Quase dois meses após dispensar Frank Vogel, o Orlando Magic acertou o retorno de um velho conhecido da franquia para o comando do time. O escolhido para o cargo é Steve Clifford, ex-treinador do Charlotte Hornets e que já trabalhou em Orlando, entre 2007 e 2012, como assistente do então técnico Stan Van Gundy.
De acordo com o repórter Adrian Wojnarowski, da ESPN, o acordo firmado entre as partes é válido por quatro temporadas. Clifford, de 56 anos, será o quinto técnico do Magic desde 2012 (os outros foram Jacque Vaughn, James Borrego e Scott Skiles, além de Vogel). Ele será apresentado na tarde desta quarta-feira, em uma coletiva de imprensa, em Orlando.
Ainda segundo Wojnarowski, o presidente de operações de basquete do Magic, Jeff Weltman, considera que Clifford era o nome ideal para o cargo, já que, na opinião do dirigente, reúne as características procuradas – estrategista, professor e disciplinador – para trabalhar com um elenco jovem como o de Orlando.
“Estamos muito animados em receber Steve (Clifford) de volta na família Magic. Steve é amplamente considerado em toda a comunidade da NBA como um treinador de elite e desenvolvedor de jogadores em todas as etapas. Suas equipes sempre foram disciplinadas e preparadas, e abraçaram o conceito de jogar um pelo outro”, afirmou Weltman.
Welcome back, Coach Clifford! pic.twitter.com/F21uCxM3KP
— Orlando Magic (@OrlandoMagic) May 30, 2018
Publicidade
O repórter Josh Robbins, do Orlando Sentinel, informou que Clifford foi entrevistado por Weltman, em 2013, quando o dirigente estava no Milwaukee Bucks e procurava um técnico para a equipe. Poucos dias depois, Clifford fechou com o Hornets e estreou na liga como treinador. A familiaridade entre eles também foi decisiva para que um acordo entre as partes fosse sacramentado.
Em cinco temporadas em Charlotte, Clifford levou a equipe aos playoffs em duas oportunidades (2014 e 2016). Ele deixou o Hornets com um retrospecto de 196 vitórias e 214 derrotas (aproveitamento de quase 48%).
Além de trabalhar em Charlotte e em Orlando, Clifford teve passagens como assistente técnico no New York Knicks (2001-2003), Houston Rockets (2003-2007 e Los Angeles Lakers (2012-2013).