bastante e, definitivamente, isso não é quem somos”, analisou o experiente comandante.

Publicidade

Paul e o Warriors não jogam, realmente, de forma muito parecida. Mas, na visão de Kerr, eles ainda têm muito a ver. “A nossa melhor versão distribui múltiplos passes, conectores e, acima de tudo, caras que entendem como atuar com Stephen. Sabem como ficar livres aproveitando o impacto que ele causa nas defesas. Chris, certamente, é mais um desses”, explicou o treinador.

Encaixe controverso

Nem todos, no entanto, estão tão otimistas quanto Kerr com a contratação de Chris Paul pelo Warriors. O encaixe, certamente, é controverso. O analista Stephen A. Smith, por exemplo, ainda não compreendeu qual é a intenção do Warriors com a inesperada contratação. Ele aposta que as diferenças entre jogador e time falam mais alto do que as possíveis semelhanças.

Publicidade

“Eu não estou feliz com essa negociação porque o encaixe não é ideal. Chris é um jogador para times grandes, fortes e com ritmo lento. Ou seja, tudo o que Golden State não é. Não vejo, então, como possa funcionar. Você trouxe um atleta de 38 anos com histórico de lesões, mas o seu estilo de jogo é acelerar o tempo inteiro. Não vejo como pode funcionar”, analisou o comentarista.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários